Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito Luiz Dalben anuncia hospital de campanha em Sumaré para tratamento de pacientes com suspeita de coronavírus

Publicado

em

O prefeito Luiz Dalben anunciou a implantação de um hospital de campanha em Sumaré para o atendimento de pessoas com suspeita de coronavírus, no antigo hospital Madre Theodora, na região de Nova Veneza, prevista no plano de contingência do Município, iniciado em janeiro. A previsão é que sejam implantados 20 leitos viabilizados pelo Município e 56 leitos de UTI pelo Governo do Estado, além dos diversos leitos de enfermaria, utilizando a área construída de 10 mil metros quadrados do hospital.

Em março, o prefeito visitou as instalações do hospital para verificar as condições estruturais. Agora, as equipes técnicas trabalham para dar andamento ao projeto. “Verificamos as condições deste amplo espaço e fizemos análises junto às equipes de saúde e segurança que trabalharam no hospital, para implantarmos na cidade um hospital de campanha para o atendimento e  tratamento de pessoas com suspeita de coronavírus. Vamos viabilizar leitos por parte do Município e trabalhamos para dar andamento no projeto e implantação dos leitos. Além disso, o Estado nos deu uma devolutiva do pedido que enviamos para mais leitos e estamos confiantes que isso ocorra em breve. Este é um dos nossos principais itens do plano de contingência, que foi iniciado em janeiro, trabalhamos para a prevenção e enfrentamento da doença, visando a saúde de nossa população”, disse o prefeito Luiz Dalben.

O plano de contingência contra o coronavírus foi iniciado em janeiro, a pedido do prefeito Luiz Dalben, capacitando os colaboradores da saúde e realizando ações de orientação da população, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

A Prefeitura ampliou os leitos das UPAs Matão e Macarenko, todas as outras 22 unidades de saúde da atenção primária estão voltadas para o atendimento do coronavírus, seguindo os critérios do Ministério da Saúde, caso necessite utilizar seus espaços para tratamento da doença. Além disso, a Secretaria de Saúde, disponibiliza 6 unidades de referências para tratamento da Covid-19. Os moradores que apresentarem sintomas leves da doença, por exemplo, devem procurar a unidade localizada na sua região: Região Central/Rural (UBS Veccon), Região do Matão (UBS Matão), Região do Picerno (UBS Bordon), Região do Maria Antonia (UBS Florely), Região da Área Cura (UBS Ypiranga) e Região de Nova Veneza (PA-CIS Nova Veneza, segunda entrada).

Bom reforçar que durante esse período de pandemia, os usuários que utilizavam essas unidades para outros serviços de saúde, serão atendidos em outros locais: UBS Veccon no CS II; UBS Matão na UBS Nova Terra; UBS Bordon na USF Lucélia; UBS Florely na UBS Dall’Orto;-UBS Ypiranga na UBS Denadai, e PA-CIS Nova Veneza na entrada principal.

Publicidade

“Conforme as fases epidemiológicas e sanitárias da doença, desde janeiro fomos continuidade ao plano de contingência, adequando nossas unidades de saúde conforme as necessidades. Já ampliamos os leitos, capacitamos nossas equipes, criamos espaços de referências. Porém, caso a taxa de ocupação dos leitos preparados e adaptados atinja entre 70 e 80%, uma nova fase do plano de contingência será colocada em prática”, explicou o secretários de saúde, Rafael Virginelli.

Essa nova fase inclui a adequação do Ambulatório de Especialidades e da Escola Municipal José de Anchieta para servirem de pontos de apoio.  Os Centros do Homem e Cardiológico e a nova Ala de Fisioterapia, instalados dentro do Ambulatório de Especialidades e que seriam inaugurados em breve, também poderão ser readequados e servir de novos leitos para os pacientes, caso necessite. Além disso, o Centro da Criança que também fica ao lado do Ambulatório, será preparado para o atendimento exclusivo das crianças com sintomas da doença, com uma equipe e espaço especializado para os pequenos.  

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook