Connect with us

Nossa Cidade

Prefeito recebe representantes da Rumo e solicita investimentos na malha ferroviária

Publicado

em

 

Sumaré, 31 de outubro de 2017

 

O prefeito Luiz Dalben recebeu hoje, dia 31, representantes da concessionária Rumo, que administra a malha ferroviária que passa por Sumaré. Emanoel Tavares Costa Junior e Marcelo Rodrigues, ambos do departamento de Relações Governamentais da empresa, apresentaram ao prefeito o plano de investimentos da Rumo para toda a Malha Paulista nos próximos anos – uma vez que a renovação do contrato de concessão está sendo discutida junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Aproveitando a oportunidade, o prefeito fez alguns pedidos à empresa, como investimentos em passagens sobre a linha férrea, melhorias no viário do bairro São Judas Tadeu (Área Cura) – onde está a planta da empresa –, e o compartilhamento do poço artesiano existente no local junto à comunidade. Também participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Obras, Henrique Stein, o secretário de Governo, Dirceu Dalben, e o procurador Geral do Município, Arlei Mapelli.

Segundo os representantes da Rumo, o contrato de concessão da ferrovia vai até 2028, porém, a renovação por mais 30 anos já está em fase de audiências públicas. O plano de investimentos da empresa é de R$ 4,7 bilhões na Malha Paulista, ampliando a capacidade de transporte de 35 milhões de toneladas para cerca de 75 milhões de toneladas ao ano. Ao longo dos quase 2.000 quilômetros de extensão da malha, estão previstas duplicações de trechos, ampliação de pátios, modernização e obras para mitigar os conflitos urbanos entre a ferrovia e os municípios atravessados pela ferrovia. “A ideia é aumentar não apenas a capacidade de transporte da via, mas também a segurança nas operações”, enfatizou Emanoel Tavares Costa Junior.

Publicidade

Para Sumaré, existe a proposta, de médio prazo, para a instalação de um interposto da concessionária na cidade – ou seja, o município passaria a concentrar os produtos transportados pela ferrovia em todo o país e, daqui, partiria o escoamento até o Porto de Santos, via ferrovia ou rodovias.

“Pudemos conhecer um pouco mais do planejamento da Rumo para a nossa cidade e apresentar algumas reivindicações, como investimentos em acessos entre os bairros que são separados pela ferrovia; melhorias no viário do São Judas, por onde passam vários caminhões da empresa; levamos também a reivindicação dos moradores do bairro com relação à poeira e ainda conversamos sobre a possibilidade da empresa compartilhar um poço artesiano existente em sua planta junto à comunidade. São questões simples, mas que podem fazer um grande diferença no dia a dia dos nossos moradores”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Será agendada para breve uma reunião entre as equipes técnicas da Prefeitura e da concessionária para detalhar os assuntos e buscar soluções em conjunto.

 

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook