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Prefeitura de Sumaré aplica vacina contra gripe em população de rua resistente à transferência para abrigo

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A Secretaria de Saúde de Sumaré promoveu na última semana a vacinação contra a gripe para a população de rua, que são aqueles moradores relutantes em aceitar serem levados para os abrigos parceiros da Prefeitura. Todas as pessoas que estão na rua e concordaram receberam a vacina.

“Realizamos um trabalho diário com essa população de rua, monitorando e orientando. Infelizmente, muitos são relutantes e, mesmo com nossos esforços, não aceitam ir para o abrigo. Visando esses moradores, que estão expostos à doenças, instabilidades meteorológicas e falta de ambientes higienizados, fizemos essa ação de vacinação de todos que aceitaram receber a dose. Trabalhamos com muita delicadeza com essas pessoas, buscando reinseri-las na sociedade, ofertar auxílio psicossocial e uma vida digna, porém, ainda encontramos muita resistência, por isso, focamos na sensibilização de cada um”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

“Os moradores de rua estão expostos a fatores que o restante da população não está, correndo o risco ficar doente com mais facilidade e não ter atendimento adequado, por falta informação ou aceitação. A vacinação dessas pessoas é uma maneira de imunizá-las, minimizando o risco de contrair a doença ou então agravar alguma comorbidade existente. Todos que aceitaram, após um longo trabalho de informação, orientação e conscientização por parte das nossas equipes, foram vacinados, independente da idade, sexo ou região onde estão”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

A vacinação neste público é mais uma ação da Prefeitura para oferecer proteção aos moradores de rua que se recusam a ser encaminhados para o abrigo. Além disso, a Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social ampliou as ações do SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social), realizado em parceria com a Casa de Acolhimento Resgatar. A equipe também tem trabalhado na prestação de orientações preventivas e na disponibilização de materiais de higiene pessoal para auxiliar nos cuidados das pessoas que decidirem permanecer nas ruas.

“Fazemos a abordagem dessas pessoas juntamente com a Casa de Acolhimento Resgatar, com equipes formadas por psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais. Uma relação de confiança e respeito é necessária para que as pessoas aceitem ajuda, passem pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), onde recebem avaliação psicossocial e iniciam um acompanhamento que pretende fortalecer a convivência com a família e a sociedade, através do acesso a direitos básicos. O acolhimento nas organizações parceiras da Prefeitura é uma das possibilidades de atendimento à população de rua, e é feito conforme as condutas necessárias em cada caso e o desejo da pessoa. Na Casa de Acolhimento Resgatar e na Caluz as pessoas em situação de rua recebem acompanhamento técnico especializado e particularizado, têm as documentações regularizadas, são inseridas no Cadastro Único e encaminhadas para serviços de saúde, educação e capacitação profissional, por exemplo, o que pode despertar o desejo de viver uma nova história de vida”, explicou a psicóloga do Apoio Técnico da Secretaria de Inclusão Social, Raíssa Rêgo Martins.

O SEAS é um serviço referenciado ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e o contato pode ser feito através dos telefones (19) 3803-4701, das 8 às 17 horas as segundas, quartas e sextas-feiras, e das 10 às 20 horas, as terças e quintas-feiras.

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Prefeitura de Sumaré alerta população sobre a importância do combate ao Aedes aegypti

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Neste momento em que todas as atenções estão voltadas para o enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura de Sumaré reforça o apelo à população para que não se esqueça da importância do combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no primeiro trimestre desse ano (entre 1º de janeiro e 31 de março de 2021) foram registrados 82 casos positivos de dengue no município – não há óbitos. A região do Maria Antonia concentrou 36 casos, aparecendo no topo da lista com mais registros de dengue, por esse motivo, na primeira semana de abril, as ações de nebulização (aplicação de inseticida) foram concentradas nessa região.

Mesmo com os números abaixo dos registrados no mesmo período do ano passado (foram 337 casos positivos de dengue no primeiro trimestre de 2020), a Unidade de Controle de Vetores do município vem intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, com verificação e inviabilização de criadouros, orientação aos moradores, aplicação de larvicida e inseticida em imóveis dos bairros com elevado índice de infestação do mosquito. O trabalho acontece, inclusive, nos fins de semana. Até o momento, mais de sete mil imóveis já receberam a nebulização, atividade que segue todas as normas técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Em pontos considerados estratégicos, como ferro velho, locais para reciclagem, borracharia, entre outros, as equipes também realizam fiscalização a fim de identificar e eliminar os possíveis criadouros. A Prefeitura conta ainda com o Boroscópio, equipamento utilizado pelos supervisores de campo para inspeção remota de áreas de difícil acesso, como imóveis e terrenos fechados, e para vistorias em maquinários, tubulações, calhas e caixas d’água.

Além do trabalho em campo, também foram intensificadas as ações de orientação e conscientização junto aos moradores, ressaltando que é fundamental ‘fazer a lição de casa’.

“O Aedes pode estar nos quintais, dentro e ao redor das nossas casas, por isso, não podemos nos descuidar. A melhor atitude é sempre a prevenção! Algumas ações no dia a dia podem evitar a proliferação do mosquito e prevenir toda a nossa família de doenças”, lembrou o prefeito Luiz Dalben.

