Connect with us

Nossa Cidade

Palestra, teatro, exposição e café da manhã marcam mais um dia do Setembro Amarelo em Sumaré

Publicado

em

Um dia de muitas atividades alusivas ao Setembro Amarelo em Sumaré. As unidades de saúde têm intensificado asações de prevenção ao suicídio junto aos moradores. Este ano, por causa da pandemia e do isolamento social, ostrabalhos preventivos ao adoecimento mental foram reforçados, devido à necessidade da atenção à saúde mentaldas pessoas. O movimento de conscientização nessa quarta (16) teve palestra, teatro, orientações, decorações econfecção de material motivacional. Realizado pela Prefeitura de Sumaré, por meio das Secretarias Municipais deSaúde e de Inclusão e Assistência Social, a programação começou logo pela manhã, no CAPS AD (Centro de AtençãoPsicossocial – Álcool e Drogas), localizado na região do Picerno. Após palestra, apresentação teatral eexposição das peças produzidas pelos assistidos do programa, foi oferecido um delicioso café da manhã. Na BEM(Base de Excelência da Mulher) as usuárias contaram com explicações e orientações em vídeos, enquanto que aTenda informativa esteve na feira noturna do Macarenko.

Durante o mês estão previstas diversas atividades nas USFs (Unidades de Saúde da Família), UBS (UnidadesBásicas de Saúde), CAPS e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), incluindo palestras, orientações, bate-papo individual e confecção de cartazes motivacionais. No encerramento da programação, dias 29 e 30,acontecerão sessões de Psicoterapia com agendamento dos horários. Como parte da programação, a Prefeiturainaugurou no último dia 10 o Espaço de Cuidado Integral ao Trabalhador da Saúde (ECITS), ao lado do PA NovaVeneza. Assim como o nome, a unidade vai oferecer atendimento de práticas integrativas aos servidores do setorde saúde do Município, ou seja, será um grande apoio a essa categoria profissional que tem atuado na linha defrente nesse período de pandemia do coronavírus.

Publicidade

“Neste Setembro Amarelo, reconhecido como mês de Prevenção ao Suicídio, reforçamos o alerta e a necessidade deconscientização da população, pois segundo o site oficial do Setembro Amarelo, o suicídio é um problema desaúde pública, e o número de vítimas é superior aos de doenças como AIDS e alguns tipos de câncer. Éextremamente importante identificar as pessoas que precisam de cuidado nesse sentido e encaminhá-las paratratamento nas unidades de Saúde do Município”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

Realizado desde 2015, o Setembro Amarelo foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federalde Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidadestambém adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site doCVV, representa a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. Adata é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio com o respaldo da OrganizaçãoMundial da Saúde (OMS). O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode serevitado.

“Nossas equipes estão sempre prontas para ouvir, acolher, apoiar e realizar os cuidados e encaminhamentosnecessários”, reforçou Virginelli.

CAPS ADO prédio do CAPS AD – inaugurado pela Administração Municipal em dezembro do ano passado, no Portal Bordon,região do Picerno – conta com uma equipe altamente qualificada para oferecer cuidados, atenção integral econtinuada a dependentes químicos. A equipe é formada por psiquiatra, psicólogo, enfermeiro e técnicos deenfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional e recreacionista. É uma unidade de extrema importânciapara o atendimento em saúde mental, pois acolhe as pessoas que sofrem com transtornos mentais decorrentes dadependência química – e que muitas vezes são julgadas e marginalizadas. O órgão oferece atendimentointerdisciplinar para a reabilitação e inclusão social dessas pessoas.

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial realiza acolhimentos, grupos e oficinas terapêuticos (autocuidado,culinária, horta, música e ateliê aberto). Todo cuidado é planejado por meio do Plano Terapêutico Singular(PTS), elaborado junto ao paciente e à equipe de referência, seguindo sempre a necessidade individual. Alémdisso, o serviço ainda oferece suporte à família do paciente. O CAPS AD está localizado na Rua AntonietaRavagnani Tanner, nº 190, Residencial Bordon II. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

CAPACITAÇÃOCom o aumento das doenças psiquiátricas devido à pandemia do novo coronavírus e ao período de isolamentosocial, a Secretaria de Saúde de Sumaré, por meio da Rede Municipal de Saúde Mental, tem realizado capacitaçõescom as equipes dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Os colaboradores participaram de aula on-line com otema ‘Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT)’, um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto desinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais.

Os principais atendimentos em saúde mental são realizados nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), onde ousuário recebe atendimento com assistência multiprofissional e cuidado terapêutico, conforme a necessidade,próximo da família. O município conta com três unidades do CAPS: Orquídea, que presta atendimento a pacientesadultos com transtornos mentais graves e persistentes; o Infanto-Juvenil ‘Espaço Viver’, voltado a crianças eadolescentes; e, agora, o CAPS Álcool e Drogas, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outrasdrogas.

Nossa Cidade

Aberta inscrições para vagas remanecentes para ano letivo 2021. Vagas são para crianças de 0 a 6 anos

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Educação de Sumaré abre a partir de hoje, dia 28, as inscrições para as vagas remanescentes para o ano letivo de 2021.

As vagas são para crianças de 0 a 6 anos que estão fora da escola, ou seja, que ainda não frequentam creche ou escola de Educação Infantil, tanto na Rede Municipal de Ensino ou em instituições particulares conveniadas ao Proeb (Programa Municipal de Educação Básica). Neste ano, devido à pandemia do coronavírus, as inscrições são exclusivamente online, pelo site  www.sumare.sp.gov.br.

Publicidade

As inscrições seguem até as vagas disponíveis serem preenchidas. Para realizar o cadastro é preciso que os pais ou responsáveis tenham em mãos Certidão de Nascimento original da criança, documento de identidade (RG) do pai, mãe ou responsável e comprovante de residência, também em nome do pai, mãe ou responsável.

O cadastro é importante para que a Secretaria Municipal de Educação possa planejar as ações para o próximo ano letivo e fazer a distribuição das vagas de maneira a atender o maior número possível de crianças em escolas mais próximas de suas casas.

“Relizamos a primeira etapa de inscrições em setembro, porém, nem todas a vagas foram preenchidas. Vamos abrir esta segunda etapa a fim de ocupar estas demais vagas. Pedimos aos pais que têm filhos nesta idade, e que se encontram fora de creche ou escola municipal, que façam o cadastro, para que haja um planejamento e melhor distribuição das vagas do ano letivo de 2021”, explicou o secretário de Educação, Walter Lucas.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Acias promove sabatina com candidatos à Prefeitura de Sumaré

Publicado

em

Por

Na próxima semana, de 3 a 6 de novembro, a Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) realiza uma sabatina com os candidatos à prefeitura da cidade. Com o tema “Um Futuro para Sumaré: Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico e do Trabalho”, o objetivo é ouvir as propostas e o plano de governo de cada candidato. As sabatinas serão realizadas a partir das 20h, de forma virtual, e serão transmitidas ao vivo pelos canais da Acias no Facebook e no YouTube. 

A sabatina será conduzida pelo presidente da Acias, Juarez Pereira da Silva. “A intenção é abrir espaço para que todos os candidatos apresentem suas propostas de trabalho, especialmente as questões que envolvem o setor empresarial”, comentou.

Publicidade

Cada candidato será sabatinado em um dia. A ordem das participações foi definida em sorteio realizado na última quinta-feira, 22, na sede da Acias, e contou com a participação de representantes de todos os candidatos. Pelo sorteio ficou definido que Décio Marmirolli será sabatinado no dia 03, Guilherme Dall´Orto no dia 04, Roberto Guimarães no dia 05 e Luiz Dalben no dia 06.

Os encontros terão cerca de uma hora e o tempo será dividido entre a apresentação do candidato, perguntas realizadas pelo presidente da Acias, encerramento do candidato e encerramento da Acias.

Juarez Pereira da Silva lembra que todo time da Acias, principalmente os diretores, está envolvido na sabatina para que os encontros sejam produtivos e discutam temas de interesse de toda a população. “Temos uma diretoria engajada, que conhece as necessidades de todas as regiões da cidade. O encontro será uma excelente oportunidade para conhecer com profundidade os projetos dos candidatos para questões importantes como segurança, mobilidade urbana, comércio e geração de empregos”, afirma Silva.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Dois candidatos a reeleição para vereador de Sumaré estão com registros indeferidos. Total de 35 são inaptos

Publicado

em

Por

A Justiça Eleitoral indeferiu em primeira instância os registros de 29 dos 439 candidatos a vereador em Sumaré aprovados pelas convenções partidárias e que apresentaram suas candidaturas ao Cartório Eleitoral. Outros seis renunciaram. Assim, 404 registros foram deferidos, bem como foram deferidos todos os pedidos de registro de candidaturas a prefeito e vice-prefeito.

O processo de registro de candidatura abrange a análise das condições de elegibilidade e eventuais inelegibilidades dos pretendentes. Os que foram deferidos cumpriram as exigências legais.

Publicidade

No caso das eleições municipais, o primeiro grau é a zona eleitoral, que tem o juiz eleitoral como julgador. 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o órgão recursal, a segunda instância. Dos 35 candidatos inaptos, seis renunciaram a suas candidaturas. Estes estão definitivamente de fora da disputa por uma vaga à Câmara.

Confira a Lista

Indeferido:

  1. Akira 
  2. Amanda Becker
  3. Beto Gago
  4. Carioca
  5. Ceará do Picerno
  6. Claudemir de Souza
  7. Dra Mariana Vieira 
  8. Edgardo Cabral
  9. Edmilson
  10. Evaldo Pezão
  11. Fabio Pesqueiro Anzol de Ouro
  12. Iara Camargo
  13. José Carlos da Agencia
  14. José Neto 
  15. Lucas da Farmácia
  16. Madalena Futebol Feminino 
  17. Márcio Brianes (Reeleição)
  18. Melancia
  19. Pastor Germinio Souza
  20. Paulo Valente
  21. Peixe da Agropecuária
  22. Priscila Holanda
  23. Pr Lucas
  24. Silvia Sumaré
  25. Thiago Silva
  26. Tio João do Pastel
  27. Toninho Sumaré
  28. Valdir de Oliveira (Reeleição)
  29. Zelão Campos

Renúncia:

  1. Chiquinho Politizador
  2. Claudemar do Picerno
  3. Francisco Baiano 
  4. Ricardo Torres 
  5. Soro
  6. Três pontes

Continue Lendo