Nossa Cidade
Pat 42.485 atendimentos em 6 meses
Nos seus primeiros seis meses de atividades, o “É Pra Já”, serviço municipal unificado lançado em maio deste ano pela prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, já realizou 42.485 atendimentos a trabalhadores, micro e pequenos empresários e empreendedores autônomos da cidade. O “É Pra Já” da Prefeitura de Sumaré está localizado na Praça das Bandeiras, nº 650, no Centro – em frente à Praça Central Manoel de Vasconcellos. No local, funcionam cinco serviços que antes eram oferecidos à população de forma descentralizada: o MEI (Microempreendedor Individual), a Agência do Banco do Povo Paulista, o posto local do Ministério do Trabalho e Emprego, o PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador) e o PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor) do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo).
E quem já foi beneficiado pela praticidade e qualidade dos serviços prestados gratuitamente no novo prédio, estilo “Poupatempo”, costuma se impressionar positivamente com a rapidez, agilidade e atenção dispensada pelas equipes. É o caso dos repositores Patrícia Francisca de Souza Santos e Lucas Ramon, dois das dezenas de colaboradores da Dicico contratados através do PAT Sumaré, que elogiaram a agilidade e o atendimento do serviço municipal.
“A localização (do ‘É Pra Já’) é muito boa e o atendimento foi excelente. Logo que ficamos sabendo das vagas, enviamos currículo e alguns dias depois já fomos chamados para realizar a entrevista”, disse Patrícia.
A vendedora Danila Camargo, além de ter conseguido o emprego na Dicico através do PAT Sumaré, indicou o serviço para sua cunhada. “Logo depois que fui contratada, indiquei para minha cunhada, que estava desempregada na época. Não demorou muito ela também conseguiu um emprego em uma drogaria da cidade. O PAT Sumaré é um meio ágil de conseguir um trabalho. Indico a quem precisar”, comentou.
SERVIÇOS
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Sumaré, por exemplo, funcionava antes no Centro Administrativo de Nova Veneza. A mudança do PAT para o “É Pra Já” era prevista desde o início do projeto. E é este o serviço que realiza o maior número de atendimentos do local, num total de 38.640 nos seis primeiros meses, entre seguro desemprego, captação de vagas, e efetuação de cadastros de trabalhadores.
Os equipamentos e móveis do PAT no “É Pra Já” são todos novos, e foram adquiridos pela Prefeitura recentemente. “O objetivo dessa mudança de endereço do PAT é sempre atender melhor as pessoas, como está no Plano de Governo da prefeita Cristina Carrara. O novo espaço é muito melhor para a equipe do PAT, e temos um espaço melhor também para oferecer às empresas que desejam entrevistar os candidatos”, explicou o superintendente municipal de Trabalho e Emprego, Alfredo Albuquerque Mangueira.
Também está instalada no prédio do “É Pra Já” a Agência do Ministério do Trabalho e Emprego, dedicada a emitir 1ª e 2ª vias da carteira de trabalho, seguro desemprego, homologações, registros profissionais, orientações trabalhistas, entre outros, num total de 2.498 atendimentos desde maio.
Outro serviço prestado no local é o de abertura de MEI (Micro Empreendedor Individual), com total de 1.047 atendimentos desde maio, indicado para a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter 1 (um) empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
E também a Agência Sumaré do Banco do Povo Paulista, que realiza empréstimos de R$ 200 a R$ 20 mil, em até 36 vezes e com juros de 0,35% ao mês, aos autônomos, micro e pequenos empresários locais.
O “É Pra Já” da Prefeitura de Sumaré está localizado na Praça das Bandeiras, nº 650, no Centro – em frente à Praça Central Manoel de Vasconcellos.