Connect with us

Nossa Cidade

Parceria entre SAMU Sumaré e Hospital Estadual garante mais agilidade no atendimento a pacientes com AVC

Publicado

em

hospital-sumare

Provocado pelo rompimento ou obstrução de um vaso sanguíneo no cérebro, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma emergência médica que ocorre quando há interrupção do fluxo sanguíneo nos vasos cerebrais por entupimento (isquêmico) ou rompimento de algum desses vasos (hemorrágico). Seja qual for a ocorrência, pode provocar lesão da área cerebral afetada. O diagnóstico rápido e preciso, aliado à adoção de todas as medidas necessárias para o início imediato do tratamento, podem ser decisivos para salvar a vida do paciente e minimizar sequelas da doença.

Agilizar a chegada do paciente ao diagnóstico, que acontece por meio do exame de tomografia, é o objetivo principal da parceria entre o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) municipal e regional e o HES (Hospital Estadual de Sumaré) que, segundo o SAMU Sumaré, tem alcançado resultados positivos nos indicadores de atendimento a casos de AVC e índices próximos ao estabelecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com taxa de mortalidade abaixo de 9%.

“No município contamos também com um importante aliado, presente em mais de dois mil hospitais do mundo todo e, em Sumaré, foi implantado no Hospital Estadual: o projeto ‘Angels’, que tem contribuído muito para a melhoria da qualidade do serviço prestado a pacientes com acidente vascular cerebral”, disse o secretário de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli.

O ‘Angels’ é uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim, companhia farmacêutica de origem alemã, que qualifica hospitais (públicos e privados) na implantação de protocolos de atendimento a pacientes com AVC. O projeto possui várias etapas: primeiramente há uma visita diagnóstica para conhecimento dos processos de qualidade e como é feito o atendimento na teoria e na prática. Em seguida, são elaborados os treinamentos teóricos de capacitação para todos os núcleos envolvidos e, posteriormente, segue o trabalho de monitoria e a certificação.

Em junho, a equipe do SAMU Sumaré participou da apresentação de resultados e da certificação do projeto no Hospital Estadual, juntamente com o supervisor de Enfermagem do HES, Hilton Carlos Rodrigues, e foi homenageada pelos resultados que o município tem atingido desde a implantação do ‘Angels’ em 2020.

Publicidade

“O atendimento rápido e preciso salva vidas! Ficamos agradecidos e satisfeitos com essa parceria do SAMU Sumaré e Hospital Estadual. Parabéns a todos os profissionais envolvidos nesse importante trabalho em prol da saúde da população sumareense”, finalizou o prefeito Luiz Dalben.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook