Connect with us

Nossa Cidade

Operação limpeza de Sumaré alerta para colaboração dos moradores

Publicado

em

Cerca de 1.500 toneladas de entulho – entre resíduos da Construção Civil, móveis velhos, colchões e outros materiais inertes – foram recolhidas de áreas verdes na Região do Picerno, por meio da “Operação Pente Fino”, deflagrada pela Prefeitura de Sumaré no fim do ano passado. Os bairros Portal Bordon e Jardim Picerno foram os primeiros a receber a limpeza nesta região. A ação também será realizada nos jardins das Orquídeas, São Domingos e Basilicata.

O trabalho de limpeza foi cumprido, mas, para manter estas áreas livres do entulho, mais saudáveis para toda a população, a Prefeitura de Sumaré conta com a ajuda dos moradores, que podem – e devem – agir como agentes fiscalizadores para combater o descarte irregular de inertes em áreas verdes públicas. Qualquer pessoa pode colaborar, denunciando pelos telefones da Secretaria de Serviços Públicos, das Administrações Regionais, ou pelo canal direto da Ouvidoria Municipal (veja contatos abaixo).

“Locais com acúmulo de entulho são ambientes propícios para o aparecimento de cobras, ratos, escorpiões e outros animais peçonhentos. Também se tornam possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya. Por isto, a ajuda da população é fundamental, já que manter estas áreas limpas é garantia de saúde para todos nós”, lembrou o administrador da Regional do Picerno, Jair Trindade Brandão.

A “Operação Pente Fino” vem sendo realizada em diversos bairros de Sumaré desde dezembro de 2014, executada pela empresa contratada pela Prefeitura por meio de licitação. Todo o trabalho tem acompanhamento e fiscalização da Administração Municipal.

As operações têm como objetivo o recolhimento e a destinação correta do material inerte depositado de forma irregular em áreas verdes públicas e a conscientização de todos os cidadãos sumareenses. Restos de reforma, construção ou ampliação são de responsabilidade exclusiva dos proprietários dos imóveis em obras que devem contratar caçambas particulares de empresas especializadas.

ORIENTAÇÃO

Junto ao trabalho de recolhimento e destinação do entulho, a fiscalização está sendo intensificada, notificando e multando quem depositar inertes e outros materiais de forma irregular, seja em área pública ou nas vias públicas (ruas, avenidas e calçadas).

A “Operação Pente Fino” integra a campanha de conscientização “Sumaré, Cidade Mais Limpa” (conforme Lei Municipal nº 5.554/2013), deflagrada no início de 2014 no município. A campanha visa também reforçar as ações antidengue já realizadas pela Prefeitura.

O morador pode ajudar a Prefeitura a flagrar o depósito irregular de entulho a fim de que a Fiscalização Municipal tenha condições de identificar e multar os responsáveis por este crime contra o Meio Ambiente. Denúncias podem ser feitas ligando para a Prefeitura no ato do descarte do entulho ou fotografando a pessoa que comete a infração.

As equipes de fiscalização das secretarias municipais de Serviços Públicos e de Meio Ambiente, além da Guarda Municipal, têm atuado em campo, junto aos moradores, oferecendo as orientações necessárias e por meio da distribuição de folheto informativo sobre a “Operação Pente Fino”.

TELEFONES PARA DENÚNCIAS

Secretaria de Serviços Públicos: (19) 3399-5896

Administrações Regionais:

Picerno: 3873-2225

Centro: 3828-8339

Nova Veneza: 3864-1337

Maria Antonia: 3854-3251

Área Cura: 3864-1968

Matão: 3854-3200

Áreas Rurais: 3828-4152

Ouvidoria Municipal: 0800 770-0770

Nossa Cidade

Anfiteatro de Nova Veneza recebe espetáculo de dança “Era Março de 2020”

Publicado

em

Por

 Com o apoio da Prefeitura de Sumaré, por meio da secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer, O Corpo de Dança Jhonatan Magrin traz para Sumaré o espetáculo “Era Março de 2020”, que será apresentado no sábado (dia 4) no Anfiteatro “Dirce Dalben”, a partir das 20 horas. O endereço é Avenida Brasil, nº 1.111, Jardim Nova Veneza.

            O projeto vem sendo desenvolvido por bailarinos do corpo de dança do Matão desde o início da pandemia da Covid-19, no ano passado. “Assustados e isolados em nossas casas, nós fomos obrigados a ausentarmos das coisas que mais amamos. Com o setor cultural literalmente parado, os artistas tiveram que começar a se reinventar”, contaram os organizadores.

            O coreógrafo Jonathan Magrin começou então a desenvolver uma dinâmica junto aos alunos a fim de incentivar ainda mais o lado artístico. A primeira atividade foi “arte na janela”, propondo aos bailarinos soltar a criatividade e produzir uma foto na janela de casa. Os alunos também foram convidados a criar o vídeo “um mundo melhor”, com partes da coreografia de cada bailarinho. Para fechar o projeto com chave de ouro, os bailarinos subirão ao palco do anfiteatro de Nova Veneza para apresentação ao público.

            Serviço:

Espetáculo de dança “Era Março de 2020”

Corpo de Dança Jhonatan Magrin de Sumaré

4 de dezembro (sábado), a partir das 20 horas

Anfiteatro “Dirce Dalben” – Avenida Brasil, nº 1.111, Jardim Nova Veneza

Ingressos antecipados: (19) 98325-4893

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré conclui reforma no Orquidário Municipal e se prepara para receber público

Publicado

em

Por

Orquidario

A Prefeitura de Sumaré concluiu a reforma do Orquidário Municipal para a reabertura ao público no próximo mês, em conformidade com os protocolos de prevenção à Covid-19. A secretaria municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente promoverá no local a 10ª edição da Mostra de Orquídeas, entre os dias 10 e 12 de dezembro.

            As obras de revitalização incluíram pintura geral do prédio, manutenção da cobertura e adequações na estrutura que serve de apoio para a exposição das orquídeas, como mesas e prateleiras, além do replantio de alguns exemplares.

Assim que for reaberto, os visitantes terão a oportunidade de conhecer diversas espécies de orquídeas, entre puras e híbirdas, com monitoramento de técnicos do Meio Ambiente de Sumaré. O endereço do Orquidário Municipal é Avenida Eugênia Biancalana Duarte, nº 200, no Jardim Primavera.

“Esse tempo em que permaneceu fechado para o público por conta da pandemia, o orquidário esteve em manutenção e agora será possível reabrir o local com todos os cuidados que o momento requer. Será muito especial retomar as atividades deste espaço tão querido pelos moradores com a mostra de orquídeas”, ressaltou o prefeito Luiz Dalben.

Mostra de Orquídeas

Expositores de orquídeas e comerciantes em barracas de produtos, artesanatos e alimentos interessados em participar da 10ª Mostra de Orquídeas de Sumaré, que será realizada pela Prefeitura entre os dias 10 e 12 de dezembro, têm até o próximo dia 8 para as inscrições. É necessário entrar em contato por telefone (19) 3828-4775 ou e-mail orquidá[email protected] (o chamamento público pode ser conferido na edição de 10 de novembro de 2021 do Diário Oficial pelo site da Prefeitura de Sumaré www.sumare.sp.gov.br).

A Mostra de Orquídeas é um evento tradicional realizado pela Prefeitura de Sumaré, mas, por conta da pandemia do coronavírus, não foi realizado nos últimos anos. O Orquidário Municipal permanece fechado à visitação desde março do ano passado. Com o avanço positivo da vacinação contra a Covid-19 na cidade, em dezembro será possível reabrir os portões e voltar a receber os visitantes em conformidade com todas as recomendações sanitárias.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Atleta de Sumaré conquista duas medalhas em torneio nacional

Publicado

em

Por

O atletismo de Sumaré ganhou mais duas medalhas com os resultados obtidos neste mês pelo sumareense Mario Sérgio. Ele disputou a “Taça Brasil Master Loterias Caixa”, competição de nível nacional, realizada na cidade de Bragança Paulista, interior do estado. Mario faturou medalha de outro nos 110 metros com barreiras e bronze no salto em distância, além de ocupar a quinta posição nos 100 metros rasos.

“Fico muito feliz pelos resultados nesta competição, reflexos dos treinos que realizo todos os dias. Agradeço minha família que é minha grande base de apoio para continuar participando das disputas”, disse Mario Sergio.

Com esta competição, Mario encerra as participações de 2021 com 12 medalhas no total: 8 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze. O atleta segue com os treinamentos diários na pista de atletismo do Centro Esportivo “Vereador José Pereira”, mantido pela Prefeitura de Sumaré, de olho na participação em mundial que acontecerá na Holanda em 2022.

A Taça Brasil Master Loterias Caixa de Atletismo foi disputada nos dias 20 e 21 de novembro, em Bragança Paulista (SP). Foi a primeira competição de 2021 promovida pela Confederação Brasileira de Atletismo a receber público. Participaram 620 atletas ( entre 30 e 93 anos).

Continue Lendo