Connect with us

Nossa Cidade

Prefeita inaugura empresa de Fertilizantes em Sumaré

Publicado

em

A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, participou nesta terça-feira, 11 de novembro, da inauguração da nova unidade misturadora de fertilizantes da Yara Brasil, instalada na Área Cura. O investimento na nova unidade foi de R$ 115 milhões, com a geração de 90 empregos diretos. Cristina falou aos mais de 300 agricultores, empresários, autoridades e executivos da empresa presentes sobre a importância do investimento para o parque industrial da cidade.

yara-sumare

“É uma satisfação para Sumaré a inauguração desta unidade da Yara, por tudo que ela representa: a modernidade, o compromisso com o meio ambiente e com a agricultura. É uma empresa que tem uma participação positiva no país e no mundo, que vem contribuir para alimentar as pessoas de uma maneira mais sustentável, que otimize a utilização dos recursos naturais. Esperamos que a empresa cresça aqui em Sumaré. A Prefeitura está de portas abertas para que possamos construir uma cidade cada vez melhor”, afirmou a chefe do Executivo.

Cristina Carrara destacou que o Poder Público Municipal “sempre vislumbrou esta região em que a Yara está instalada como sendo muito estratégica do ponto de vista logístico, excelente para abrigar empresas que buscam uma posição atendida pelas rodovias, pela ferrovia e próxima ao Aeroporto de Viracopos”.

“Esta e as demais regiões de Sumaré estão crescendo, e o grande desafio do Poder Público é dotar a cidade da infraestrutura necessária para acompanhar este desenvolvimento. Por isso estamos viabilizando, junto com o Governo do Estado, a duplicação da principal via de acesso à Área Cura, onde temos a Rumo, a Yara, a Coca-Cola Femsa e a PPG, entre outras grandes empresas. São investimentos importantes para que possamos absorver o maior número de novas empresas, que permitam à cidade se desenvolver e, com isso, gerarmos empregos e receitas para novos investimentos públicos”, justificou Cristina.

Por fim, a prefeita lembrou que antes mesmo da inauguração, a Yara já era uma “empresa parceira da cidade”. “Recentemente, inauguramos um novo orquidário, em homenagem ao símbolo de Sumaré, e a Yara foi a empresa que nos brindou com 800 mudas de orquídeas e todos os insumos, para que finalizássemos este bonito ponto de visitação”, completou Cristina, referindo-se ao Orquidário Sumaré.

Publicidade

Participaram da cerimônia o presidente mundial da Yara, o norueguês Torgeir Kvidal, e o presidente da Yara Brasil, Lair Hanzen, entre dezenas de outros executivos do grupo. Também estiveram em Sumaré o vice-ministro das Relações Exteriores da Noruega, Morten Hoglund, a embaixadora do país ártico no Brasil, Aud Marit Wiig, a secretária estadual de Agricultura de São Paulo, Monika Bergamaschi, o superintendente estadual do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, o secretário municipal de Desenvolvimento, Gustavo Tomazin, o presidente da Câmara, Rui Macedo, e o vereador Henrique do Paraíso.

 A UNIDADE

A unidade misturadora de Sumaré é a 33ª do grupo no Brasil, mas é considerada a mais moderna do tipo no Brasil. Sua capacidade é para 750 mil toneladas por ano, podendo chegar a 1 milhão – o que representa cerca de 10% da produção total da empresa no país e cerca de 25% do consumo anual de fertilizantes no Estado de São Paulo.

O investimento na planta foi de R$ 115 milhões, com a geração, de 90 empregos diretos – metade deles de profissionais da cidade. Foram gerados cerca de 500 empregos localmente durante a construção, que durou 18 meses.

Com alto grau de automação, a fábrica segue e adota vários conceitos de sustentabilidade, como o aproveitamento de luz natural. A empresa tem uma forte cultura interna de segurança no trabalho, o que se traduz em total segurança no manuseio dos produtos.

Publicidade

Segundo os executivos, a escolha de Sumaré se deu por vários motivos, como a localização privilegiada, as condições excepcionais de logística e o clima relativamente seco em comparação com o restante do Estado.

A presença da “pera” ferroviária do Terminal Intermodal de Cargas da Rumo (Cosan). também é fundamental para o negócio, pois 70% matéria prima é importada via Porto de Santos. Este fator possibilita ainda a “integração logística” intermodal: os caminhões que chegam à Rumo com grãos podem voltar às regiões produtores levando o fertilizante produzido pela Yara, reduzindo custos e emissão de CO2. O volume produzido ao ano é o equivalente a cerca de 25.000 caminhões.

“Mais do que uma empresa comercial, a Yara é uma empresa de nutrição de plantas, que visa aumentar a produtividade da lavoura, economizando recursos naturais, evitando desmatamento e ajudando a alimentar mais e melhor a humanidade. O mundo está ficando cada vez mais dependente do alimento produzido no Brasil, país cada vez mais estratégico no cenário mundial”, afirmou Torgeir Kvidal.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook