Connect with us

Nossa Cidade

Palestra, teatro, exposição e café da manhã marcam mais um dia do Setembro Amarelo em Sumaré

Publicado

em

Um dia de muitas atividades alusivas ao Setembro Amarelo em Sumaré. As unidades de saúde têm intensificado asações de prevenção ao suicídio junto aos moradores. Este ano, por causa da pandemia e do isolamento social, ostrabalhos preventivos ao adoecimento mental foram reforçados, devido à necessidade da atenção à saúde mentaldas pessoas. O movimento de conscientização nessa quarta (16) teve palestra, teatro, orientações, decorações econfecção de material motivacional. Realizado pela Prefeitura de Sumaré, por meio das Secretarias Municipais deSaúde e de Inclusão e Assistência Social, a programação começou logo pela manhã, no CAPS AD (Centro de AtençãoPsicossocial – Álcool e Drogas), localizado na região do Picerno. Após palestra, apresentação teatral eexposição das peças produzidas pelos assistidos do programa, foi oferecido um delicioso café da manhã. Na BEM(Base de Excelência da Mulher) as usuárias contaram com explicações e orientações em vídeos, enquanto que aTenda informativa esteve na feira noturna do Macarenko.

Durante o mês estão previstas diversas atividades nas USFs (Unidades de Saúde da Família), UBS (UnidadesBásicas de Saúde), CAPS e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), incluindo palestras, orientações, bate-papo individual e confecção de cartazes motivacionais. No encerramento da programação, dias 29 e 30,acontecerão sessões de Psicoterapia com agendamento dos horários. Como parte da programação, a Prefeiturainaugurou no último dia 10 o Espaço de Cuidado Integral ao Trabalhador da Saúde (ECITS), ao lado do PA NovaVeneza. Assim como o nome, a unidade vai oferecer atendimento de práticas integrativas aos servidores do setorde saúde do Município, ou seja, será um grande apoio a essa categoria profissional que tem atuado na linha defrente nesse período de pandemia do coronavírus.

“Neste Setembro Amarelo, reconhecido como mês de Prevenção ao Suicídio, reforçamos o alerta e a necessidade deconscientização da população, pois segundo o site oficial do Setembro Amarelo, o suicídio é um problema desaúde pública, e o número de vítimas é superior aos de doenças como AIDS e alguns tipos de câncer. Éextremamente importante identificar as pessoas que precisam de cuidado nesse sentido e encaminhá-las paratratamento nas unidades de Saúde do Município”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

Realizado desde 2015, o Setembro Amarelo foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federalde Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidadestambém adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site doCVV, representa a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. Adata é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio com o respaldo da OrganizaçãoMundial da Saúde (OMS). O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode serevitado.

Publicidade

“Nossas equipes estão sempre prontas para ouvir, acolher, apoiar e realizar os cuidados e encaminhamentosnecessários”, reforçou Virginelli.

CAPS ADO prédio do CAPS AD – inaugurado pela Administração Municipal em dezembro do ano passado, no Portal Bordon,região do Picerno – conta com uma equipe altamente qualificada para oferecer cuidados, atenção integral econtinuada a dependentes químicos. A equipe é formada por psiquiatra, psicólogo, enfermeiro e técnicos deenfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional e recreacionista. É uma unidade de extrema importânciapara o atendimento em saúde mental, pois acolhe as pessoas que sofrem com transtornos mentais decorrentes dadependência química – e que muitas vezes são julgadas e marginalizadas. O órgão oferece atendimentointerdisciplinar para a reabilitação e inclusão social dessas pessoas.

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial realiza acolhimentos, grupos e oficinas terapêuticos (autocuidado,culinária, horta, música e ateliê aberto). Todo cuidado é planejado por meio do Plano Terapêutico Singular(PTS), elaborado junto ao paciente e à equipe de referência, seguindo sempre a necessidade individual. Alémdisso, o serviço ainda oferece suporte à família do paciente. O CAPS AD está localizado na Rua AntonietaRavagnani Tanner, nº 190, Residencial Bordon II. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

CAPACITAÇÃOCom o aumento das doenças psiquiátricas devido à pandemia do novo coronavírus e ao período de isolamentosocial, a Secretaria de Saúde de Sumaré, por meio da Rede Municipal de Saúde Mental, tem realizado capacitaçõescom as equipes dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Os colaboradores participaram de aula on-line com otema ‘Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT)’, um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto desinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais.

Os principais atendimentos em saúde mental são realizados nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), onde ousuário recebe atendimento com assistência multiprofissional e cuidado terapêutico, conforme a necessidade,próximo da família. O município conta com três unidades do CAPS: Orquídea, que presta atendimento a pacientesadultos com transtornos mentais graves e persistentes; o Infanto-Juvenil ‘Espaço Viver’, voltado a crianças eadolescentes; e, agora, o CAPS Álcool e Drogas, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outrasdrogas.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook