Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura atende famílias afetadas pela chuva em Sumaré

Publicado

em

Famílias afetadas pela chuva da última terça-feira, dia 23, foram prontamente atendidas pela Prefeitura de Sumaré; Defesa Civil trabalha em alerta 24 horas por dia

A Defesa Civil de Sumaré está trabalhando em alerta 24 horas por dia. No último dia 23 de dezembro, quando a cidade foi atingida por uma intensa
chuva (que registrou 66 milímetros de água), o órgão municipal iniciou o monitoramento e atendimento às famílias necessitadas imediatamente. A Secretaria Municipal de Inclusão Social foi acionada e até as 02h00 do dia 24, todas as famílias afetadas devido à quantidade de chuva na cidade já haviam recebido assistência.

Publicidade

No Jardim Manchester, sete pessoas foram devidamente acolhidas em uma escola municipal e todas receberam suporte de alimentação quente, produtos higiene, colchão, cobertores e demais auxílios. Com apoio da comunidade, através da Paróquia Maria Antônia, também foi fornecida cesta básica com alimentos  de consumo rápido, como pães, panetone e fraldas. No Parque Jatobá, outras quatro pessoas foram acolhidas em casa de familiares. A Prefeitura de Sumaré agiu rapidamente e, preocupada com possíveis novos casos, deixou todo material necessário para possível necessidade de novos acolhimentos.

Nos jardins Primavera, Basilicata e São Domingos, cerca de 30 casas foram atingidas pela chuva, mas não houve necessidade de remoção das famílias. Desde a tarde de terça-feira, dia 23, a Defesa Civil está atenta às áreas de risco, realizando monitoramento constante e realizando as limpezas emergenciais.

A Defesa Civil e Inclusão Social estão de plantão 24 horas por dia. Qualquer chamado de urgência e emergência pode ser contatado através dos números 193 e (19) 3903-4147. É a Defesa Civil aciona a Inclusão Social em qualquer necessidade.

CUIDADOS
O Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré divulgou orientações para a população saber como se comportar em segurança diante de chuvas fortes. A primeira delas é sempre lembrar que, em situações de emergência e que ofereçam risco de vida, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente, pelo telefone 193.

Para os motoristas, a regra básica é não atravessar áreas inundadas ou alagadas, nem mesmo “atrás” de outro veículo. Bastam 30 centímetros de alagamento para fazer com que a água entre pelo escapamento do carro e tire-o de funcionamento. Deve-se sempre dirigir com cuidado, pois as vias molhadas ficam escorregadias, bem como redobrar a atenção, pois a água impede a visualização de buracos e bueiros sem tampa.

Quem estiver a pé e em local seguro não deve sair do local até a chegada do socorro. Também deve-se redobrar a atenção ao atravessar as vias a pé, pois, assim como com os motoristas, a água impede a visão de buracos e bueiros sem tampa por parte dos pedestres. O pedestre jamais deve ir para áreas de risco, pois isso dificulta o eventual resgate.

CHUVAS COM VENTOS E ENCHENTES
Em casos de chuva com ventos é preciso se atentar ao risco de queda de árvores, fios, postes e semáforos, bem como tomar um cuidado especial com as crianças. Os adultos devem acompanhá-las e segurá-las pelos pulsos durante todo o período de alagamento. Se precisar atravessar ruas alagadas, deve-se tomar cuidado e procurar muros e paredes para usar de apoio.

Também agir com cautela com a correnteza das águas, além do risco de serem arrastados, objetos grandes que estão sendo levados podem bater nos indivíduos.

No caso das enchentes de rios e córregos, além de todos os estragos, o contato com a água das chuvas pode causar diversas doenças. Se houver contato com a água da enchente o indivíduo deve tomar banho de imediato e procurar o serviço médico mais próximo.

RAIOS
Também é preciso tomar cuidados com os raios, principalmente em grande quantidade. A orientação é para desligar aparelhos elétricos das tomadas; ficar longe de janelas, árvores ou postes, pois eles atraem raios; não ficar em pé em campo aberto, automóveis oferecem excelente proteção contra raios; manter distância de alambrados, cercas, linhas telefônicas e elétricas, estruturas metálicas em geral.

Nossa Cidade

Sumaré recebe câmeras de monitoramento inteligentes

Publicado

em

Por

Sumaré conta agora com as câmeras de monitoramento inteligentes. Os equipamentos foram recebidos pelo prefeito Luiz Dalben, na Secretaria de Segurança da cidade. Os aparelhos serão instalados em pontos estratégicos, principalmente nas entradas e saídas do Município, verificando o tráfego e veículos e contribuindo para gerar mais segurança à população.

As câmeras têm tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) e realizam o reconhecimento automático e instantâneo das placas de veículos, permitindo, assim, maior agilidade na fiscalização de roubos e furtos ou de veículos envolvidos em outros tipos de crime.

Publicidade

O monitoramento será realizado via CECOM (Centro de Comunicação Operacional e Monitoramento) da Guarda Municipal – uma base operacional do órgão que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências –  e interligado com as demais cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), repassando as informações para os órgãos de segurança de todas as cidades, unificando essas informações e as instituições. 

“Nos últimos anos, já alcançamos recordes na redução dos índices de criminalidade em Sumaré e essa é mais uma iniciativa que vai manter nossa cidade cada dia mais segura! As câmeras vão agilizar o tabalho  e permitir que as autoridades de segurança de todas as cidades estejam atentas, diminuindo os delitos como roubo e furto de veículos”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

As câmeras de monitoramento inteligentes são mais um investimento na segurança da população. Todo o sistema de videomonitoramneto de Sumaré foi ampliado e levado para as undiades de saúde, escolas e cemitério Municipal, inibindo as ações de vândalos, arrombamentos e furtos.

Para lidar com ocorrências de maior grau de periculosidade, foi criada a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Municipal. O grupamento reúne as equipes táticas e do Canil para realizar procedimentos e gerenciamento de crise. Novas viaturas e uma Base Móvel para o Canil também foram entregues para a corporação. Além disso, agora os guardas contam com tablets e rádios digitais para modernizar e informatizar o atendimento das ocorrências.

As capacitações e cursos de requalificação também foram reforçados. E com uma Guarda Municipal mais atuante, apoiando as polícias Militar e Civil, a criminalidade atingiu os menores índices da história de Sumaré em 2019, com redução de 32,8%.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Publicado

em

Por

A Secretaria de Educação de Sumaré está com inscrições abertas para seleção e cadastro reserva de especialistas para atuar nos Projetos Especiais e  CEFEMS (Centro de Formação de Educadores Municipais de Sumaré) no ano letivo de  2021.

Até o dia 2 de dezembro, os interessados podem se inscrever preenchendo a ficha cadastral publicada no Diário Oficial do dia 25 de novembro. O edital do processo de seleção pode ser encontrado no link https://www.sumare.sp.gov.br/pdfDiario.php?edicao=855&pdf=346d7bcc84d7b60cba02ea6130cc69d5.pdf.

Publicidade

Entre os pré-requisitos para participar do processo de seleção estão o vínculo efetivo com a Rede Municipal de Ensino, ser concursado, ter no mínimo três anos de experiência como recreacionista, professor ou especialista, ter disponibilidade para desenvolver encontros de formação nos locais/polos de acordo com a demanda do CEFEMS, nos períodos manhã, tarde, noite e sábado e possuir habilidades básicas em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

São ofertadas 31 vagas para os cargos de Coordenador de Equipe de Formação, Coordenador de Projetos Especiais, Formador do CEFEMS,Formador para Projetos Especiais, Recreacionista Formador e Recreacionista Tutor – Projetos Especiais.

A seleção e classificação será feita pela Comissão de Seleção da Secretaria Municipal de Educação, por meio de análise documental e currículo. A divulgação dos resultados acontecerá no dia 14 de dezembro, a partir das 14 horas, na plataforma online e por meio do email das unidades escolares. 

Continue Lendo

Nossa Cidade

Avenida Santo Irineu, no Matão, recebe Programa de Recape Contínuo

Publicado

em

Por

Em mais uma etapa do Programa Municipal de Recape Contínuo (PRC), as equipes da Prefeitura de Sumaré realizam nesta sexta-feira, dia 27, a recuperação asfáltica da Avenida Santo Irineu, no Matão. O PRC é promovido pela Administração Municipal desde 2017 e já garantiu mais de 1 milhão de m² de asfalto novo em todas as regiões da cidade.

As obras avançam diariamente, seguindo cronograma elaborado pelas secretarias de Obras e de Serviços Públicos, sempre com prioridade às ruas e avenidas que têm ligação com bairros, fluxo constante de veículos, ou que fazem parte de itinerário do transporte coletivo e, por esses motivos, apresentam asfalto mais danificado.

Publicidade

“O recapeamento favorece a mobilidade urbana, garante melhores condições de tráfego e mais segurança no trânsito. A recuperação da malha viária de Sumaré avança a cada dia e traz melhorias a toda a cidade”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

            Importantes vias da cidade, num total de mais de 200 ruas, já foram recapeadas. O investimento conta com recursos próprios do Município e de emendas parlamentares apresentadas pelo deputado estadual Dirceu Dalben, na ordem de R$ 5,87 milhões.

“A cidade inteira tem recebido atenção especial da Administração do Município. As obras de pavimentação seguem em ritmo acelerado e têm beneficiado todas as regiões da cidade. A quantidade de ruas pavimentadas e em condições de tráfego nos últimos anos representa um grande avanço nessa área”, destacou o deputado estadual Dirceu Dalben.

Continue Lendo