Connect with us

Nossa Cidade

Novembro Azul: Melhor Idade conta com palestra sobre Prevenção ao Câncer de Próstata

Publicado

em

A Melhor Idade de Sumaré participou na manhã desta quarta (27), no CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade), em Nova Veneza, da palestra sobre Prevenção ao Câncer de Próstata. A atividade faz parte do Novembro Azul – mês dedicado à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens. A palestra foi ministrada pela enfermeira Andreza Cristina Macelari, que também é coordenadora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré e diretora de Urgência e Emergência.

O prefeito Luiz Dalben comentou essa ação em prol da Melhor Idade. “A prevenção é o melhor remédio. Essa palestra é muito importante a fim de incentivar os homens a cuidar da saúde, inclusive os da Melhor Idade”, disse o prefeito Luiz Dalben.

A palestrante falou ao público formado por homens e mulheres sobre a anatomia e reprodução, dos sinais e sintomas das três patologias masculinas: a hipoplasia benigna, prostatite e câncer de próstata. E também a respeito das DST´s e até das doenças da base (hipertensão, diabetes, colesterol, etc), especialmente sobre a importância da prevenção. “O mais importante, principalmente a partir dos 40 anos e para aqueles que têm algum caso na família, que procurem o médico, que façam o exame de rotina, porque se trata de uma doença lenta, porém que pode ser prevenida”, explicou a enfermeira Andreza.

De acordo com a profissional, os recursos na atualidade são avançados e não deixam sequelas, um motivo a mais para que procurem ajuda. E ela destacou fatores que contribuem para o surgimento da doença – que vai de causas genéticas a alimentação – passando por obesidade e sedentarismo. “A incidência maior é a partir dos 50 anos, e os homens devem ficar em alerta até os 75 anos. É fundamental o apoio familiar e psicológico”.

Ela destacou também as formas de tratamentos – cirurgias, hormonioterapia, quimioterapia e radioterapia – além dos exames de imagem, como o ultrassom e ressonância, ou seja, explanou desde o preventivo ao estágio avançado e final.

Para a presidente do Fundo Social, dona Mara Dalben, é fundamental a prevenção. “Os exames rotineiros servem para detectar o câncer e outras doenças que acometem os homens, e também são importantes para identificar as chamadas doenças da base, aonde se descobre se o paciente tem diabetes, colesterol, etc”, explicou.

 

CENTRO DE LONGEVIDADE

Os grupos de interação da Melhor Idade fazem parte do Projeto Fortalecer da Prefeitura de Sumaré, executado pelo Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, e cotam com várias especialidades no próprio Centro de Longevidade Irineu Mazutti – órgão da Prefeitura de Sumaré. O espaço idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade (Funssol) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde é pioneiro na RMC (Região Metropolitana de Campinas), ao ofertar atendimento exclusivo para a Melhor Idade

O Centro conta com recepção, sala de acolhimento, três salas para consultas médicas, uma sala para atendimento psicológico e outra para atendimento odontológico – todas devidamente equipadas, além de banheiros adaptados.  Oferece as especialidades de dermatologia, acupuntura, clínica geral, vascular, cardiologia, dentista, ortopedia, fisioterapia pélvica, nutricionista, psicóloga, urologia e geriatria (acima dos 65 anos). Funciona anexo ao CCTI, outro órgão municipal que oferece várias atividades aos idosos.

 

Continue Lendo

Nossa Cidade

Equipe da Defesa Civil recebe treinamento de emergência em enchentes

Publicado

em

Por

A equipe da Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança de Sumaré participou nesse domingo (19), de um treinamento especial.

A atividade sobre Segurança em Operações de Emergência em Enchentes aconteceu na piscina do Centro Esportivo ‘Vereador José Pereira’.

Os participantes receberam instrução teórica sobre equipamentos de proteção individual, análise de risco em ambientes inundados, equipamentos de operação em meio aquático, técnica de condução e abordagem de vítima em meio aquático, e sistemas de redução de força para transposição de materiais e vítimas. “Esses treinamentos são fundamentais, pois dão condições aos integrantes da nossa Defesa Civil prestarem o melhor atendimento em casos de emergência”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré mais verde: Cerca de 9 mil mudas de árvores são plantadas pela Prefeitura em 2019

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré, por meio de sua Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente, vem realizando nos últimos anos diversas ações visando a conservação e a recuperação ambiental em todas as regiões da cidade. Somente no ano de 2019, a Prefeitura promoveu o plantio de aproximadamente 9 mil mudas de árvores – parte em ampliação do projeto municipal de arborização urbana e outra parte em cumprimento a acordos de compensação ambiental. 

Desse total, no ano passado, o Meio Ambiente de Sumaré executou o plantio de 1.600 mudas de Primavera. A primeira etapa, que teve início em dezembro, compreendeu a área entre o portal da cidade até as proximidades do Viaduto Aristides Moranza, deixando mais verdes os canteiros dos dois lados da Avenida Júlio de Vasconcellos. Dentro do mesmo projeto de revitalização dos espaços públicos, a Prefeitura também promoveu a restauração do paisagismo em praças municipais na região Central e Área Cura.

As mudas utilizadas em todas essas ações são cultivadas no Viveiro Municipal, mantido pela Prefeitura na área do Horto Florestal. No local, podem ser encontradas centenas de espécies nativas, frutíferas e outras próprias para plantio em calçadas. As mudas também estão disponíveis para doação, basta procurar a Secretaria de Meio Ambiente. Em 2019, foram atendidos mais de 7 mil pedidos feitos pela população.

“Nosso objetivo é ampliar os espaços verdes da cidade e, ao mesmo tempo, mobilizar a população para práticas de preservação e conscientização para a importância dos cuidados com o meio ambiente local. Só assim podemos efetivamente construir um futuro com mais qualidade de vida para todos os sumareenses”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Outras ações

A Secretaria de Meio Ambiente é responsável pela aplicação de advertências e multas, previstas em lei para os casos de infrações relacionadas ao meio ambiente local. No ano passado, foram 49 advertências e 69 multas.

Também é de responsabilidade da pasta a emissão de licenças ambientais. Foram 117 solicitações atendidas em 2019, incluindo licença simplificada de instalação e operação, renovação de licença, entre outras.

“O trabalho da nossa equipe de Meio Ambiente envolve ainda o acompanhamento e apoio às ações executadas pelas demais secretarias municipais e que envolvem as questões ambientais”, explicou o secretário Carlos Barijan.

O Meio Ambiente de Sumaré também mantém em funcionamento dois espaços públicos para visitas gratuitas e promoção de atividades de Educação Ambiental: o Recanto dos Animais e o Orquidário Municipal. Este último conta com diversos exemplares de orquídeas e, em 2019, reuniu mais de 3 mil pessoas nos eventos de exposição pública.

Serviço:
Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente
Avenida Eugênia Biancalana Duarte, nº 200, Jardim Primavera
Para mais informações, o número do telefone é (19) 3903-2431.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Inscrições para Oficina teatral terminam nesta sexta (24)

Publicado

em

Por

Atenção interessados em participar da oficina teatral gratuita “Todas as Cores do Mundo”! As inscrições terminam nesta sexta (24). Ao todo, o curso de teatro oferece 60 vagas à crianças e adolescentes. As aulas acontecerão no Anfiteatro Dirce Dalben, em Nova Veneza.

O projeto é da Mundo Eventos e tem o apoio da Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, com o patrocínio da PPG Industrial do Brasil, via Ministério da Cultura. A oficina de iniciação teatral prevê duração de sete meses.

Além da capacitação para a arte, o curso inclui dinâmicas, como aulas de danças, por exemplo, com temas importantes focando o meio ambiente, educação para o trânsito e inclusão social. No encerramento, os alunos dividirão o palco com atores profissionais. Na ocasião, eles apresentarão a peça que traz o nome da oficina ‘Todas as Cores do Mundo’. “A oficina é uma excelente oportunidade para crianças e adolescentes, dos 8 aos 14 anos, que gostam de atuar. A formação cênica garantirá, ao término, a participarão dos alunos na estreia do espetáculo”, disse o prefeito Luiz Dalben.

As inscrições estão sendo realizadas no Anfiteatro Dirce Dalben, localizado na Avenida Brasil, 1.111, em Nova Veneza, das 9 às 15h. É necessário levar cópia do RG e do comprovante de endereço da criança e do responsável.

Continue Lendo