Prevenção:

-Mantenha a caixa d´água fechada adequadamente;

-Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas;

-Não deixe água de chuva acumulada sobre a laje;

-Lave semanalmente – com escova e sabão – tanques e recipientes utilizados para armazenar água;

-Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda;

-Troque a água e lave os vasos, principalmente por dentro (com escova, água e sabão), pelo menos uma vez por semana;

-Guarde garrafas sempre de boca para baixo;

-Descarte corretamente o lixo, inclusive os pneus inservíveis;

-Não jogue lixo em terrenos baldios.

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Prefeitura de Sumaré mantém serviços essenciais no feriado de Tiradentes

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Devido a feriado de Tiradentes nesta quarta-feira, dia 21, o expediente das repartições públicas municipais de Sumaré será encerrado às 17 horas desta terça-feira, dia 20, e retomado às 8 horas da próxima quinta-feira, dia 22. Durante o período em que não houver expediente nos departamentos da Prefeitura, serão mantidos os serviços essenciais e de emergência, seguindo todas as normas sanitárias e de prevenção.

A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população. Neste feriado, a orientação é para que as pessoas fiquem em casa, não façam aglomerações e respeitem as normas sanitárias.  

Confira o funcionamento dos setores essenciais:

• Coleta de lixo domiciliar: realizada normalmente.      

• Guarda Civil Municipal: 24h pelos telefones 153 ou (19) 3873-2656.

• Defesa Civil Municipal: 24h pelo telefone 199 ou (19) 3903-4147.

• Corpo de Bombeiros Municipal: 24h pelos telefones 193 ou (19) 3873-2147.

• Departamento de Trânsito: emergências pelo telefone 0800-772-7722.

• Cemitério Municipal da Saudade: das 8h às 17h30.

• Velório Municipal: aberto normalmente, 24h. Como parte das medidas para evitar o coronavírus, está limitado e com revezamento para não causar aglomeração.

• Transporte Coletivo Municipal: funcionamento com 40% da frota.

Rede Municipal Saúde:

– UPA do Jardim Macarenko: Rua Vinicius de Moraes, nº 380, Jardim Macarenko, telefone (19) 3903-1455. Atendimento 24 horas

– UPA do Matão: Avenida Emílio Bosco, nº 1.620, Jardim Santa Clara, telefone (19) 3864-1194. Atendimento 24 horas

– PA Nações: Rua Aldo de Oliveira Muller, nº 417, Parque das Nações, telefone (19) 3864-1035. Atendimento 24 horas

– PA Maria Antônia: Rua Isabel Luna Tavares, nº 631, Jardim Maria Antônia, telefone (19) 3832-1288. Atendimento 12 horas (das 7 às 19 horas)

– PA CIS Nova Veneza: Rua Paraíba, nº 211, Nova Veneza, telefone (19) 33995961. Atendimento das 7 às 22 horas

– Farmácia da USF Santa Clara (região do Matão): aberta das 8 às 17 horas (Não será liberado remédio controlado);

– Farmácia do CIS Nova Veneza: aberta das 8 às 17 horas  (Não será liberado remédio controlado);

– Central de Ambulâncias de Transporte de Acamados: funcionamento 24 horas.

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Sumaré arrecada 8,5 toneladas de alimentos em ‘drive-thru’ do Conexão Solidária

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Com 8,5 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados num único dia, a terceira edição da campanha regional “Conexão Solidária”, promovida em Sumaré pelo Fundo Social de Solidariedade e a EPTV, foi um grande sucesso. A mobilização aconteceu no último sábado, dia 17, com doações recebidas via ‘drive-thru’ (sem precisar sair do veículo), respeitando todos os protocolos de segurança em saúde, visando à prevenção do coronavírus.

Esse ano, a campanha foi voltada exclusivamente para doações de alimentos não perecíveis, que puderam ser entregues em três pontos de arrecadação: Praça das Bandeiras (Centro), Pista de Skate (Nova Veneza) e no estacionamento do Shopping ParkCity Sumaré.

A próxima etapa será a entrega dos alimentos para os mais carentes, um trabalho que é viabilizado pela Secretaria Municipal de Inclusão Social (SMIADS). Estão aptas a receber os kits nutricionais as famílias em situação de vulnerabilidade que passaram por avaliação social da SMIADS e estão devidamente cadastradas nos CRASs (Centros de Referência em Assistência Social).

“A população de Sumaré é muito solidária e mais uma vez foi exemplo de união, colaboração e amor ao próximo. Muito obrigada por cada doação. A solidariedade contagia e, tenham certeza, vai ajudar muita gente que está passando por um momento de dificuldades. Deus abençoe a todos”, agradeceu a presidente do Funssol de Sumaré, dona Mara Dalben.

Para a proteção dos munícipes e também dos colaboradores municipais envolvidos em mais essa importante ação em prol das famílias mais necessitadas do município, o ambiente e todos os produtos arrecadados passaram por higienização. As equipes trabalharam utilizando os equipamentos de proteção individual necessários e seguindo as normas sanitárias.

“O Fundo Social vem realizando um trabalho importantíssimo no nosso município, com empenho e muito amor para ajudar as famílias que mais precisam. Agradecemos os colaboradores da campanha, que mais uma vez dedicaram seu dia para dar sua contribuição à campanha e às famílias carentes do município. E a todos que puderam fazer a doação, muito obrigado por estarem junto com a gente. Todos são os grandes responsáveis pelo grande sucesso da campanha”, disse o prefeito Luiz Dalben.

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