Connect with us

Nossa Cidade

Por indicação do Deputado Dalben, dupla sumareense Chico Amado e Xodó é homenageada com o Prêmio Inezita Barroso

Publicado

em

A 4ª edição do Prêmio Inezita Barroso reuniu nesta sexta-feira (06), na Alesp, grandes nomes da cultura caipira e música de raiz do Estado de São Paulo, incluindo os sumareenses Chico Amado e Xodó.

A dupla foi homenageada com o prêmio após indicação do deputado estadual Dirceu Dalben (PL), que também é de Sumaré.

O Prêmio Inezita Barroso foi instituído por meio da Resolução 910/2016 e é uma homenagem do Legislativo Paulista às pessoas, entidades ou grupos que contribuem significativamente com a cultura caipira de raiz. Nesta edição, foram entregues 12 homenagens, todas aprovadas pela Comissão de Educação e Cultura, da qual o deputado Dalben é membro. Para a próxima edição do Prêmio, em 2021, os deputados querem ampliar a quantidade de homenageados, permitindo também que a população de todo o Estado de São Paulo realize indicações.

“Chico Amado e Xodó são prata da casa! São de Sumaré, cidade onde eu moro, onde cresci e construí minha família. Estamos muito honrados em poder homenagear esta dupla de sucesso que mantém viva a música sertaneja em todo nosso estado e país, e também levam o nome de Sumaré para o Brasil afora. Chico Amado, além de cantor ao lado de seu irmão Xodó, também é compositor de muitos sucessos, como “Vai dar Namoro” (Bruno e Marrone), “Na sola da bota” (Rionegro e Solimões), “Tá Bombando” (Eduardo Costa), entre muitos outros. E uma coisa que Inezita Barroso sempre fazia questão de citar em seus programas era justamente o nome dos compositores, valorizando a todos eles. Fica aqui então nossa homenagem aos nossos amigos Chico Amado e Xodó por tudo que já contribuíram e contribuem com a música de raiz. Em nome deles, estendo meus cumprimentos a todos os demais homenageados. Este prêmio faz justiça ao trabalho de todos vocês!”, destacou o deputado Dalben durante a sessão solene.

A dupla, que lançou seu primeiro disco em 1991, agradeceu ao deputado pela homenagem. “Estamos muito felizes com este gesto do nosso deputado Dirceu Dalben, em reconhecer nosso trabalho e nos agraciar com um prêmio tão grandioso quanto é o Prêmio Inezita Barroso”, disse Chico Amado. “Estamos muito honrados”, reforçou Xodó. Durante a sessão solene, a dupla apresentou a música “Recordação”, “para recordar tudo que Inezita Barroso representa para a nossa música sertaneja”, disse Chico Amado. Inezita nasceu em 4 de março de 1925 e faleceu no dia 08 de março de 2015, aos 90 anos de idade. Com uma carreira consagrada, ela foi uma das primeiras mulheres a fazer história no cenário da música caipira.

Publicidade

Além do deputado Dalben, outras autoridades de Sumaré acompanharam a homenagem à dupla Chico Amado e Xodó. Estiveram presentes na sessão solene a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sumaré, Mara Dalben – representando o prefeito Luiz Dalben –, o secretário de Comunicação do município, Silvestre Gonçalez, o procurador-geral do município, Dr. Israel Azenha, e o vereador Josué Cardozo.

Homenageados na 4ª Edição do Prêmio Inezita Barroso

Chico Amado e Xodó

Mauri Lima e Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia

Adalberto Tadeu Baptista (Beto do Lolo)

Publicidade

Festival do Folclore de Olímpia

Filpo Ribeiro

Guaracy Júnior

Irineu Santos

OSCIP Sentimento Sertanejo

Publicidade

Pereira da Viola

Teodoro & Sampaio

Dorinho (In Memorian)

Douglas e Kauan

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook