PM inovam e deflagram múltiplas ‘Operações Sossego’ ao mesmo tempo

A Prefeitura de Sumaré e a Polícia Militar do Estado de São Paulo inovaram no último final de semana e deflagram três “Operações Sossego” ao mesmo tempo, em três pontos distintos da cidade cujas vizinhanças vinham sofrendo com a perturbação e o abuso do volume do som causados pelos chamados “batidões” ou “fluxos”. As blitze aconteceram entre a sexta, dia 30 de outubro, e o domingo, dia 1º de novembro, sempre das oito horas da noite às 3 horas da manhã seguinte, nas praças do Angelo Tomazin, do Jardim dos Ipês (ambas na Região do Maria Antonia) e do Bom Retiro (na Área Cura).

O novo formato das operações foi considerado um sucesso absoluto: nestes locais, nestes dias e horários, não houve aglomerações de veículos e pessoas que causassem perturbação aos transeuntes e vizinhos. (Nas semanas anteriores, quando as ações ainda eram concentradas em um único local a cada noite, também houve sucesso na diminuição da perturbação, por exemplo, na Região do Picerno.)

Em cada ponto fiscalizado nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, havia em torno de 12 viaturas, com até 30 agentes públicos dos diversos órgãos parceiros. Participaram guarnições da PM e da GCM (Guarda Civil Municipal), Agentes Municipais de Trânsito e Fiscais Municipais de Posturas e de Tributação.

No último final de semana, apenas a Polícia Militar aplicou 120 multas nos três pontos fiscalizados, além de ter apreendido nada menos que 21 veículos, por motivos diversos. Já os Agentes de Trânsito aplicaram outras 145 autuações, a maioria por estacionamento irregular e falta do uso do cinto de segurança (que é obrigatório para todos os passageiros do veículo).

Estas aglomerações costumam mudar de “endereço” constantemente, por isso são monitoradas constantemente pelo Poder Público. Também é comum a maciça presença de motoristas de outras cidades, muitas vezes em grupos grandes.

Mas tanto a prefeita Cristina Carrara quanto o comando do 48º Batalhão da PM já adiantaram que novas blitze da “Operação Sossego”, neste novo formato “intensificado”, podem ocorrer a qualquer momento, em qualquer local da cidade.

“Desde o início do nosso governo estabelecemos esta parceria com a PM e criamos a ‘Operação Sossego’, que tem dado um bom resultado e controlando os abusos nas diversas regiões de Sumaré. Mas como os casos de abuso não cessam, o que é um problema verificado tanto em Sumaré quanto nas demais cidades da nossa região, chegou o momento de intensificarmos este trabalho e aperfeiçoarmos a sistemática de campo, inclusive aprimorando e regulamentando a legislação, criando assim os mecanismos legais para efetivamente punir os infratores”, afirmou a chefe do Executivo.

SOM ALTO

Por isso, a prefeita adiantou que, em breve, a fiscalização dos motoristas que abusam do volume do som dos seus veículos deve ser ampliada. Uma comissão formada por representantes de diversas secretarias municipais e pela Procuradoria Geral do Município já analisa a legislação municipal existente, bem como exemplos de outras cidades próximas, para garantir formas eficazes de aplicação das regras que limitam o volume máximo dos carros – tanto dos estacionados quanto daqueles que transitam “causando”.