terça-feira, Maio 22

Prefeito Luiz Dalben apresenta a vereadores projeto piloto de mapeamento de serviços solicitados por moradores

 

Sumaré, 7 de março de 2018

 

 

O prefeito Luiz Dalben apresentou aos vereadores de Sumaré, na tarde dessa terça-feira, dia 6, um projeto piloto na RMC (Região Metropolitana de Campinas) que vem sendo desenvolvido pela equipe de Tecnologia de Informação da Prefeitura. Por meio do Google Maps, a Secretaria de Serviços Públicos terá um mapeamento online dos trabalhos que precisam ser executados na cidade. Este mapa será “montado” automaticamente por meio das solicitações feitas pelos moradores ao 156 – canal de atendimento ao cidadão que também está em fase de implantação. No mapa, os colaboradores terão acesso aos pontos que precisam de tapa buracos, manutenção da iluminação pública, roçagem, entre outros serviços.

“Este novo software vai ajudar no planejamento da Secretaria de Serviços Públicos, uma vez que os responsáveis conseguirão visualizar de forma mais ágil e dinâmica os pontos que precisam de manutenção, distribuindo, assim, os recursos humanos e materiais com maior eficiência. Quando o morador registrar sua demanda pelo 156, automaticamente o pedido já aparecerá neste mapa. Este é um projeto piloto em toda a região e o mais importante, propriedade intelectual da Prefeitura de Sumaré e sem custos aos cofres públicos”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

Quando o pedido for feito pelo morador, no mapa aparecerá uma bandeirinha vermelha. Após a execução do serviço, a bandeirinha ficará verde. “Todo o sistema foi um pedido do prefeito Luiz Dalben para agilizar o atendimento ao cidadão e modernizar a administração pública, reduzindo os processos físicos dentro da Prefeitura – que demoram mais para tramitar e geram gastos com papel, impressão, etc”, explicou o secretário de Administração e RH, Silvio Coltro.

“Os programas já estão praticamente prontos, estamos nos ajustes finais. Em seguida, realizaremos a capacitação dos servidores que vão operar todo esse sistema e, em breve, o 156 será liberado à população”, concluiu o gerente de TI da Prefeitura, Daniel Alves.

Após o lançamento do 156, o morador poderá solicitar serviços pelo telefone, por meio do site da Prefeitura ou ainda por um aplicativo mobile, que está sendo desenvolvido pelo Departamento de TI, em parceria com alunos do curso técnico de Informática da Escola Municipal Dr. Leandro Franceschini.

O prefeito apresentou os programas aos vereadores para prestar contas dos trabalhos que vem sendo realizados e ainda para que os parlamentares possam orientar a população e também registrar suas indicações de forma online, caso tenham interesse.

Dos 21 vereadores de Sumaré, 16 participaram da apresentação do sistema, além do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Henrique Stein; secretário de Serviços Públicos, Aparecido Fernandes; secretário de Obras, Eder Ruzza; secretário de Transparência e Controle Interno, Welington Domingos Pereira; secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Paulo Sciascio Neto; e o procurador-geral do Município, Arlei Mapelli.