O grupo Novas Lideranças – Fórum do Eleitor Sumareense organizou nesta manhã (11) a Operação Cata Lixo no Horto Florestal, um ato cidadão visando a conscientização ambiental e preservação do espaço público. A ação foi apoiada pela Prefeitura e recolheu ao redor da represa dezenas de sacos de lixo, como garrafas pets e de vidro, plásticos, isopor, fraldas, entre outros. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente agora busca lixeiras de coleta seletiva para disponibilizar aos frequentadores do Horto Florestal. O espaço também receberá placas de sinalização e a Guarda Municipal fará rondas no local.
Os membros do grupo Novas Lideranças – Fórum do Eleitor Sumareense consideraram a primeira Operação Cata Lixo um sucesso. Além dos coordenadores Kelly Karina, Fernanda Pusch, Renata Pupo, Elisabeth, Pedro Breda, Enzo e Elisandra Maluf, simpatizantes compareceram para auxiliar no mutirão, bem como representantes da Prefeitura: o vice-prefeito e também secretário municipal de Meio Ambiente, Henrique Stein Sciascio, também representando o prefeito Luiz Dalben; o secretário de Segurança Pública, Ricardo Zequin; o superintendente do Meio Ambiente, Vagner Cunha; guardas municipais, bombeiros municipais, membros da Defesa Civil e da pasta de Serviços Públicos.
A ação foi direcionada às margens da represa do Horto Florestal, que é responsável pelo abastecimento de água a cerca de 30% da população. “A margem da represa foi escolhida para essa primeira ação para evitar que ainda mais lixo e, inclusive, muito isopor, fossem para a água. A grande preocupação do grupo também foram os copos, garrafas e demais itens com água parada e larvas, o que pode ser um potencial criadouro de mosquitos”, explicou uma das organizadoras, Kelly Karina.
Os voluntários também encontraram caramujos no local, que são hospedeiros do parasita que causa a esquistossomose, doença conhecida também como barriga d’água. O vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente já oficiou a Zoonoses para que colete alguns caramujos e faça análises para detectar a existência dos parasitas.
Além disso, a pasta e a Guarda Municipal já iniciaram discussões para melhorar a fiscalização no Horto Florestal, visando tanto a preservação ao meio ambiente como também a segurança dos frequentadores do local. Segundo o vice-prefeito, placas de sinalização também serão instaladas no espaço, a fim de orientar os moradores sobre os riscos de nadar na represa e a importância do descarte regular de lixo. A secretaria também busca lixeiras de coleta seletiva para deixar à disposição dos munícipes no local.
“A sustentabilidade será uma das bandeiras do nosso governo, essa ação em conjunto com a sociedade civil para limpar o Horto Florestal, que é uma das nossas áreas de preservação ambiental, foi a primeira de muitas. Quero agradecer ao Fórum do Eleitor, toda equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, Guarda Municipal, Serviços Públicos, aos colaboradores e amigos que contribuíram com essa bela atitude”, comentou o vice-prefeito.
A Prefeitura realizará ações contínuas de limpeza no Horto Florestal. O grupo Novas Lideranças – Fórum do Eleitor Sumareense também comunicou que vai continuar com mutirões mensais no local, aos finais de semana, para manutenção. “Uma Sumaré melhor só se constrói com ações cidadãs e coletivas”, frisou Kelly Karina.