Connect with us

Nossa Cidade

Oficinas Semeando Arte Circense apresenta espetáculo que leva para o palco os desafios do circo online

Publicado

em

circo

Realizadas pela primeira vez em formato híbrido devido a pandemia, em 2021 as Oficinas Semeando Arte Circense tiveram conteúdo adaptado para o ambiente online. As aulas por chamada de vídeo e a retomada gradual das atividades presenciais demandaram esforços e cuidados. Porém, de acordo com a professora Luciene Domenicone, pôde-se comprovar (mais uma vez) a força da arte.

“A aula online não é uma situação ideal, principalmente quando se ensina a arte circense, onde a proximidade faz parte do processo e auxilia na correção mais breve dos movimentos. Ainda assim, foram meses de muito aprendizado e de muito crescimento. Apesar de delicado, era muito alegre entrar nas casas das crianças e encontrar rostos ansiosos por aquele momento de troca. Foi gratificante observar a evolução das crianças que permaneceram conosco. Foram muitos desafios e inúmeras superações, coisas que a arte circense sempre proporciona a quem dedica-se a ela”, pontua a oficineira que, entre outras atribuições, é atriz, palhaça e professora de teatro.  

Esses desafios e superações serão mote do espetáculo “A Arte Venceu”, que foi apresentado presencialmente no início do mês e que será encenado mais uma vez nesta sexta-feira (17), às 18h30 na NISFRAM, em Sumaré. O objetivo é oferecer às crianças uma experiência real do palco e dividir com o público números de dança, acrobacias e malabares preparados ao longo do ano durante as oficinas. Todos os protocolos vigentes no município acerca do coronavírus serão seguidos, incluindo uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social.

Durante todo o período, os alunos têm contato com fundamentos teóricos e práticos que trazem como resultado um espetáculo cheio de significado que pretende manter viva essa que é uma das mais antigas, tradicionais e revolucionárias expressões artísticas. “O projeto tem o propósito de educar utilizando o circo como linguagem e instrumento de transformação. É uma oportunidade de auxiliar crianças da rede pública de ensino na construção de sua subjetividade, garantindo uma inclusão social mais assertiva e que impacta positivamente em sua autoestima”, pontua Anderson Horário, gestor da AH 7, uma das empresas responsáveis pela produção do projeto.

Oficinas Semeando Arte Circense é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e apresentado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção das empresas Villa 7 Cultura e AH7 Gestão Cultural. Apoiado pela NISFRAM, o projeto recebe patrocínio das empresas Adere, Stoller ZF.

Publicidade

SERVIÇO: Oficinas Semeando Arte Circense – Espetáculo ‘A Arte Venceu’

Data e Hora: Sexta-feira, 17 de dezembro de 2021, às 18h30

Local: NISFRAM | R. Palmiro Novi, 297, Residencial Ipiranga – Sumaré/SP

Evento Gratuito e Aberto ao Público

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook