Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito Luiz Dalben anuncia hospital de campanha em Sumaré para tratamento de pacientes com suspeita de coronavírus

Published

on

O prefeito Luiz Dalben anunciou a implantação de um hospital de campanha em Sumaré para o atendimento de pessoas com suspeita de coronavírus, no antigo hospital Madre Theodora, na região de Nova Veneza, prevista no plano de contingência do Município, iniciado em janeiro. A previsão é que sejam implantados 20 leitos viabilizados pelo Município e 56 leitos de UTI pelo Governo do Estado, além dos diversos leitos de enfermaria, utilizando a área construída de 10 mil metros quadrados do hospital.

Em março, o prefeito visitou as instalações do hospital para verificar as condições estruturais. Agora, as equipes técnicas trabalham para dar andamento ao projeto. “Verificamos as condições deste amplo espaço e fizemos análises junto às equipes de saúde e segurança que trabalharam no hospital, para implantarmos na cidade um hospital de campanha para o atendimento e  tratamento de pessoas com suspeita de coronavírus. Vamos viabilizar leitos por parte do Município e trabalhamos para dar andamento no projeto e implantação dos leitos. Além disso, o Estado nos deu uma devolutiva do pedido que enviamos para mais leitos e estamos confiantes que isso ocorra em breve. Este é um dos nossos principais itens do plano de contingência, que foi iniciado em janeiro, trabalhamos para a prevenção e enfrentamento da doença, visando a saúde de nossa população”, disse o prefeito Luiz Dalben.

O plano de contingência contra o coronavírus foi iniciado em janeiro, a pedido do prefeito Luiz Dalben, capacitando os colaboradores da saúde e realizando ações de orientação da população, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

A Prefeitura ampliou os leitos das UPAs Matão e Macarenko, todas as outras 22 unidades de saúde da atenção primária estão voltadas para o atendimento do coronavírus, seguindo os critérios do Ministério da Saúde, caso necessite utilizar seus espaços para tratamento da doença. Além disso, a Secretaria de Saúde, disponibiliza 6 unidades de referências para tratamento da Covid-19. Os moradores que apresentarem sintomas leves da doença, por exemplo, devem procurar a unidade localizada na sua região: Região Central/Rural (UBS Veccon), Região do Matão (UBS Matão), Região do Picerno (UBS Bordon), Região do Maria Antonia (UBS Florely), Região da Área Cura (UBS Ypiranga) e Região de Nova Veneza (PA-CIS Nova Veneza, segunda entrada).

Bom reforçar que durante esse período de pandemia, os usuários que utilizavam essas unidades para outros serviços de saúde, serão atendidos em outros locais: UBS Veccon no CS II; UBS Matão na UBS Nova Terra; UBS Bordon na USF Lucélia; UBS Florely na UBS Dall’Orto;-UBS Ypiranga na UBS Denadai, e PA-CIS Nova Veneza na entrada principal.

“Conforme as fases epidemiológicas e sanitárias da doença, desde janeiro fomos continuidade ao plano de contingência, adequando nossas unidades de saúde conforme as necessidades. Já ampliamos os leitos, capacitamos nossas equipes, criamos espaços de referências. Porém, caso a taxa de ocupação dos leitos preparados e adaptados atinja entre 70 e 80%, uma nova fase do plano de contingência será colocada em prática”, explicou o secretários de saúde, Rafael Virginelli.

Essa nova fase inclui a adequação do Ambulatório de Especialidades e da Escola Municipal José de Anchieta para servirem de pontos de apoio.  Os Centros do Homem e Cardiológico e a nova Ala de Fisioterapia, instalados dentro do Ambulatório de Especialidades e que seriam inaugurados em breve, também poderão ser readequados e servir de novos leitos para os pacientes, caso necessite. Além disso, o Centro da Criança que também fica ao lado do Ambulatório, será preparado para o atendimento exclusivo das crianças com sintomas da doença, com uma equipe e espaço especializado para os pequenos.  

Nossa Cidade

Finalizada pavimentação na ruas do Jardim Vitória

Published

on

Nesta terça-feira, dia 4 de agosto, foi finalizada a pavimentação em ruas do Jardim Vitória, na Região de Nova Veneza. As melhorias foram realizadas por intermédio das Secretarias Municipais de Serviços Públicos e Obras, com recursos oriundos de emendas parlamentares do deputado estadual Dirceu Dalben, cujo montante está sendo investido em obras de infraestrutura em toda a cidade.

“A finalização desta obra é motivo de grande alegria para a Administração Municipal, pois sabemos o quanto as famílias do Jardim Vitória aguardavam por essas melhorias. Agora, os moradores deixarão de conviver com a poeira, a lama e outros inconvenientes provocados pela falta de asfalto. Em breve, eles também serão contemplados com as escrituras”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Além de pavimentação, as ruas do bairro também receberam guias, sarjetas e caixas coletoras de água pluvial.  Nos próximos dias, serão realizados serviços de sinalização vertical e horizontal de trânsito.

“Estas melhorias vão garantir mais qualidade de vida para a comunidade, além de proporcionar melhores condições de tráfego e segurança para motoristas e pedestres”, destacou o vice-prefeito, Henrique do Paraíso.

Paralelo às melhorias no Jardim Vitória, o cronograma dos serviços continua atendendo o Jardim Davina com a instalação de guia, sarjeta, galerias pluviais e sistema de esgoto, nivelamento de solo e pavimentação asfáltica.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – Além das melhorias na infraestrutura do bairro, os moradores dos Núcleos Jardim Vitória e Jardim Irmã Davina logo serão contemplados com as escrituras de Regularização Fundiária, de acordo com as diretrizes da Lei Federal 13.456/17, que instrui o Município, por meio de ato assinado pelo Chefe do Poder Executivo, a implementar a Regularização Fundiária de núcleos urbanos consolidados conforme a Lei.

Continue Reading

Nossa Cidade

Em recuperação da Covid-19, prefeito Luiz Dalben e família passam bem e agradecem mensagens da população

Published

on

Em tratamento da Covid-19, o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, informou nesta terça-feira, dia 4 de agosto, que ele e os demais membros da família que testaram positivo para a doença estão se sentindo bem e apresentam evolução positiva em seus quadros clínicos.

“Graças a Deus, estamos apresentando boa recuperação. Estamos seguindo rigorosamente o tratamento indicado pela equipe médica da Rede Municipal de Saúde de Sumaré, que tem nos acompanhado desde os primeiros dias dos sintomas”, contou o prefeito, Luiz Dalben, agradecendo o apoio da população e dedicação de todos os profissionais da Saúde e de todas as demais áreas essenciais que atuam, diariamente, na linha de frente do combate ao coronavírus.

“Muito obrigado a todos os amigos e amigas que, de alguma forma, tem demonstrado carinho por nossa família e feito suas orações para a nossa recuperação”, disse. “Também quero parabenizar a dedicação dos profissionais de Saúde da Rede Municipal que, todos os dias, estão prontos para lutar contra esse inimigo invisível que tem afetado tantas famílias”, completou.

Com início dos sintomas da doença na quarta-feira, dia 29 de julho, o prefeito iniciou o tratamento e o período de isolamento domiciliar já na quinta-feira, dia 30. Entre os sintomas apresentados estão dor no peito e nas costas, fadiga, febre, perca do paladar e olfato, além de cansaço físico.

Prefeito, esposa e filha retornaram ao médico nesta segunda-feira, dia 03, passaram pelos exames médicos e não apresentam alterações nos pulmões. “Todos estão estáveis, com a Graça de Deus. Estou com sintomas de uma gripe bem forte e muito cansaço, mas sem febre e estável”, completou o prefeito.

O Chefe do Executivo também destacou a importância de a população continuar seguindo as orientações sanitárias, com a priorização do distanciamento social e uso de máscaras de proteção sempre que necessário sair de casa.

“Continuem em casa, se cuidando, tomando todas as medidas necessárias. Eu não tenho comorbidade e estou sentido o tamanho do peso que é esse vírus, agora imagina quem possui alguma comorbidade, que traz uma dificuldade muito maior para o tratamento. Estamos seguindo todas as orientações médicas e com fé em Deus, com o apoio de todos, vamos vencer essa doença”, finalizou.

Os pais do prefeito, deputado estadual Dirceu Dalben e dona Mara Dalben, e a irmã Katherine Dalben também passam bem.

Continue Reading

Nossa Cidade

Dirceu Dalben testou positivo para a Covid-19 segue em tratamento médico

Published

on

O deputado estadual Dirceu Dalben testou positivo para a Covid-19 e segue em tratamento com médicos e profissionais da rede pública municipal de Sumaré, cidade onde reside.

O parlamentar continua apresentando sintomas como febre, tosse, coriza, mal estar e fadiga. Ontem, dia 03 de agosto, passou por nova consulta e exames na UPA Macarenko. O raio-X apontou que os pulmões estão preservados e os exames clínicos também demonstraram quadro estável. Porém, os médicos recomendaram repouso absoluto, acompanhado do tratamento com antibióticos, corticóides e antitérmicos, uma vez que o deputado pertence ao grupo de risco, pois possui comorbidades.

Desta forma, o parlamentar comunicou à Secretaria Geral da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sobre o assunto e a Mesa Diretora publicou portaria de afastamento de Dalben por 14 dias.

Acompanharam o deputado ontem na UPA Macarenko sua esposa e filha, que apresentam o mesmo quadro. O filho do deputado e prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, bem como a filha do prefeito, também apresentam situação semelhante e seguem em tratamento. A esposa do prefeito, que está gestante, segue sendo acompanhada e orientada pelos profissionais responsáveis pelo pré-natal.

O deputado e sua família agradecem a todos pelas mensagens de apoio e orações, e seguem confiantes em Deus, de que logo vencerão o vírus. Continuam também com suas orações para que demais pessoas acometidas pela doença tenham sua saúde restabelecida o mais breve possível. Externam, ainda, seus agradecimentos a todos os profissionais da Saúde, que seguem cuidando da população, sem medir esforços.

Continue Reading