quarta-feira, Maio 23

Prefeito Luiz Dalben visita empresa Rumo Logística e conhece projetos de mobilidade urbana

 

Sumaré, 7 de março de 2018

 

O prefeito Luiz Dalben visitou na última sexta-feira, dia 2, a empresa Rumo Logística, na Área Cura, concessionária que administra a malha ferroviária que passa por Sumaré. Além do novo Terminal Intermodal de Cargas, recentemente ampliado, também foi apresentado ao prefeito o plano de investimentos da empresa na mobilidade urbana na cidade, incluindo projetos de construção de viadutos para transposição da linha férrea – em atendimento ao pedido feito pelo chefe do Executivo no ano passado. Luiz Dalben ainda conheceu mais detalhadamente a proposta de renovação da concessão da malha paulista, que está sendo discutida com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Apesar da concessão terminar apenas em 2028, a renovação por mais 30 anos já está em fase de audiências públicas. O plano de investimentos da empresa é de R$ 4,7 bilhões na malha paulista, ampliando a capacidade de transporte de 35 milhões de toneladas de cargas para cerca de 75 milhões de toneladas ao ano, e beneficiando ainda as cidades com contrapartidas no que diz respeito à infraestrutura na malha viária municipal e segurança dos moradores.

“Em reunião realizada em 2017, o prefeito Luiz Dalben nos fez alguns pedidos e, de acordo com nossa viabilidade, procuramos atender essas demandas. Nosso objetivo é conciliar o transporte ferroviário com a mobilidade urbana, investindo na locomoção segura das operações e da população”, explicou Emanoel Tavares Costa Junior, do departamento de relações governamentais da Rumo.

A presença da multinacional Yara Brasil, parceira da Rumo, no pátio ferroviário do Terminal Intermodal de Cargas também beneficia o município. No dia 14 de março, será inaugurada a YaraVita, primeira planta líquida da empresa (produtos líquidos) e a segunda no terminal de Sumaré. O investimento é de R$ 41,4 milhões e a fábrica será responsável por 70% dos fertilizantes foliares (líquidos) e micronutrientes da linha YaraVita distribuídos aos agricultores brasileiros, contribuindo para o crescimento do setor produtivo da cidade.

            “É importante essa parceria que mantemos com as empresas da região, pois a população ganha muito com essa união de forças. Além de conhecer as propostas da Rumo no que se refere à construção dos viadutos, apresentei novos pedidos para a empresa e pude conhecer o plano de investimentos e planejamento para a cidade”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Participaram do encontro os secretários de Obras, Eder Ruzza, Serviços Públicos, Aparecido Fernandes, Saúde, Rubens Gatti, e o vereador Dirceu Dalben.