sábado, junho 23

Pacientes elogiam qualidade e humanização do atendimento na Rede Municipal de Saúde

Sumaré, 10 de janeiro de 2018

 

A reorganização e humanização dos serviços de saúde, realizada por meio de várias ações promovidas ao longo de 2017 pela Prefeitura de Sumaré, vem sendo aprovada pelos pacientes e contribuindo para o resgate da confiança da população na rede municipal. Atualmente, a realidade é bem diferente daquela encontrada em janeiro de 2017 pela atual gestão, quando os médicos completavam três meses de greve. Hoje, o serviço prestado pelos colaboradores na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Macarenko – unidade de referência do município – tem sido reconhecido e elogiado.

A moradora Diana Pizano fez questão de agradecer à equipe utilizando a página da Prefeitura no Facebook. “Gostaria de parabenizar a Prefeitura de Sumaré pela excelente nomeação do diretor da UPA de Sumaré (doutor Heleson de Castro). Meu marido está internado na UPA já há 12 dias, está sendo tratado pela terceira vez com carinho, com atenção, o médico sempre com um belo sorriso no rosto. A UPA hoje é um hospital limpo, organizado e humano. Todos, sem exceção – desde a recepção, guardas, médicos, equipe de enfermagem, moças da limpeza –, são muito bem organizados e atenciosos. A todos meu muito obrigada, Deus abençoe muito vocês”, elogiou ela, que autorizou a publicação de sua mensagem e completou: “Fico feliz que outras pessoas vejam que existe pessoas boas e humanas ainda no mundo”.

O enfrentamento à greve dos médicos (que teve início em outubro de 2016) foi feito pelo prefeito Luiz Dalben, ao assumir a Administração Municipal, por meio da intervenção no contrato com a Pró-Saúde, conforme decreto de 19 de janeiro de 2017. A medida colocou fim à paralisação que prejudicava os moradores e trouxe a humanização para os serviços de saúde.

“Ficamos muito felizes pelo reconhecimento e elogios dos moradores, isso nos mostra que nosso trabalho tem surtido os efeitos positivos que tanto buscamos. Desde o início da nossa gestão, temos dado uma atenção especial à Saúde, com investimentos não só em infraestrutura e equipamentos, mas principalmente em recursos humanos, capacitando os colaboradores para um atendimento cada vez mais acolhedor, humanizado e qualificado a todos os pacientes”, disse o prefeito Luiz Dalben.

“Apesar de uma demanda bastante grande, atendendo cerca de 16 mil pessoas por mês somente na UPA, com todo o respaldo empenhado pela nova gestão conseguimos oferecer um serviço mais humanizado. O reconhecimento da população nos motiva a continuar trabalhando sério, sempre respeitando o cidadão e proporcionando aos pacientes um ambiente agradável, acolhedor”, completou o diretor clínico da UPA Macarenko, doutor Heleson de Castro.

 

INVESTIMENTOS

Ao longo de 2017, os investimentos não ficaram apenas na UPA Macarenko. Prezando sempre pela qualidade no atendimento, a Prefeitura também investiu na rede de atenção básica e especializada, além de outras unidades de urgência e emergência, como o PA (Pronto Atendimento) do Matão, que ganhará um novo prédio em breve.

“As unidades de saúde receberam aparelhos de ecocardiograma, ultrassom, cadeiras de rodas; novas ambulâncias foram incorporadas à frota municipal e também foram promovidas readequações em prédios municipais, com a implantação de uma sala de vacina na UBS do Jardim do Trevo, por exemplo. Tudo isso faz parte do processo de reestruturação da Rede Municipal de Saúde e nosso trabalho continua a fim de garantir um serviço de excelência à população”, comentou o secretário municipal de Saúde de Sumaré, Rubens Gatti.

Além dos investimentos em estrutura física, a prevenção também foi trabalhada seriamente e os casos de dengue tiveram uma redução drástica de 88% em 2016 comparado ao ano anterior – 56 casos contra 456. Ainda foi implantado no ano passado o Centro de Longevidade, trabalhando a medicina preventiva junto aos moradores acima de 50 anos; e as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul foram sucesso absoluto – um trabalho de prevenção e promoção da saúde da mulher e do homem, com diversas atividades de conscientização e socioesportivas.