Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito Luiz Dalben visita EM São Judas, escola com Ensino de Tempo Integral em Sumaré

Published

on

O prefeito Luiz Dalben visitou nesta quarta-feira, dia 26, a EM São Judas Tadeu, na região da Área Cura, uma das escolas onde foi implantado o Ensino de Tempo Integral em Sumaré. O Chefe do Executivo acompanhou o planejamento de volta às aulas após o Carnaval e vistoriou o interior da unidade escolar.

Ao lado da EM Magdalena Maria Vedovatt o Callegari, na região do Maria Antônia, a EM São Judas Tadeu conta com a modalidade de ensino, implantada nestas unidades como projeto piloto, beneficiando a cerca de 430 alunos do Ensino Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.

O Ensino de Tempo Integral é ofertado no turno e contraturno escola.  Os alunos permanecem nas escolas das 7h30 às 15 horas. Durante este período, são servidas três refeições: café da manhã, almoço e café da tarde – uma alimentação nutritiva e balanceada, incluindo alimentos da agricultura familiar. Além da grade curricular básica, com disciplinas como português e matemática, por exemplo, as crianças têm também à disposição oficinas com atividades culturais, lúdicas e de recreação.

“Este foi um projeto piloto que implantamos e estamos acompanhando as atividades desenvolvidas com os alunos. O Ensino Integral amplia a formação dos nossos alunos, possibilitando que eles aprendam as disciplinas bases, mas também desenvolvam outras habilidades e se sintam acolhidos no ambiente escolar. Além de favorecer o pleno desenvolvimento das nossas crianças, o Ensino Integral também contribui para a formação cidadã, criando um ambiente confortável e seguro aos alunos e reduzindo o tempo ocioso deles. É uma satisfação imensa poder implantar este projeto em nossa cidade, é mais um investimento nas nossas crianças e no nosso futuro. É a Educação que transforma a sociedade”, disse o prefeito Luiz Dalben.

EDUCAÇÃO

O ano começou com diversos investimentos na educação. Os alunos já estão recebendo os kits de material escolar, distribuído para os 22 mil alunos da rede municipal de ensino, do Ensino Infantil, Fundamental, Médio e  EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, nas próximas semanas começa a distribuição dos uniformes escolares.

As unidades escolares contaram com manutenção e limpeza, inclusive mutirões nos finais de semana. A Prefeitura instala ar-condicionado nas salas de aula. Também foram adquiridos novos computadores para a área administrativa e laboratórios de informática das 39 unidades escolares. Novos brinquedos foram instalados nos parquinhos infantis.

A administração municipal está concluindo, em parceria com o Estado, a obra da EM Maria Luisa Cia Medeiros, do Bordon, e deve assumir a construção da escola do Jardim Orquídea – que tinha sido iniciada pelo Estado, neste caso, a unidade será municipal – além de ter iniciado as obras da EM do Jardim Lucélia, e a ampliação e reforma da EM do Parque Residencial Regina. Destaque ainda para a continuidade dos projetos especiais: CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), Cidade Mirim de Trânsito e Parque dos Animais. Outra novidade fica por conta da aula de empreendedorismo na grade curricular deste ano.

Na parte pedagógica, o projeto “Leitura e Ética na Escola”, desenvolvido numa parceria e apoio técnico do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) e a editora Adonis, continuará também em 2020, atendendo da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A intenção é incentivar a leitura junto às crianças e trabalhar temas como preconceitos, comportamento e bullying. O projeto inclui ainda a formação dos professores e visita às dependências da editora para conhecer as etapas da confecção de um livro.

Neste ano, a Prefeitura passa a oferecer na grade curricular a aula de empreendedorismo nas escolas municipais. Em princípio, 14.500 alunos do Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos) serão contemplados. A parceria firmada entre a administração municipal, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Econômico com o Sebrae prevê levar a atitude empreendedora e consumo consciente aos alunos.

Nossa Cidade

Campanha ‘Inverno Solidário’ para arrecadação de cobertores novos

Published

on

Iniciou nesta segunda-feira, dia 6 de julho, a arrecadação de cobertores e agasalhos novos por meio da Campanha “Inverno Solidário”, em parceria com o Fundo Social de São Paulo. Com o objetivo de atender as famílias sumareenses em situação de vulnerabilidade social, a ação segue as determinações dos órgãos de Saúde e aceitará apenas produtos nunca utilizados e devidamente embalados.

“A solidariedade tem sido uma grande aliada do Poder Público nesse período de quarentena por causa do coronavírus. É emocionante ver a preocupação da sociedade em querer ajudar às famílias que mais precisam”, disse a presidente do Funssol, dona Mara Dalben, lembrando que essa nova ação solidária também dá continuidade à campanha do agasalho ocorrida dias 16 e 17 de maio, em sistema drive-thru, que na ocasião arrecadou mais de duas toneladas de peças.

A sede do Fundo Social, localizada na Rua Dom Barreto, nº 1.377, Centro, será o principal ponto de arrecadação das doações. Além disso, caixas de coletas serão distribuídas em todas as regiões. Entidades e comércios que desejarem se tornar parcerias do “Inverno Solidário” devem entrar em contato com o órgão municipal pelo telefone 3883.5282, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, para definição da entrega da caixa coletora oficial da campanha ou retirada das doações.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Sumaré, por meio do Funssol, tem realizado diversas ações que culminaram em assistência para as famílias menos favorecidas. “O apoio nesse momento difícil que estamos atravessando – tanto das empresas como das pessoas que dividem o que têm, levando suas doações até o Fundo Social – é muito significativo e só temos a agradecer a todos pela solidariedade e contribuição. Também deixamos nossos agradecimentos às nossas equipes que estão trabalhando de forma incansável nessas ações sociais.”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Visando prestar o auxílio necessário às famílias sumareenses que mais precisam, o Fundo Social de Solidariedade também tem recebido doações de alimentos não perecíveis, material de higiene e proteção pessoal, além de produtos de limpeza e desinfecção. Interessados em contribuir devem entrar em contato com o órgão municipal pelo telefone 3883.5282.

Continue Reading

Nossa Cidade

Continuam abertas até o dia 24 de julho as inscrições para o Vestibular Solidário das Faculdades Network

Published

on

Continuam abertas as inscrições para o Vestibular Solidário das Faculdades Network! Além de cursar nível superior, os candidatos ainda colaboram com as causas sociais nesse momento de pandemia do coronavírus, já que a arrecadação de alimentos será destinada ao Fundo Social de Solidariedade de Sumaré, para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade social.

A instituição também prevê arrecadar ração para as ONG´s que trabalham com animais abandonados. As doações devem ser entregue em qualquer um dos campi da instituição – Sumaré ou Nova Odessa – de acordo com a cidade de origem do candidato. Essa modalidade é uma alternativa ao vestibular convencional e foi desenvolvida com foco no isolamento social devido à pandemia da COVID-19, visando à saúde e bem-estar comum, bem como facilitar o ingresso dos cidadãos frente à crise financeira. As inscrições deverão ser feitas no link http://www.nwk.edu.br/vestibular-especial-covid-19/ até o próximo dia 24 de julho.

“É uma oportunidade para os cidadãos sumareenses que querem fazer faculdade em uma instituição reconhecida pelo MEC e pelo mercado de trabalho, as Faculdades Network, também parceiras da Prefeitura. E, com o Vestibular Solidário, a instituição destinará os alimentos para o Fundo Social de Solidariedade de Sumaré”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

As Faculdades Network oferecem os cursos de Administração (bacharelado), Educação Física (bacharelado), Pedagogia (licenciatura) e Engenharia de Automação e Controle – Robótica (Mecatrônica). O Vestibular Solidário de inverno do segundo semestre de 2020 ainda concede bolsas de estudos (desconto) vinculadas ao Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PROBIC).

Para participar, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio em estabelecimento regularizado e não estar em dependência escolar até o dia da efetivação da matrícula. A prova consiste em uma entrevista com um link para preenchimento. Destaque para as atividades remotas que as Faculdades Network colocam à disposição dos alunos interessados, como palestra, fóruns de discussões, inserção à carreira profissional, e etc.  

Mais informações pelo fone 3873.2828 ou no site www.nwk.edu.br.

Continue Reading

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré realiza pulverização em locais estratégicos

Published

on

Locais estratégicos, com mais movimentação de pessoas, continuam recebendo pulverização diariamente em Sumaré. A ação de desinfecção visa combater o coronavírus e proteger a população da Covid-19. A atividade diária é feita pela equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que utiliza pulverizadores costais com hipoclorito de sódio. Nessa segunda (06) os trabalhos de assepsia ocorreram em diversos pontos a fim de reforçar a higienização.

Os profissionais atuam em áreas de contato, como grades, pisos, fachadas comerciais, bancos, praças, Terminal Rodoviário e pontos de ônibus, Unidades de Saúde, UPAs, Velório Municipal, entre outros, visando reduzir a velocidade de circulação de agentes infecciosos. 

A pulverização em ambientes públicos e com mais circulação de pessoas foi iniciada em março pela Administração Municipal e ocorre, inclusive, nos finais de semana. A ação continuará sendo realizada enquanto as autoridades sanitárias julgarem necessárias. “A aplicação de hipoclorito de sódio é importante para evitar a propagação do vírus e faz parte do nosso Plano de Enfrentamento à Covid-19. Esse reforço constante na aplicação do produto é necessário para que a ação tenha a eficácia esperada”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Continue Reading