Connect with us

Nossa Cidade

Orquídea Sumaré floresce e encanta!

Publicado

em

Simplesmente espetacular! Aos orquidófilos ou apaixonados por orquídeas, uma excelente notícia. A orquídea Sumaré, que dá nome ao Município, está florida. Pra quem passa pela Avenida Rebouças, mais precisamente em frente à Biblioteca do Professor e Infantil “Myrella Rossi Mobilon”, pode apreciar essa bela planta que originou o nome do povoado de Sumaré na década de 1940. A planta produz uma flor espetacular, encantadora por sua forma e cor. As flores têm cor amarela, com algumas pintas marrons avermelhadas. Floresce normalmente no início da primavera, e a floração dura em média 30 dias.

“A orquídea Sumaré é o símbolo de nosso Município e impressiona por sua beleza, assim como todas as demais espécies. A que traz o nome da nossa cidade está florida na Biblioteca do Professor e Infantil “Myrella Rossi Mobilon”, que fica na Avenida Rebouças, mas em nosso Orquidário há inúmeras espécies de orquídeas em exposição, inclusive, a símbolo do Município. O local é uma excelente opção de lazer para toda a família”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

A orquídea Sumaré é considerada uma das plantas mais fascinantes e conta com cerca de 50 espécies. Uma delas é a Sumaré do Mato (Cyrtopodium punctatum) que em tupi-guarani significa silvestre. As originárias da região são Cyrtopodium punctatum, Cyrtopodium flavum e Cyrtopodium palmifrons. Poucos sabem que a planta tem várias funções, entre elas, cola e medicamento, tendo poder curativo para inúmeras doenças.

No Pantanal, por exemplo, a seiva da orquídea é usada pelos pantaneiros como cola. Outras partes da planta têm uso medicinal para curar cicatriz, tratamento de acne, furúnculo, coqueluche, tosse, previne queda de cabelo, entre outros. Esta espécie precisa de muita luminosidade, por isso, deve ser cultivada ao sol e receber poucas regas.

E como escreveu o maestro Oswaldo Urban na segunda estrofe do Hino de Sumaré “Sobre o solo fecundo o labor, semeou a sementes de fé, das sementes nasceu uma flor, e esta flor se chamou Sumaré…”.

No Orquidário Municipal podem ser contempladas tanto as flores adultas quanto as mudas do ‘berçário’. Monitores estão sempre à disposição para orientar os visitantes. O espaço fica na Avenida Eugenia Biancalana Duarte, nº 150, e tem entrada gratuita.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Equipe da Defesa Civil recebe treinamento de emergência em enchentes

Publicado

em

Por

A equipe da Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança de Sumaré participou nesse domingo (19), de um treinamento especial.

A atividade sobre Segurança em Operações de Emergência em Enchentes aconteceu na piscina do Centro Esportivo ‘Vereador José Pereira’.

Os participantes receberam instrução teórica sobre equipamentos de proteção individual, análise de risco em ambientes inundados, equipamentos de operação em meio aquático, técnica de condução e abordagem de vítima em meio aquático, e sistemas de redução de força para transposição de materiais e vítimas. “Esses treinamentos são fundamentais, pois dão condições aos integrantes da nossa Defesa Civil prestarem o melhor atendimento em casos de emergência”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré mais verde: Cerca de 9 mil mudas de árvores são plantadas pela Prefeitura em 2019

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré, por meio de sua Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente, vem realizando nos últimos anos diversas ações visando a conservação e a recuperação ambiental em todas as regiões da cidade. Somente no ano de 2019, a Prefeitura promoveu o plantio de aproximadamente 9 mil mudas de árvores – parte em ampliação do projeto municipal de arborização urbana e outra parte em cumprimento a acordos de compensação ambiental. 

Desse total, no ano passado, o Meio Ambiente de Sumaré executou o plantio de 1.600 mudas de Primavera. A primeira etapa, que teve início em dezembro, compreendeu a área entre o portal da cidade até as proximidades do Viaduto Aristides Moranza, deixando mais verdes os canteiros dos dois lados da Avenida Júlio de Vasconcellos. Dentro do mesmo projeto de revitalização dos espaços públicos, a Prefeitura também promoveu a restauração do paisagismo em praças municipais na região Central e Área Cura.

As mudas utilizadas em todas essas ações são cultivadas no Viveiro Municipal, mantido pela Prefeitura na área do Horto Florestal. No local, podem ser encontradas centenas de espécies nativas, frutíferas e outras próprias para plantio em calçadas. As mudas também estão disponíveis para doação, basta procurar a Secretaria de Meio Ambiente. Em 2019, foram atendidos mais de 7 mil pedidos feitos pela população.

“Nosso objetivo é ampliar os espaços verdes da cidade e, ao mesmo tempo, mobilizar a população para práticas de preservação e conscientização para a importância dos cuidados com o meio ambiente local. Só assim podemos efetivamente construir um futuro com mais qualidade de vida para todos os sumareenses”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Outras ações

A Secretaria de Meio Ambiente é responsável pela aplicação de advertências e multas, previstas em lei para os casos de infrações relacionadas ao meio ambiente local. No ano passado, foram 49 advertências e 69 multas.

Também é de responsabilidade da pasta a emissão de licenças ambientais. Foram 117 solicitações atendidas em 2019, incluindo licença simplificada de instalação e operação, renovação de licença, entre outras.

“O trabalho da nossa equipe de Meio Ambiente envolve ainda o acompanhamento e apoio às ações executadas pelas demais secretarias municipais e que envolvem as questões ambientais”, explicou o secretário Carlos Barijan.

O Meio Ambiente de Sumaré também mantém em funcionamento dois espaços públicos para visitas gratuitas e promoção de atividades de Educação Ambiental: o Recanto dos Animais e o Orquidário Municipal. Este último conta com diversos exemplares de orquídeas e, em 2019, reuniu mais de 3 mil pessoas nos eventos de exposição pública.

Serviço:
Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente
Avenida Eugênia Biancalana Duarte, nº 200, Jardim Primavera
Para mais informações, o número do telefone é (19) 3903-2431.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Inscrições para Oficina teatral terminam nesta sexta (24)

Publicado

em

Por

Atenção interessados em participar da oficina teatral gratuita “Todas as Cores do Mundo”! As inscrições terminam nesta sexta (24). Ao todo, o curso de teatro oferece 60 vagas à crianças e adolescentes. As aulas acontecerão no Anfiteatro Dirce Dalben, em Nova Veneza.

O projeto é da Mundo Eventos e tem o apoio da Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, com o patrocínio da PPG Industrial do Brasil, via Ministério da Cultura. A oficina de iniciação teatral prevê duração de sete meses.

Além da capacitação para a arte, o curso inclui dinâmicas, como aulas de danças, por exemplo, com temas importantes focando o meio ambiente, educação para o trânsito e inclusão social. No encerramento, os alunos dividirão o palco com atores profissionais. Na ocasião, eles apresentarão a peça que traz o nome da oficina ‘Todas as Cores do Mundo’. “A oficina é uma excelente oportunidade para crianças e adolescentes, dos 8 aos 14 anos, que gostam de atuar. A formação cênica garantirá, ao término, a participarão dos alunos na estreia do espetáculo”, disse o prefeito Luiz Dalben.

As inscrições estão sendo realizadas no Anfiteatro Dirce Dalben, localizado na Avenida Brasil, 1.111, em Nova Veneza, das 9 às 15h. É necessário levar cópia do RG e do comprovante de endereço da criança e do responsável.

Continue Lendo