Connect with us

Policial

PM apreende explosivos no Parque Bandeirantes

Published

on

A Polícia Militar apreendeu na tarde de domingo, 40 explosivos escondidos em uma mala no Jardim Bandeirantes, em Sumaré. A mala estava abandonada na Rua Doutor Fernando Luiz Neto, por volta das 13h.

De acordo com a PM, os agentes foram até o local após uma denúncia e encontraram a mala. Ao abri-la, constataram que se tratava de explosivos. A mala estava em meio a entulhos na via pública.

Os agentes acionaram o GATE (grupo de Apoio Tático Especial), que foi até o local e constatou que os explosivos não ofereciam perigo, removendo o material da via pública.

Em seguida, os policiais foram até um matagal, onde detonaram o material apreendido. Nenhum responsável pelos explosivos foi identificado. O caso foi registrado no Plantão Policial de Sumaré e será investigado pela Polícia Civil de Sumaré.

Policial

GM detêm homem por importunação sexual no Virgílio Viel

Published

on

Um homem foi detido pela ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), na segunda-feira (27), por importunação sexual no bairro Virgílio Viel.

A equipe da GM realizava patrulhamento pelo bairro quando foi abordada por duas mulheres que queixaram-se de assédio sexual pelo tio do namorado de uma delas.

As duas estavam na casa do acusado, juntamente com o primo e o namorado de uma delas e quando os dois saíram, o suspeito teria passado a mão em partes íntimas de uma das jovens.

Ainda de acordo com a versão das jovens, o homem teria colocado o pênis para fora da bermuda e se masturbou na frente delas. Elas saíram da residencia e encontraram com os GMs, relatando o ocorrido.

Os envolvidos foram levados ao Plantão Policial de Sumaré, onde prestaram depoimento. O delegado de plantão ratificou a prisão em flagrante do homem por importunação sexual.

Continue Reading

Policial

Sumaré registra queda de 21,30% nos índices de criminalidade no primeiro semestre de 2020

Published

on

Sumaré continua registrando queda nos índices de criminalidade. O número de ocorrências policiais registradas no município durante o primeiro semestre deste ano caiu 21,3% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam que em 2020, de janeiro a junho, foram registrados 2.441 delitos. Em 2019, no mesmo período, foram 3.102, entre roubos e furtos diversos, homicídios, lesão corporal, entre outros.

“Sumaré está mais segura e a queda nestes índices é resultado direto da eficácia das medidas de segurança adotadas na cidade, e confirma a produtividade das forças policiais (civil e militar), em parceria com a nossa Guarda Municipal. Todo esse esforço e dedicação tem se mostrado positivamente nas estatísticas. Agrademos a dedicação de cada membro das corporações por trabalham diariamente para proteger a vida da nossa população”, declarou o prefeito Luiz Dalben.

Entre os índices de criminalidade que obtiveram maior queda estão às ocorrências de roubo de cargas com redução de 50%, lesão corporal culposa por acidente de trânsito com redução de 32,9% e furtos de veículos e outras naturezas com queda de 27,2% no número de registros. Sumaré também reduziu os casos de estupro em 18,75%.

Os índices de segurança são constantemente analisados pela Guarda Municipal de Sumaré e são essenciais para a adoção de diretrizes que contribuam para reforçar a segurança da população. Além disso, desde 2017, a Administração Municipal tem realizado importantes investimentos na corporação.

“A segurança da nossa população sempre foi uma das nossas prioridades, tanto que os últimos três anos foram de investimentos e muitos avanços. Temos acompanhado uma redução significativa da criminalidade e a Administração Municipal não tem medido esforços para auxiliar os órgãos de segurança, inclusive os estaduais”, reforçou o vice-prefeito, Henrique Stein Sciascio.

Investimentos

Para lidar com ocorrências de maior grau de periculosidade foi criada a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal). A sede da GM ganhou a CECOM (Central de Comunicação e Monitoramento), um novo sistema operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências. Novas viaturas e uma Base Móvel para o Canil, uniformes e equipamentos também foram entregues para a corporação. Os GMs Agentes de Fiscalização Ambiental foram regulamentados no Município e trabalham em conjunto com o GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda.

O sistema de videomonitoramento foi ampliado e câmeras foram instaladas nas escolas municipais e unidades de saúde, além do Cemitério da Saudade, que não registrou mais furtos após a implantação do sistema. A Guarda Municipal também passou a operar com tablets, agilizando as ocorrências. As operações Bar Legal, Saturação, Pancadão e Chorume e cursos de atualização foram intensificados.

Houve a entrega de novas viaturas para o Departamento de Trânsito, capacitações para os agentes, reforço nas operações e na sinalização de trânsito. Com melhor sinalização, organização e trabalho de conscientização, a segurança também aumentou no trânsito: os números apontam para uma redução de 55% na quantidade de acidentes com óbitos entre janeiro a junho de 2020, em comparação com o mesmo período do ano de 2016.

Continue Reading

Policial

‘Operação Sossego’ da GM de Sumaré põe fim a ‘pancadão’ no Picerno

Published

on

Mais de 500 pessoas que participavam nesse domingo (19) de um ‘pancadão’ na Avenida Fuad Assef Maluf, principal via da região do Picerno, foram dispersas durante a ‘Operação Sossego’ realizada pela Guarda Municipal de Sumaré, em conjunto com o departamento de fiscalização de postura e a Polícia Militar.

A blitz que aconteceu em todas as regiões do Município teve como foco coibir aglomerações e a perturbação do sossego. Iniciada na sexta, as equipes percorreram os bairros: Centro, Picerno e Luiz Cia (sexta), Matão e Área Cura (sábado), e Maria Antonia, Dall´Orto e Picerno (ontem). A Guarda recebeu nesse final de semana 79 solicitações por perturbação de sossego. “A situação mais complicada aconteceu durante o pancadão no Picerno, pois flagramos motoqueiros com passageiros sem capacete, carros atrapalhando o trânsito, pessoas sem máscara descumprindo o isolamento social, som alto e etc”, explicou a Comandante da GM, Simone Nery.

Além das ações diárias, A GM tem realizado constantemente essas blitz noturnas visando preservar o sossego público. Também conhecida como Operação Bairro Seguro, a ‘blitz’ tem o intuito de inibir e coibir possíveis delitos. Essas atividades preventivas ocorrem em vários pontos do Município, de acordo com os índices de cada região, e resultam em números estatísticos positivos.

“As forças de Segurança, junto com os departamentos técnicos responsáveis, estão fazendo um grande trabalho de orientação da população. Além de desfazer as aglomerações, os agentes reforçam as recomendações sanitárias, visando o apoio e conscientização dos cidadãos”, reforçou o prefeito Luiz Dalben.

Na abordagem da “Operação Sossego” também foi realizada a averiguação de veículos e pessoas. Para denunciar, o munícipe deve entrar em contato pelos telefones 190, 153 ou (19) 3873-2656.

Continue Reading