Nossa Cidade
Por indicação do Deputado Dalben, dupla sumareense Chico Amado e Xodó é homenageada com o Prêmio Inezita Barroso
A 4ª edição do Prêmio Inezita Barroso reuniu nesta sexta-feira (06), na Alesp, grandes nomes da cultura caipira e música de raiz do Estado de São Paulo, incluindo os sumareenses Chico Amado e Xodó.
A dupla foi homenageada com o prêmio após indicação do deputado estadual Dirceu Dalben (PL), que também é de Sumaré.
O Prêmio Inezita Barroso foi instituído por meio da Resolução 910/2016 e é uma homenagem do Legislativo Paulista às pessoas, entidades ou grupos que contribuem significativamente com a cultura caipira de raiz. Nesta edição, foram entregues 12 homenagens, todas aprovadas pela Comissão de Educação e Cultura, da qual o deputado Dalben é membro. Para a próxima edição do Prêmio, em 2021, os deputados querem ampliar a quantidade de homenageados, permitindo também que a população de todo o Estado de São Paulo realize indicações.
“Chico Amado e Xodó são prata da casa! São de Sumaré, cidade onde eu moro, onde cresci e construí minha família. Estamos muito honrados em poder homenagear esta dupla de sucesso que mantém viva a música sertaneja em todo nosso estado e país, e também levam o nome de Sumaré para o Brasil afora. Chico Amado, além de cantor ao lado de seu irmão Xodó, também é compositor de muitos sucessos, como “Vai dar Namoro” (Bruno e Marrone), “Na sola da bota” (Rionegro e Solimões), “Tá Bombando” (Eduardo Costa), entre muitos outros. E uma coisa que Inezita Barroso sempre fazia questão de citar em seus programas era justamente o nome dos compositores, valorizando a todos eles. Fica aqui então nossa homenagem aos nossos amigos Chico Amado e Xodó por tudo que já contribuíram e contribuem com a música de raiz. Em nome deles, estendo meus cumprimentos a todos os demais homenageados. Este prêmio faz justiça ao trabalho de todos vocês!”, destacou o deputado Dalben durante a sessão solene.
A dupla, que lançou seu primeiro disco em 1991, agradeceu ao deputado pela homenagem. “Estamos muito felizes com este gesto do nosso deputado Dirceu Dalben, em reconhecer nosso trabalho e nos agraciar com um prêmio tão grandioso quanto é o Prêmio Inezita Barroso”, disse Chico Amado. “Estamos muito honrados”, reforçou Xodó. Durante a sessão solene, a dupla apresentou a música “Recordação”, “para recordar tudo que Inezita Barroso representa para a nossa música sertaneja”, disse Chico Amado. Inezita nasceu em 4 de março de 1925 e faleceu no dia 08 de março de 2015, aos 90 anos de idade. Com uma carreira consagrada, ela foi uma das primeiras mulheres a fazer história no cenário da música caipira.
Além do deputado Dalben, outras autoridades de Sumaré acompanharam a homenagem à dupla Chico Amado e Xodó. Estiveram presentes na sessão solene a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sumaré, Mara Dalben – representando o prefeito Luiz Dalben –, o secretário de Comunicação do município, Silvestre Gonçalez, o procurador-geral do município, Dr. Israel Azenha, e o vereador Josué Cardozo.
Homenageados na 4ª Edição do Prêmio Inezita Barroso
Chico Amado e Xodó
Mauri Lima e Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia
Adalberto Tadeu Baptista (Beto do Lolo)
Festival do Folclore de Olímpia
Filpo Ribeiro
Guaracy Júnior
Irineu Santos
OSCIP Sentimento Sertanejo
Pereira da Viola
Teodoro & Sampaio
Dorinho (In Memorian)
Douglas e Kauan