A Secretaria de Saúde de Sumaré, por meio do Departamento de Atenção Primária à Saúde (DAPS), promoveu nesta quinta-feira (27) um momento especial de acolhimento, orientação e cuidado dedicado aos colaboradores da rede municipal. Como parte da programação do Novembro Azul, a iniciativa reuniu 130 profissionais na Sala de Conferências do Centro Administrativo de Nova Veneza, em uma tarde marcada por reflexão e valorização da vida.
A palestra foi conduzida pelo urologista do Ambulatório de Especialidades, Eugênio Bismarck Júnior, que reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O especialista também abordou fatores de risco da doença e reforçou a relevância do acompanhamento regular para a manutenção da saúde masculina.
O secretário de Saúde, Rafael Virginelli, agradeceu os presentes pela dedicação diária de cada profissional. “Nesta tarde, vocês estão sendo cuidados. Aproveitem esse momento, pois quem cuida também precisa de atenção. O bem-estar dos colaboradores é essencial para manter a continuidade do atendimento mais humanizado e de qualidade à nossa população ”, ressaltou.
Durante todo o mês de novembro, as unidades de saúde realizaram diversas ações voltadas à saúde do homem, como rodas de conversa, oferta de testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e orientações sobre sinais de alerta e cuidados com a saúde bucal. Cada atividade reforçou que a prevenção é um ato de amor e coragem.
Outras ações
Nesta sexta-feira (28) vários setores da Saúde promoveram ações em celebração ao Novembro Azul. O Ambulatório de Especialidades ofereceu aos colaboradores um café da manhã especial com roda de conversa e orientações sobre cuidados preventivos.
Já o CAPS ( Centro de Atenção Psicossocial) Infantojuvenil realizou um bate papo com os pais e responsáveis dos pacientes atendidos pelo serviço. Conduzida pelo enfermeiro Cássio Yanes, a atividade reforçou a importância da prevenção e do acompanhamento da saúde do homem. Além disso foram distribuídas lembrancinhas (biscoitos na cor azul) produzidas pelos pacientes durante o atendimento multiprofissional.
