Connect with us

Nossa Cidade

Pavimentação asfáltica na Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos

Publicado

em

Teve início nessa quarta-feira, a pavimentação asfáltica e sinalização de trânsito da Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos, mais conhecida como “Estrada da PPG” – via de acesso à região da Área Cura pela Rodovia Anhanguera (km 107).

A estrada recebe obras de revitalização e duplicação promovidas pela Prefeitura de Sumaré. O prefeito Luiz Dalben e deputado estadual Dirceu Dalben acompanharam os trabalhos.

Além da pavimentação de cerca de 16 mil m² da via, e do recapeamento do trecho já existente, outras benfeitorias fazem parte do pacote, como ciclovia, canteiro central, arborização, iluminação pública e calçada para pedestres.

Na semana passada, a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizou a troca da tubulação da bacia próxima à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Jardim Aclimação. No local, parte baixa da Estrada, também acontece a substituição do tubo em zinco, com extensão de um metro, por dois tubos de concreto de 1,5 metro. A intenção é melhorar a vazão da água, especialmente em períodos chuvosos, evitando alagamentos.

As obras de revitalização e duplicação da Estrada Municipal Américo Ribeiro dos Santos está sendo custeada com recursos próprios do Município, com investimento aproximado de R$ 6 milhões.

“A pavimentação dessa estrada de grande importância para Sumaré é mais uma etapa da obra que vai beneficiar milhares de pessoas, facilitando o deslocamento da população e garantindo mais segurança no trânsito. Mais um grande investimento em mobilidade que fazemos para o desenvolvimento da região Cura e que contribui para o desenvolvimento de toda a cidade”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Nossa Cidade

Sumaré revitaliza Área de Esportes e Lazer no Parque Florença

Publicado

em

Por

As equipes da Prefeitura de Sumaré iniciaram nessa terça-feira, dia 26, mutirão para revitalizar a Área de Esportes e Lazer do Parque Florença, na região central da cidade. Estão envolvidas nessa ação as secretarias municipais de Meio Ambiente – com o Projeto Replantar – e de Serviços Públicos.

A ação contempla reparos nos pontos de iluminação pública, manutenção da poda das árvores existentes, roçagem e limpeza do terreno, preparação do solo para o plantio de grama e de mudas de árvores nativas e frutíferas para Arborização Urbana. No total, serão cerca de 70 novas árvores.

Em todo o município, a Administração Municipal segue com as atividades de manutenção de áreas verdes, a exemplo da Rua Crenac, na região do Picerno, e do Jardim Conceição, Davina e Vitória que receberam o trabalho esse ano.

“Sumaré é uma cidade mais verde! Nos últimos quatro anos, executamos o plantio de mais de 30 mil árvores, beneficiando todas as regiões da cidade. Somente em 2020, foram 10 mil novas árvores pela cidade, proporcionando mais qualidade de vida para a população sumareense”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Período chuvoso requer manutenção constante nas estradas rurais em Sumaré

Publicado

em

Por

Período chuvoso requer manutenção constante nas estradas rurais. A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, dá continuidade nessa semana à recuperação dessas vias de acesso aos bairros e propriedades rurais do Município. Alguns trechos apresentam pontos mais críticos por causa dos problemas decorrentes do uso intenso somado às ações das fortes chuvas. Além do Taquara Branca, que recebe os serviços nessa terça (26), recentemente contaram com melhorias as chácaras Cruzeiro do Sul, Dante Marmirolli, Chácaras Recreio Primavera, entre outras.

As intervenções de recuperação visam oferecer condições mais adequadas para o tráfego de veículos, inclusive caminhões que fazem o escoamento da produção agrícola das propriedades localizadas nesta região. “Temos promovido constantemente benfeitorias das condições de mobilidade dessas estradas, com os trabalhos intensificados nesse período chuvoso. A conservação é muito importante, já que beneficia agricultores e sitiantes residentes e usuários das vias públicas, ou seja, moradores e trabalhadores da nossa área rural”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Todos os equipamentos e mão de obra utilizados na manutenção das vias rurais são da Prefeitura de Sumaré. “Estamos sempre trabalhando na conservação das estradas, mas quando chove, a estrutura volta à estaca zero. Daí, é preciso fazer tudo novamente”, explicou o secretário de Serviços Públicos Aparecido Fernandes.

Bom destacar que além do nivelamento do solo e curvas de nível, com retroescavadeira, rolo compactador (pé de carneiro) e patrol motoniveladora, a Administração Municipal utiliza também material reciclado pela Usina Municipal de Processamento de RCCs (Resíduos da Construção Civil). Com produção de 45 toneladas/hora a matéria-prima é utilizada em serviços de infraestrutura na cidade, inclusive estradas rurais, e na compactação de solo (que antecede obras de asfaltamento) da área urbana, resultando em economia para o Município.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeito Luiz Dalben é empossado como membro titular do Conselho de Orientação do Fundocamp

Publicado

em

Por

O prefeito Luiz Dalben foi empossado nesta terça-feira, dia 26, como membro titular do Conselho de Orientação do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas), que tem como objetivo supervisionar a aplicação dos recursos financeiros do Fundo para ações e projetos metropolitanos. A posse ocorreu durante primeira reunião do ano do órgão, em Campinas. Durante o encontro também foram deliberados os pareceres técnicos de alguns projetos nas áreas de saúde, mobilidade urbana e segurança da cidade, que seguirão para as próximas etapas de implantação.

O Fundocamp está vinculado à Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e, entre suas funções, está financiar e investir em programas e projetos de interesse da RMC e contribuir com recursos técnicos e financeiros para a melhoria dos serviços públicos municipais, para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sócio-econômico da região.

Também fazem parte do Conselho de Orientação o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, eleito como presidente, o prefeito de Morungaba, Marco Antônio de Oliveira, além dos membros do Estado, Carmen Elias, Maurício Hoffmann e Juliana Pasti Villalba.

“Nosso objetivo é trabalhar para o crescimento de toda a região, considerando os problemas e dificuldades de cada cidade, sempre com planejamento e gestão eficiente. Analisamos a aplicação de recursos para o crescimento individual e integrado, construindo uma região forte e firme nos propósitos. Nosso objetivo discutir os problemas de cada um e encontrar soluções conjuntas, visando sempre o desenvolvimento da região e oferta de serviços de excelência para a população”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo