Connect with us

Nossa Cidade

Obras da Escola Municipal Profª Maria Luisa Cia Medeiros avançam no Picerno

Published

on

Seguem em ritmo acelerado as obras de construção da Escola Municipal Professora Maria Luisa Cia, no bairro Portal Bordon, região do Picerno.

Essa semana, foi finalizada a instalação do playground na área externa, assim como acontece em todas as escolas de Ensino Infantil da Rede Municipal de Sumaré.

A unidade escolar tem 1.100 m² de área construída e terá capacidade para atender a 240 crianças de 0 a 5 anos de idade, com salas de aula, espaços administrativos, sala multiuso e de apoio à informática, banheiros adaptados, pátio coberto, refeitório e parquinho infantil.

A obra é uma parceria da Prefeitura de Sumaré com o Governo Federal, com investimento de mais de R$ 2,2 milhões. O endereço da EM Professora Maria Luisa é Rua Deolindo Basso, nº 07.

 “Esta é uma obra de grande importância e mais um investimento que fazemos no Ensino Infantil. Este convênio foi firmado em 2014, porém, a gestão anterior abandonou a obra, que estava no começo. Com muito esforço e trabalho sério retomamos os serviços que beneficiarão 240 crianças de 0 a 5 anos na região do Picerno. Trabalhamos com empenho para ofertar um ensino forte e um ambiente escolar acolhedor e seguro para nossas crianças”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Nossa Cidade

No Dia Mundial de Saúde, Prefeitura de Sumaré aponta ações de combate ao coronavírus e lembra investimentos realizados nos últimos anos

Published

on

Em meio à pandemia, nessa terça-feira, 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde.  A data foi instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde)  com o objetivo de promover a conscientização das pessoas sobre a importância do equilíbrio entre o bem-estar físico, mental e social. Mas esse ano, no mundo todo, esse dia está sendo especialmente lembrado pela luta contra o tempo para combater a disseminação do novo coronavírus.

Em Sumaré não é diferente: todos os esforços estão concentrados em ações de enfrentamento à Covid-19. Tanto que, mesmo antes de o primeiro caso ser confirmado no Brasil, a Prefeitura já estudava um plano de contingência para prevenção da doença, aprovado em 4 de fevereiro, quando foram decididos protocolos, entre eles, o treinamento das equipes da Secretaria de Saúde e medidas de prevenção voltadas aos moradores.

Decretos do prefeito Luiz Dalben foram publicados e regulamentaram o “regime de quarentena” na cidade, seguindo as recomendações da OMS para conter o avanço da Covid-19. As aulas estão suspensas desde 23 de março, mas os alunos continuam sendo assistidos pela Secretaria Municipal de Educação, que disponibiliza conteúdo pedagógico por meio de aplicativo. Para as famílias das crianças, principalmente àquelas em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura faz a entrega de kits nutricionais, garantindo a alimentação adequada dos alunos que precisam da merenda escolar como complemento da alimentação.

Higienização do transporte coletivo, desinfecção de áreas comuns em todas as regiões com a pulverização de hipoclorito de sódio, utilização de drones para monitoramento da cidade, atendimento intensificado a pessoas em situação de rua, campanha virtual para arrecadação de alimentos promovida pelo Funssol (Fundo Social de Solidariedade),   capacitação dos colaboradores da Saúde municipal e criação de novas alas de atendimento a pacientes nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) no Jardim Macarenko e Matão, essas são algumas das medidas adotas pelo Município.

A transparência de todo esse trabalho também é uma preocupação do atual Governo. Por meio da criação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, boletins diários são disponibilizados no site da Prefeitura (www.sumare.sp.gov.br). Um canal de whatsapp com três números foi implantado para atendimento à população (9.8443-0412 / 9.9303-9646 / 9.9299-9493).

Mas não podemos deixar de lembrar que toda a organização do trabalho realizado hoje em Sumaré para o gerenciamento da crise mundial em Saúde é possível graças a um plano de reestruturação do Município, colocado em prática pela atual gestão desde 2017  e no qual a Saúde sempre mereceu destaque.

“Logo que assumimos a atual gestão, em 2017, encontramos um grande desafio, que precisava de respostas rápidas! Os colaboradores estavam com pagamentos atrasados, médicos em greve e o Sistema de Saúde Municipal em crise. Com planejamento, comprometimento, valorização dos colaboradores, investimentos em humanização do atendimento a pacientes, foi assim que conseguimos superar as necessidades e elevar a área da Saúde na cidade. Agora estamos vivendo outra crise, que é o enfrentamento ao coronavírus. Como sempre foi, com muito trabalho e fé em Deus, vamos vencer mais essa batalha!”

Investimentos

O pacote de investimentos já realizados na melhoria da Saúde Pública Municipal pelo Governo Luiz Dalben inclui novas ambulâncias e veículos para a Atenção Básica, readequações nos prédios e a aquisição de equipamentos importantes (ecocardiograma, ultrassom, cadeiras de roda).

Novas unidades de saúde foram entregues nos últimos três anos: Florely, Veccon e Bordon, Ypiranga, CIS Nova Veneza, CAPS AD Bordon, além da UPA no Matão, que atende de 11 a 12 mil pacientes por mês. Também foram inauguradas as salas de Ultrassonografia e ‘Do Bem’ na UPA Macarenko, que oferta acolhimento e atendimento multidisciplinar a vítimas de violência física, psicológica e sexual; duas unidades do Centro da Criança, em parceria com as faculdades PUC-Campinas e São Leopoldo Mandic; e a Base de Excelência da Mulher (BEM), idealizada pelo Fundo Social de Solidariedade, conta com parceria da São Leopoldo Mandic, oferecendo atendimento médico e ambulatorial exclusivo para as mulheres

O Município também recebeu 12 novas câmaras frias para a conservação e armazenamento seguro das vacinas. Hoje, todas as 22 salas de vacina da cidade contam com as câmaras frias, desenvolvidas para o controle preciso de temperatura, evitando perdas de doses e outros contratempos. Já no Ambulatório de Especialidades, a Prefeitura promoveu a ampliação das instalações, aumentando a capacidade de atendimento.

Outro investimento foi realizado com foco na proteção dos animais. Em 2019 a Prefeitura implantou o Departamento Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal. O DEMBEAS atua na prevenção de maus-tratos, abandono, e presta atendimento a animais vítimas desses casos.

Continue Reading

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré antecipa férias escolares da Rede Municipal de Educação

Published

on

Como parte das ações municipais para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) e, considerando as medidas adotadas pelo Governo do Estado, a Prefeitura de Sumaré antecipou 15 dias das férias escolares de julho da Rede Municipal de Educação. O período de férias teve início nesta segunda-feira e prossegue até o dia 20 de abril. 

Além de atender os 22 mil alunos da Rede Municipal de Educação, a medida se estende aos 1.294 colaboradores municipais, entre professores, coordenadores e orientadores. Ao fim do período, será avaliada a necessidade de manter ou não as férias.

As aulas das escolas municipais já estão suspensas desde o dia 23 de março, no entanto, os profissionais mantinham a rotina de trabalho à distância. Vale lembrar que as tarefas escolares preparadas pelo corpo docente da rede municipal continuam à disposição para acesso remoto gratuito dos alunos por meio do site www.academicitl.com.br.

“Estamos passando por um período difícil e todas as ações de enfretamento ao coronavírus são fundamentais para passarmos por esse momento com o menor impacto possível. As aulas já estavam suspensas e a Rede Municipal continuará com servidores à disposição. Vamos continuar trabalhando incansavelmente e com muita fé de que logo passaremos por tudo isso”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

KIT NUTRICIONAL

            O cronograma de entrega dos kits nutricionais continua. Nesta semana, a Prefeitura de Sumaré, por intermédio de ação conjunta entre as Secretarias de Educação e de Inclusão Social, realiza a segunda remessa de entregas. Os pais não precisam se apressar, pois a Administração Municipal se preparou para atender todos os estudantes da Rede Municipal que precisam da merenda escolar como complemento alimentar durante esse período do bloqueio social.

A distribuição está acontecendo em duas fases: os alunos cadastrados no Programa Bolsa Família podem fazer a retirada na escola onde estudam entre os dias 6 e 8 de abril, das 9h30 às 14h30. A segunda fase é para os demais pais de alunos não cadastrados no programa e que manifestarem interesse no kit. Eles deverão fazer agendamento prévio, via telefone, na unidade escolar onde o filho estuda. Os kits são compostos de arroz, feijão, macarrão, óleo, leite, biscoito, achocolatado em pó e bolos (tipo Pullman).

Continue Reading

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré recebe doação de 6 mil litros de produtos para limpeza e desinfecção

Published

on

Desde a semana passada, o almoxarifado da Prefeitura de Sumaré tem recebido doações de diversas empresas da cidade.

A Spartan do Brasil é uma das empresas parceiras e doou aproximadamente 6 mil litros de produtos para limpeza e desinfecção, que serão direcionados para uso nas unidades da rede municipal de saúde.

“A solidariedade é uma grande aliada para combater a propagação do coronavírus. Cada doação é fundamental, por isso, agradecemos todas as empresas que estão contribuindo com nossas ações nesse momento delicado que estamos enfrentando. Juntos somos mais fortes”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

A empresa Alfa Química já fez duas doações, totalizando 1.400 litros de álcool em gel 70% e 300 litros de água sanitária. Os galões também serão encaminhados para o uso da equipe municipal de saúde.

OUTRAS DOAÇÕES

A adesão de empresas parcerias não para por aí. A IC Transportes disponibilizou 7.000 unidades de luvas de látex, 200 óculos protetores e 110 aventais.

A Selmi doou 80 litros de álcool líquido e quatro termômetros infravermelhos. Além destas, a Adere colaborou com luvas de látex, limpador multiuso, sabonete líquido, pedras sanitárias, toalhas de papel e sanitos.

Continue Reading