Connect with us

Nossa Cidade

Outubro Rosa: exposição Mulheres Verdadeiras do Grupo SOnHe chega a Sumaré

Publicado

em

Em parceria com Prefeitura da cidade, o Shopping ParkCity Sumaré recebe nos dias 15 e 16 a exposição que retrata a histórias de 12 mulheres diagnosticadas com câncer de mama; a Mulher Labirinto também volta para o município no dia 19, em ação de conscientização do tumor

O que te inspira? O que te move? Quais são os seus medos e suas aflições? As respostas dessas perguntas viraram, em 2020, o e-book Mulheres Verdadeiras, produzido pelo Grupo SOnHe – Oncologia e Hematologia, com depoimentos de 22 diferentes mulheres para a campanha anual do grupo Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser. E, neste ano, 12 histórias dessas mulheres que abriram seus corações e despiram suas almas em textos de vida real viraram uma exposição itinerante que chega à Sumaré, em parceria com a prefeitura da cidade. Nos dias 15 e 16/10, das 10 às 19 horas, o Shopping ParkCity Sumaré recebe a exposição com visitação gratuita.

“É muito gratificante tirar do virtual o nosso e-book Mulheres Verdadeiras, que até já ultrapassou fronteiras e chegou à Holanda, onde a jovem universitária campineira Ana Lima, acreditou no projeto e transformou cada uma das histórias em figuras artísticas. Agora, 12 delas serão expostas ao público gratuitamente. Iluminar os lugares com a cor rosa passou a ser pouco, precisamos expandir. É necessário ter um propósito maior, uma causa verdadeira sendo defendida e ‘Mulheres Verdadeiras’ é a prova de que é possível tocarmos a alma de outras pessoas, de maneira singela e conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer, qualquer que seja o tipo de câncer. Ter a Prefeitura de Sumaré ao nosso lado apoiando nesta campanha do Outubro Rosa é um passo muito importante no combate ao tumor de mama no município”, exalta Renata Ploetterle Sasse diretora executiva do Grupo SOnHe e idealizadora do projeto.

Além da exposição, a Mulher Labirinto, volta para a cidade no dia 19 de outubro, das 17h às 20h, na Feira Noturna da Praça do Skate Nova Veneza. É uma estrutura interativa de silhueta feminina feita de metal elétrico usada para chamar a atenção das mulheres para conhecer seu corpo e cuidar dele. Em uma brincadeira lúdica com perguntas a serem respondidas, nas quais o participante manipula um bastão de metal em volta do corpo sem encostar nele. Caso encoste, soa um apito. “É uma brincadeira no corpo de metal de 1,60m, mas com muita informação sobre câncer passada de forma amigável, simples e de fácil entendimento para incentivar os exames e as visitas de rotina ao ginecologista”, explica Renata.

Dados do câncer de mama

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados para esse ano (15,5% dos óbitos por câncer em mulheres) (IARC, 2020). No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o mais incidente em e para o ano de 2021 foram estimados 66.280 casos novos. Na mortalidade proporcional por câncer em mulheres, em 2019, os óbitos por câncer de mama ocupam o primeiro lugar no país, representando 16,1% do total de óbitos. Em Campinas, maior cidade da região metropolitana onde estão inseridas as cidades de Sumaré e Nova Odessa, o tumor de mama também é o mais incidente em mulheres e representa 29,6%.

Sobre o Grupo SOnHe

O Grupo SOnHe – Oncologia e Hematologia é formado por oncologistas e hematologistas que fazem atendimento oncológico alinhado às recentes descobertas da ciência, com tratamento integral, humanizado e multidisciplinar no Hospital Santa Tereza, Radium Instituto de Oncologia e Madre Theodora, três importantes centros de tratamento de câncer em Campinas, e na Santa Casa de Valinhos. O Grupo oferece excelência no cuidado oncológico e na produção de conhecimento de forma ética, científica e humanitária, por meio de uma equipe inovadora e sempre comprometida com o ser humano. O SOnHe é formado por dez especialistas sendo cinco deles com doutorado e três com mestrado. Fazem parte do Grupo os oncologistas André Deeke Sasse, David Pinheiro Cunha, Vinícius Correa da Conceição, Vivian Castro Antunes de Vasconcelos, Rafael Luís, Susana Ramalho, Leonardo Roberto da Silva, Higor Mantovani e Isabela de Lima Pinheiro e pelas hematologistas Sonia Iantas e Lorena Bedotti.

Saiba mais: no portal www.sonhe.med.br e nas redes sociais @gruposonhe.

Serviço

Exposição Mulheres Verdadeiras

Local: Shopping ParkCity Sumaré –Av. Rebouças, 3.400 – Centro – Sumaré 

Data: 15 e 16/10 das 10 às 19 horas

Mulher Labirinto

Local: Feira Noturna da Praça do Skate nova Veneza – Av. da Amizade – Jd. Inocoop

Data: 19/10

Horário: das 17 às 20 horas

Gratuito.

Nossa Cidade

Anfiteatro de Nova Veneza recebe espetáculo de dança “Era Março de 2020”

Publicado

em

Por

 Com o apoio da Prefeitura de Sumaré, por meio da secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer, O Corpo de Dança Jhonatan Magrin traz para Sumaré o espetáculo “Era Março de 2020”, que será apresentado no sábado (dia 4) no Anfiteatro “Dirce Dalben”, a partir das 20 horas. O endereço é Avenida Brasil, nº 1.111, Jardim Nova Veneza.

            O projeto vem sendo desenvolvido por bailarinos do corpo de dança do Matão desde o início da pandemia da Covid-19, no ano passado. “Assustados e isolados em nossas casas, nós fomos obrigados a ausentarmos das coisas que mais amamos. Com o setor cultural literalmente parado, os artistas tiveram que começar a se reinventar”, contaram os organizadores.

            O coreógrafo Jonathan Magrin começou então a desenvolver uma dinâmica junto aos alunos a fim de incentivar ainda mais o lado artístico. A primeira atividade foi “arte na janela”, propondo aos bailarinos soltar a criatividade e produzir uma foto na janela de casa. Os alunos também foram convidados a criar o vídeo “um mundo melhor”, com partes da coreografia de cada bailarinho. Para fechar o projeto com chave de ouro, os bailarinos subirão ao palco do anfiteatro de Nova Veneza para apresentação ao público.

            Serviço:

Espetáculo de dança “Era Março de 2020”

Corpo de Dança Jhonatan Magrin de Sumaré

4 de dezembro (sábado), a partir das 20 horas

Anfiteatro “Dirce Dalben” – Avenida Brasil, nº 1.111, Jardim Nova Veneza

Ingressos antecipados: (19) 98325-4893

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré conclui reforma no Orquidário Municipal e se prepara para receber público

Publicado

em

Por

Orquidario

A Prefeitura de Sumaré concluiu a reforma do Orquidário Municipal para a reabertura ao público no próximo mês, em conformidade com os protocolos de prevenção à Covid-19. A secretaria municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente promoverá no local a 10ª edição da Mostra de Orquídeas, entre os dias 10 e 12 de dezembro.

            As obras de revitalização incluíram pintura geral do prédio, manutenção da cobertura e adequações na estrutura que serve de apoio para a exposição das orquídeas, como mesas e prateleiras, além do replantio de alguns exemplares.

Assim que for reaberto, os visitantes terão a oportunidade de conhecer diversas espécies de orquídeas, entre puras e híbirdas, com monitoramento de técnicos do Meio Ambiente de Sumaré. O endereço do Orquidário Municipal é Avenida Eugênia Biancalana Duarte, nº 200, no Jardim Primavera.

“Esse tempo em que permaneceu fechado para o público por conta da pandemia, o orquidário esteve em manutenção e agora será possível reabrir o local com todos os cuidados que o momento requer. Será muito especial retomar as atividades deste espaço tão querido pelos moradores com a mostra de orquídeas”, ressaltou o prefeito Luiz Dalben.

Mostra de Orquídeas

Expositores de orquídeas e comerciantes em barracas de produtos, artesanatos e alimentos interessados em participar da 10ª Mostra de Orquídeas de Sumaré, que será realizada pela Prefeitura entre os dias 10 e 12 de dezembro, têm até o próximo dia 8 para as inscrições. É necessário entrar em contato por telefone (19) 3828-4775 ou e-mail orquidá[email protected] (o chamamento público pode ser conferido na edição de 10 de novembro de 2021 do Diário Oficial pelo site da Prefeitura de Sumaré www.sumare.sp.gov.br).

A Mostra de Orquídeas é um evento tradicional realizado pela Prefeitura de Sumaré, mas, por conta da pandemia do coronavírus, não foi realizado nos últimos anos. O Orquidário Municipal permanece fechado à visitação desde março do ano passado. Com o avanço positivo da vacinação contra a Covid-19 na cidade, em dezembro será possível reabrir os portões e voltar a receber os visitantes em conformidade com todas as recomendações sanitárias.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Atleta de Sumaré conquista duas medalhas em torneio nacional

Publicado

em

Por

O atletismo de Sumaré ganhou mais duas medalhas com os resultados obtidos neste mês pelo sumareense Mario Sérgio. Ele disputou a “Taça Brasil Master Loterias Caixa”, competição de nível nacional, realizada na cidade de Bragança Paulista, interior do estado. Mario faturou medalha de outro nos 110 metros com barreiras e bronze no salto em distância, além de ocupar a quinta posição nos 100 metros rasos.

“Fico muito feliz pelos resultados nesta competição, reflexos dos treinos que realizo todos os dias. Agradeço minha família que é minha grande base de apoio para continuar participando das disputas”, disse Mario Sergio.

Com esta competição, Mario encerra as participações de 2021 com 12 medalhas no total: 8 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze. O atleta segue com os treinamentos diários na pista de atletismo do Centro Esportivo “Vereador José Pereira”, mantido pela Prefeitura de Sumaré, de olho na participação em mundial que acontecerá na Holanda em 2022.

A Taça Brasil Master Loterias Caixa de Atletismo foi disputada nos dias 20 e 21 de novembro, em Bragança Paulista (SP). Foi a primeira competição de 2021 promovida pela Confederação Brasileira de Atletismo a receber público. Participaram 620 atletas ( entre 30 e 93 anos).

Continue Lendo