Connect with us

Nossa Cidade

Oportunidade para produtores rurais de Sumaré

Publicado

em

sumare

Uma excelente oportunidade para produtores rurais sumareenses! Um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado ano passado oferece benefícios com a restauração ecológica dos municípios afetados pelo prolongamento da rodovia dos Bandeirantes (SP-348), que inclui Sumaré. A informação foi confirmada durante reunião entre representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico de Sumaré. O TAC está sendo executado por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação Florestal do Estado e a Fundação Agência das Bacias PCJ e segue diretrizes estabelecidas na Política de Mananciais dos Comitês PCJ. O documento determina a obrigatoriedade de restaurar, no mínimo, 200 hectares de áreas de preservação permanente.

O projeto, no entanto, será executado em duas etapas. A primeira já está sendo trabalhada em Sumaré e Hortolândia e consiste na realização dos Projetos Individuais de Propriedade (PIPs), ou seja, um diagnóstico na microbacia fonte hídrica de abastecimento público, no caso a Bacia do Córrego Hortolândia, que abrange o Taquara branca, Jacuba e os Baços – que são mananciais localizados em Sumaré. Esse levantamento confirmará se há necessidade de compensação. A segunda etapa prevê a restauração ecológica das áreas indicadas por meio dos PIPs, segundo a legislação vigente e acordado com os proprietários por meio de autorização. Segundo a Fundação Ambiental, ‘para cada etapa haverá a necessidade dos proprietários aderirem por meio de assinatura de termos de adesão’.

O prefeito Luiz Dalben comentou que a adesão dos produtores rurais locais é de suma importância para a concretização desta recuperação ambiental. “É um trabalho considerável de recuperação dos recursos florestais e Sumaré é um dos municípios contemplados. Pedimos aos produtores rurais sumareenses que façam a adesão junto às Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, uma vez que serão beneficiados com esta restauração ecológica”, garantiu o chefe do Poder Executivo de Sumaré.

De acordo com o engenheiro agrícola Emílio Seigui Kobayashi, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sumaré, o TAC prevê que as cidades afetadas indiquem as áreas de preservação permanente disponíveis em mananciais hídricos em seus territórios para a restauração ecológica, mediante o plantio de mudas de espécies nativas da região. “O primeiro passo foi identificar os produtores rurais que possuem terras nessas áreas, e agora estamos em contato com eles para que assinem o termo de autorização do PIP. Para o ano de 2020 está prevista a conclusão do Termo de Referência para contratação do serviço de elaboração dos PIPs, que deverão ser executados por uma instituição que será contratada pela Fundação Florestal, e depende do número de propriedades que aderiram ao Projeto e a dimensão das áreas. O plantio das áreas está previsto para 2021”, explicou.

Os produtores rurais interessados em se beneficiar com o PIP devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente que fica na Rua Eugenia Biancalana Duarte, nº 200, Jardim Primavera, ou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Praça da República, 203 – Centro. Mais informações pelos telefones 3903.2431 (Meio Ambiente) ou 3903.4231 (Desenvolvimento Econômico).

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Publicidade