Connect with us

Nossa Cidade

Praça do Macarenko terá ampla programação cultural dias 8 e 9 de novembro

Publicado

em

A população de Sumaré terá dias 8 e 9 de novembro, na Praça do Macarenko, uma ampla programação cultural. É a mostra inédita do Aviva Cultura, que contará com a participação de artistas sumareenses. O evento da ACRIART – Associação Cristã de Artistas será realizado via Programa de Incentivo à Cultura Estadual (ProAc) com o apoio da Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer. O projeto chega pela primeira vez ao Município para fomentar a cultura local, dentro da proposta de valorizar os artistas. A ação conta com o patrocínio do supermercado Cobrava, por meio do ProAC, que garantirá a estrutura e a premiação aos vencedores do concurso que foram selecionados após uma curadoria detalhada. “Essa Mostra do Aviva Cultura é uma excelente oportunidade para que os artistas sumareenses possam expor seu talento nos mais diferentes estilos artísticos, como Dança, Teatro, Circo, Moda, Música, Artes Plásticas, entre outras modalidades”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

A abertura tem início na sexta-feira (08), às 19h, com a exposição fotográfica “Sumaré Linha do Tempo”. As fotos antigas do município serão dispostas em ordem cronológica, já que a ideia é mostrar a evolução do povoamento através das fotografias. Na sequência haverá a apresentação do espetáculo de dança “Essência”.

Já no sábado (09), a programação tem início 9h, e reserva durante todo o dia a exposição dos trabalhos do artista plástico Alexandre Augusto Garia, com pinturas e gravuras. O público poderá assistir ainda a apresentação dos espetáculos ‘A Turma dos Sapecas’, que traz músicas infantis famosas e brincadeiras, com foco na valorização da amizade; e ‘Amor de Porteira’, cuja história se passa em um sítio do interior de Minas Gerais e mostra o desentendimento e a separação de João do Brejo e Maria Rosa.

Tem ainda a atividade recreativa inspirada nas gincanas televisivas, com provas de conhecimento através de jogos (perguntas e respostas, musicais, soletrando, bexigas, etc), num ambiente de interação, integração e aprendizagem. E muito malabarismo e arte circense, com Camila Cardoso Silva. O desfile de época prevê revelar a moda através dos tempos – 1910 a 2000 – seus fatos históricos e sua evolução. Também serão exibidos figurinos de época e temas de filmes. A paródia “Papo de Caipira”, com Antônio Daniel do Carmo e Ana Pereira, também é uma peça divertida que traz em cena o diálogo entre um casal de caipiras que, de um modo bem pitoresco, falam dos bichos da roça numa “prosa” cheia de duplo sentido. E terá ainda a apresentação musical “A arte conecta e transforma”, com Liane Carpani, que lançou seu primeiro álbum autoral em todas as plataformas de streaming em julho deste ano.

 

O concurso

Os critérios de avaliação dos participantes do concurso Aviva Cultura levaram em conta a originalidade e a criatividade. Os vencedores se apresentam nesta Mostra e serão premiados com valores de R$ 500 a R$ 1.500. O Aviva Cultura foi desenhado para propiciar um conjunto de atrações artísticas e culturais em diversas cidades do Estado de São Paulo, e Sumaré é um dos municípios a receber o projeto. Para o diretor do projeto, Fabiano Moreira, a vontade era selecionar todos. “É muito difícil escolher só algumas obras, pois recebemos materiais impressionantes. Para não cometer injustiça, temos que ser bastante rígidos com os critérios de avaliação. No final, montamos uma programação multicultural, que fortalece os artistas e propicia a oportunidade de a população ter acesso a diferentes formas de arte”.

 

 

 

Continue Lendo

Nossa Cidade

Equipe da Defesa Civil recebe treinamento de emergência em enchentes

Publicado

em

Por

A equipe da Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança de Sumaré participou nesse domingo (19), de um treinamento especial.

A atividade sobre Segurança em Operações de Emergência em Enchentes aconteceu na piscina do Centro Esportivo ‘Vereador José Pereira’.

Os participantes receberam instrução teórica sobre equipamentos de proteção individual, análise de risco em ambientes inundados, equipamentos de operação em meio aquático, técnica de condução e abordagem de vítima em meio aquático, e sistemas de redução de força para transposição de materiais e vítimas. “Esses treinamentos são fundamentais, pois dão condições aos integrantes da nossa Defesa Civil prestarem o melhor atendimento em casos de emergência”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré mais verde: Cerca de 9 mil mudas de árvores são plantadas pela Prefeitura em 2019

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré, por meio de sua Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente, vem realizando nos últimos anos diversas ações visando a conservação e a recuperação ambiental em todas as regiões da cidade. Somente no ano de 2019, a Prefeitura promoveu o plantio de aproximadamente 9 mil mudas de árvores – parte em ampliação do projeto municipal de arborização urbana e outra parte em cumprimento a acordos de compensação ambiental. 

Desse total, no ano passado, o Meio Ambiente de Sumaré executou o plantio de 1.600 mudas de Primavera. A primeira etapa, que teve início em dezembro, compreendeu a área entre o portal da cidade até as proximidades do Viaduto Aristides Moranza, deixando mais verdes os canteiros dos dois lados da Avenida Júlio de Vasconcellos. Dentro do mesmo projeto de revitalização dos espaços públicos, a Prefeitura também promoveu a restauração do paisagismo em praças municipais na região Central e Área Cura.

As mudas utilizadas em todas essas ações são cultivadas no Viveiro Municipal, mantido pela Prefeitura na área do Horto Florestal. No local, podem ser encontradas centenas de espécies nativas, frutíferas e outras próprias para plantio em calçadas. As mudas também estão disponíveis para doação, basta procurar a Secretaria de Meio Ambiente. Em 2019, foram atendidos mais de 7 mil pedidos feitos pela população.

“Nosso objetivo é ampliar os espaços verdes da cidade e, ao mesmo tempo, mobilizar a população para práticas de preservação e conscientização para a importância dos cuidados com o meio ambiente local. Só assim podemos efetivamente construir um futuro com mais qualidade de vida para todos os sumareenses”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Outras ações

A Secretaria de Meio Ambiente é responsável pela aplicação de advertências e multas, previstas em lei para os casos de infrações relacionadas ao meio ambiente local. No ano passado, foram 49 advertências e 69 multas.

Também é de responsabilidade da pasta a emissão de licenças ambientais. Foram 117 solicitações atendidas em 2019, incluindo licença simplificada de instalação e operação, renovação de licença, entre outras.

“O trabalho da nossa equipe de Meio Ambiente envolve ainda o acompanhamento e apoio às ações executadas pelas demais secretarias municipais e que envolvem as questões ambientais”, explicou o secretário Carlos Barijan.

O Meio Ambiente de Sumaré também mantém em funcionamento dois espaços públicos para visitas gratuitas e promoção de atividades de Educação Ambiental: o Recanto dos Animais e o Orquidário Municipal. Este último conta com diversos exemplares de orquídeas e, em 2019, reuniu mais de 3 mil pessoas nos eventos de exposição pública.

Serviço:
Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente
Avenida Eugênia Biancalana Duarte, nº 200, Jardim Primavera
Para mais informações, o número do telefone é (19) 3903-2431.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Inscrições para Oficina teatral terminam nesta sexta (24)

Publicado

em

Por

Atenção interessados em participar da oficina teatral gratuita “Todas as Cores do Mundo”! As inscrições terminam nesta sexta (24). Ao todo, o curso de teatro oferece 60 vagas à crianças e adolescentes. As aulas acontecerão no Anfiteatro Dirce Dalben, em Nova Veneza.

O projeto é da Mundo Eventos e tem o apoio da Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, com o patrocínio da PPG Industrial do Brasil, via Ministério da Cultura. A oficina de iniciação teatral prevê duração de sete meses.

Além da capacitação para a arte, o curso inclui dinâmicas, como aulas de danças, por exemplo, com temas importantes focando o meio ambiente, educação para o trânsito e inclusão social. No encerramento, os alunos dividirão o palco com atores profissionais. Na ocasião, eles apresentarão a peça que traz o nome da oficina ‘Todas as Cores do Mundo’. “A oficina é uma excelente oportunidade para crianças e adolescentes, dos 8 aos 14 anos, que gostam de atuar. A formação cênica garantirá, ao término, a participarão dos alunos na estreia do espetáculo”, disse o prefeito Luiz Dalben.

As inscrições estão sendo realizadas no Anfiteatro Dirce Dalben, localizado na Avenida Brasil, 1.111, em Nova Veneza, das 9 às 15h. É necessário levar cópia do RG e do comprovante de endereço da criança e do responsável.

Continue Lendo