Nossa Cidade
Novo boletim aponta 192 casos de dengue confirmados em 2016 em Sumaré
Durante três sábados do mês de março, nos dias 12, 19 e 26, as equipes anti- Aedes aegypti do Departamento de Controle de Vetores da Prefeitura de Sumaré realizaram três “mutirões” contra o mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya, com apoio financeiro do Governo do Estado de São Paulo. Durante os mutirões, os agentes municipais visitaram 2.963 residências dos diversos bairros da Região do Matão.
As ações tiveram como objetivo vistoriar os quintais e orientar e reforçar junto aos moradores as formas de prevenir a proliferação do mosquito, entregar panfletos informativos, vitoriar os imóveis e aplicar larvicida biológico caso necessário. Oito de cada dez criadouros do mosquito estão dentro das casas e quintais das pessoas.
Houve também distribuição de dois tipos de panfletos, um de informações gerais contra dengue, zika e chikungunya e medidas de controle e eliminação de criadouro e outro voltado para as gestantes, enfatizando os cuidados em relação ao zika vírus durante a gestação.
A Região do Matão foi priorizada para esta ação em parceria com o Estado pelo elevado Índice de Densidade Larvária verificado em pesquisa de campo, de 5,5 – o Ministério da Saúde preconiza que esse índice deve estar abaixo de 1,0, ou seja, menos de um criadouro a cada 100 imóveis vistoriados.
No mutirão, os Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Controle de Endemias atuaram de casa a casa. Foram mobilizados de 30 e 55 profissionais em campo, divididos em 2 a 4 equipes, variando conforme o dia. As equipes contaram também com um veículo de apoio, um micro-ônibus e de 2 a 5 vans.
QUEDA DE 98% NOS CASOS
Segundo dados do último boletim epidemiológico divulgado neste dia 1° de abril pela Secretaria Municipal de Saúde, Sumaré registra 192 casos confirmados de dengue no ano, até o momento, com 721 aguardando resultado. Isto representa uma queda de 98% no número de casos confirmados em relação ao mesmo período de 2015 – no mesmo período do ano passado (até a 13ª semana do ano), eram 9.389 casos de dengue positivos em Sumaré.
Sumaré registrou também até agora, neste ano, um caso positivo de zika vírus neste ano, e outros 16 aguardam confirmação. Já em relação à Chikungunya, são cinco exames aguardando confirmação, mas nenhum caso positivo até o momento.
DICAS
Faça a sua parte. Dedique 10 minutos do seu tempo para eliminar os criadouros do seu imóvel. Veja o que você pode fazer na sua casa, empresa, terreno ou comércio:
• Elimine vasos e pratos de vasos com água
• Cuide para não acumular água em bromélias e outras plantas
• Dê a destinação correta para entulhos e materiais recicláveis
• Mande para a reciclagem vasilhames, panelas velhas, latas, caixas de leite, garrafas de todos os tipos, sacolas plásticas, vidros de remédios e etc
• Devolva os pneus velhos na borracharia ou mantenha-os secos e em local fechado e coberto
• Mantenha os reservatórios de água (caixas d’água, galões, tambores e baldes) tampados ou cobertos por uma tela mosqueteira
• Feche vasos sanitários sem uso
• Tampe todos os ralos do seu imóvel
• Lave o interior dos potes de água de animais domésticos todos os dias
• Limpe as calhas desniveladas ou entupidas, inclusive as calhas dos boxes de banheiro
• Limpe e seque os reservatórios dos motores de geladeiras antigas e dos aparelhos de ar-condicionado
• Trate regularmente a água das piscinas
• Estique as lonas ou coberturas móveis para que não formem poças de água
• Antes de guardar qualquer recipiente que estava com água acumulada, lave-o bem e só o armazene em local seco e coberto, pois os ovos do mosquito sobrevivem por até 1 ano mesmo sem água
Fonte: Prefeitura de Sumaré