Connect with us

Nossa Cidade

Orquídea Sumaré: um presente nesse Dia Mundial do Meio Ambiente!

Publicado

em

Festival de Orquídeas

Respirar o ar, sentir o cheiro das flores, encantar-se com o que a natureza nos presenteia! Isso é um grande privilégio e dádiva de Deus. Ao celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesse 5 de junho, a meta é preservar; garantir a qualidade de vida, hoje, e das futuras gerações. Em Sumaré há muito a comemorar no que diz respeito à preservação e recuperação ambiental. As ações da atual gestão ocorrem em todas as regiões do Município e vão de plantios de árvores à conscientização da população – desde a importância de cuidar dos recursos naturais – a consumir conscientemente e reciclar. O Município é abençoado, a começar pelo seu símbolo: a orquídea Sumaré, um presente nessa data especial; que impressiona por sua beleza, assim como todas as demais espécies.

A orquídea Sumaré, considerada uma das plantas mais fascinantes, originou o nome do povoado na década de 1940. Quando florida, é um colírio, especialmente aos orquidófilos ou apaixonados por orquídeas. Além da entrada no Paço Municipal, essa bela flor pode ser vista em frente à Biblioteca do Professor e Infantil “Myrella Rossi Mobilon”, na Avenida Rebouças, e também no Orquidário Municipal – que conta com inúmeras espécies de orquídeas.

“Desde 2017, por meio do Projeto Replantar, nossa Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem realizando diversas ações voltadas à conservação e à recuperação ambiental em todo o Município. Além do plantio de quase 30 mil mudas ao longo desses três anos, também foram recolhidas 125 mil toneladas de entulho, e mantemos o programa de Educação Ambiental nas escolas. No Horto Florestal temos o Viveiro Municipal e junto ao prédio da Secretaria de Meio Ambiente, o nosso belíssimo Orquidário Municipal, que entre muitas espécies de orquídeas e de outras plantas que podem ser apreciadas, tanto as flores adultas quanto mudas do ‘berçário’, destacamos a orquídea Sumaré”, comemorou o prefeito Luiz Dalben.

A planta produz uma flor espetacular, encantadora por sua forma e cor. As flores têm cor amarela, com algumas pintas marrons avermelhadas. Floresce normalmente no início da primavera, e a floração dura em média 30 dias. Conta com cerca de 50 espécies e uma delas é a Sumaré do Mato (Cyrtopodium punctatum), que em tupi-guarani significa silvestre. As originárias da região são Cyrtopodium punctatum, Cyrtopodium flavum e Cyrtopodium palmifrons.

A planta tem várias funções, entre elas, cola e medicamento, tendo poder curativo para inúmeras doenças. No Pantanal, por exemplo, a seiva da orquídea é usada pelos pantaneiros como cola. Outras partes da planta têm uso medicinal para curar cicatriz, tratamento de acne, furúnculo, coqueluche, tosse, previne queda de cabelo, e etc. Esta espécie precisa de muita luminosidade, por isso, deve ser cultivada ao sol e receber poucas regas.

Publicidade

E como escreveu o maestro Oswaldo Urban, na segunda estrofe do Hino de Sumaré, “Sobre o solo fecundo o labor, semeou a sementes de fé, das sementes nasceu uma flor, e esta flor se chamou Sumaré…”. O Orquidário Municipal fica na Avenida Eugenia Biancalana Duarte, nº 150, e tem entrada gratuita, porém está fechado temporariamente para visitação devido à necessidade de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook