Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré apoia mudanças na dinâmica operacional do “turismo business” em tempos de pandemia

Publicado

em

Turismo responsável, limpo e seguro! É dessa maneira que o Conselho Municipal de Turismo de Sumaré (COMTUR) – órgão da Prefeitura e que funciona como um instrumento de estímulo ao desenvolvimento turístico sumareense – tem apoiado os locais de hospedagens nesse período de pandemia, que mudou a vida cotidiana das pessoas em todo o mundo, afetando diretamente o setor de viagens. Ou seja, um dos mercados que mais sentiu os efeitos da crise provocada pelo isolamento social é o da hotelaria. Para não sofrer tanto impacto com essa situação e, ao mesmo tempo, preservar a saúde e segurança dos hóspedes, colaboradores e fornecedores os hotéis do Município adotaram mudanças na dinâmica operacional e têm funcionado com ações focadas no bem-estar, seguindo os protocolos oficiais, garantindo o conforto e a qualidade no atendimento dos clientes.

A cidade conta com 7 hotéis, 1 acampamento e um Centro de Convenções para eventos com capacidade para acomodar 5.500 hóspedes. Todos fazem parte do turismo de negócios na região, com uma taxa de ocupação de hóspedes que varia entre 80 a 100% durante a semana. A maioria é formada por empresários e trabalhadores de outras localidades que vêm trabalhar e fazer cursos nas empresas de Sumaré. Segundo pesquisa sobre demanda turística na RMC (Região Metropolitana de Campinas) o público-alvo que identifica a região é a business (negócios). Atualmente, dezessete – das 20 cidades que compõem a RMC – fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, entre elas, Sumaré.

 

O Comtur tem dois representantes nesse segmento – o Acampamento Batista e o Hotel Jaguary. Toda a rede hoteleira de Sumaré tem adotado várias medidas visando garantir a segurança dos hóspedes, sendo boa opção para hospedagem nesse período de isolamento social. O Hotel Jaguary, por exemplo, segue à risca as normas de saúde. Os colaboradores usam máscara, além de realizar constantemente a desinfecção de todos os cômodos do prédio. O álcool em gel também é disponibilizado em todas as áreas de uso comum, e o distanciamento de 2 metros entre as mesas na hora do café da manhã é mantido. E o que é muito interessante, os hóspedes contam com tarifas solidárias.

 

Outra novidade no atendimento para que o cliente se sinta seguro ao se hospedar é que os apartamentos foram transformados em ‘escritório’ (Room Office). A inovação visa beneficiar cada vez mais seus hóspedes. “A rede hoteleira de Sumaré está surpreendendo nesse período de pandemia, seguindo as normas recomendadas pelos órgãos de saúde, em prol do bem-estar, saúde e segurança, tanto dos hóspedes como dos próprios colaboradores e fornecedores”, elogiou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudio Padovani.

“Temos muito a oferecer em nossa cidade, e não mediremos esforços para, juntamente com o Conselho de Turismo, promover o desenvolvimento do setor e tornar nosso Município polo de turismo, inclusive apoiar os setores nesse período difícil que estamos passando, sempre respeitando as normas de segurança”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

COMTUR

Sumaré é um município que conta com vários atrativos turísticos, com forte tendência ao turismo business. Por isso, o COMTUR tem representantes de vários segmentos, tanto do setor público (Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico; Cultura, Esportes e Lazer; Meio Ambiente e Educação), e privado (Hotéis e Agências de Viagens, Guias de Turismo, Restaurantes e Bares, Artesãos, Assentamentos, Imprensa e Turismólogos).

Além de promover e estimular as atividades ligadas ao turismo sumareense é de atribuição do Comtur elaborar e aprovar o Calendário Turístico do Município, e monitorar o crescimento do turismo local, a partir da melhoria da prestação dos serviços turísticos oferecidos. Ou seja, atua na execução de diretrizes por meio dos órgãos municipais e dos serviços prestados pela iniciativa privada com o objetivo de prover a infraestrutura adequada ao fortalecimento do turismo em todos os seus segmentos, bem como o avanço da indústria turística.

Acampamento Batista conta com dormitórios paraacomodar 316 hóspedes, num lindo e amplo espaço em meio à natureza. Está localizado naRua da Represa s/nº. Mais informações na página https://www.facebook.com/acampamentobatistasumare/ ou pelo telefone 3873.1944. A Estância Árvore da Vida acomoda 5.500 clientes em hospedagens exclusivas para eventos. O espaço fica na Estrada Granja Portão Pesado, s/n. Informações www.estanciaarvoredavida.com.br ou pelo fone 3116.9287.

Fildi Hotel – Rua Franm, 58 – Jardim Santa Maria, na região de Nova Veneza, em frente à Rodovia Anhanguera. Informações: www.fildihotel.com.br ou pelo telefone 4009.5100.

Hotel Jaguary – Rua Luis José Duarte, 199, Centro. Informações: www.jaguarysumare.com.br ou pelo telefone 3883.8400.

Hotel Marfim I (Rua José Maria Barroca, 57). Informações: www.hotelmarfim.com.br ou pelos telefones 3828.3347 e 3873.6142.

Hotel Marfim II (Rua Benedito Simeão de Camargo, 113, Parque Franceschini). Informações: www.hotelmarfim.com.br ou pelo telefone 3828.4680.

Hotel Menegon -Avenida São Judas Tadeu, 321, no Jardim São Judas Tadeu. Informações: www.hotelmenegon.com.br ou pelo telefone 3864.9336.

Hotel Santa Rita – Rua Antônio Jorge Chebab, 1.319, Centro. Informações: www.hotelsantarita.com.br ou pelo telefone 3873.6610.

Hotel Tangará -Rua Ipiranga, 405, Centro. Informações: www.facebook.com/hoteltangarasumare ou 3873.5797.

Nossa Cidade

Equipamento para exames de espirometria do Ambulatório de Especialidades é recomendado pela OMS

Publicado

em

Por

Saúde de qualidade e referência na região. Mais uma vez Sumaré sai na frente e possui na rede municipal a cabine de biossegurança para a realização de exames de espirometria – também conhecido como “exame do sopro”, aparelho recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O equipamento está instalado na Sala de Exame de Espirometria do Ambulatório de Especialidades Médicas, região central, e é utilizado para avaliar a função pulmonar e para o diagnóstico de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, principalmente em pacientes pós-Covid.

A parceria da Prefeitura com a empresa Boehringer Ingelheim, desenvolvedora do aparelho, ampliou em 300% o atendimento às demandas de pacientes da Rede Municipal de Saúde que necessitam do exame.

A Sala de Exame de Espirometria foi preparado em conformidade com os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 e os pacientes fazem os exames dentro de uma cabine de biossegurança, que aspira todo o ar e o devolve completamente renovado e purificado em poucos minutos, criando uma proteção extra aos envolvidos no processo de realização do exame.

“Saúde é prioridade em Sumaré! Com muito planejamento, investimos em uma saúde de qualidade e humanizada, referência na região. A Sala de Exame de Espirometria é mais uma ação que visa à excelência dos serviços e é com grande orgulho que vemos a cabine de biossegurança ser recomendada pela OMS. A tecnologia ajuda no diagnóstico rápido e preciso e no tratamento adequado de doenças pulmonares. Sumaré é pioneira na RMC a oferecer o exame com essa tecnologia. A população que utiliza os serviços da Rede Municipal de Saúde ganha em modernidade e qualidade no atendimento”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Para realizar o exame, o paciente deverá primeiro passar por consulta na unidade de saúde municipal de referência, que fará o encaminhamento à avaliação caso seja necessário.

INVESTIMENTOS

Sumaré foi a primeira cidade da região a iniciar o trabalho de combate ao coronavírus com capacitação dos colaboradores, criação do Comitê de Combate e Prevenção e elaboração de um plano de contingência. Além da ampliação de leitos na UPA Macarenko, também foram disponibilizados todos os leitos do CIS Nova Veneza para os demais atendimentos médicos leves, liberando 20 leitos na UPA Macarenko para atendimentos do coronavírus. A parceria com o grupo Amil para implantar 40 novos leitos de enfermaria no antigo Hospital Madre Theodora, em Nova Veneza, com possibilidade de ampliação. E a vacinação caminha a passos largos na cidade, com mais de 387 mil pessoas vacinadas.

Desde 2017, quinze novas unidades de saúde foram entregues à população, entre elas uma UPA na região do Matão e já está em construção a UPA Denadai, a terceira na cidade.  Também houve a aquisição de novos equipamentos, novas ambulâncias e veículos para a Atenção Básica e readequações nos prédios. O Município também recebeu 12 novas câmaras frias, para a conservação e o armazenamento seguro das vacinas. Os animaizinhos também foram beneficiados com a implantação do Departamento do Bem-Estar Animal.

Pensando no atendimento direcionado e exclusivo, foram criados os Centros de Saúde Especializados, inéditos na região e que têm parceria com o Fundo Social de Solidariedade: são duas unidades do Centro da Criança; o Centro de Longevidade, para assistência da Melhor Idade a partir dos 50 anos; a Base de Excelência da Mulher, para atendimento exclusivo do público feminino; e a Base de Excelência do Homem.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Emendas de Deputado garantem ampliação do Programa de Recape Contínuo em Sumaré

Publicado

em

Por

Emendas parlamentares do deputado estadual Dirceu Dalben (PL) para Sumaré estão garantindo asfalto novo em todas as regiões da cidade! Nesta terça-feira (19), a Câmara de Vereadores aprovou suplementação no Orçamento do Município e um total de R$ 6 milhões vão garantir a ampliação do Programa de Recape Contínuo. Entre as vias que serão beneficiadas, em breve, estão a Avenida Júlio de Vasconcellos (portal), a Rua César Moranza e a Avenida Luís Frutuoso, além de bairros das regiões central e do Picerno.

O Programa de Recape Contínuo é executado com recursos municipais e conta com aporte das emendas parlamentares de Dalben. O deputado já destinou R$ 11,4 milhões para obras de infraestrutura, pavimentação e recapeamento asfáltico em Sumaré, sendo que parte dos recursos já foi transformada em melhorias à população e outra parte segue em fase de liberação pelo Governo do Estado.

“Com a aprovação deste projeto de lei encaminhado pelo prefeito Luiz Dalben à Câmara, a Prefeitura de Sumaré poderá ampliar o Programa de Recape, aplicando os recursos das nossas emendas. A meta é atingir 3 milhões de metros quadrados de asfalto novo em toda a cidade até 2024! Agradeço aos vereadores pela agilidade na aprovação das verbas, reconhecendo a importância dessas obras para a população. É uma satisfação muito grande poder contribuir com o desenvolvimento de Sumaré e seguimos trabalhando para que mais investimentos cheguem à cidade e demais municípios paulistas”, explicou o deputado.

O prefeito Luiz Dalben também agradeceu. “Agradecemos todo o trabalho e dedicação do nosso deputado estadual Dirceu Dalben – sempre nos auxiliando na construção de uma cidade cada vez melhor para se viver –, assim como aos vereadores que têm nos apoiado para que Sumaré continue no caminho do progresso. É uma união de esforços e quem ganha é sempre a população”, ressaltou o prefeito sumareense. Segundo o chefe do Executivo, o Programa de Recape Contínuo já alcançou a marca de 1,8 milhão de metros quadrados de asfalto recuperado em todas as regiões da cidade.

Com a aprovação da suplementação no Orçamento Municipal pela Câmara, agora a Prefeitura de Sumaré dará continuidade aos trâmites legais para realização de mais obras. De acordo com o Executivo, a verba será destinada para a recuperação de importantes vias de acesso da cidade, que possuem grande fluxo de veículos, além de ruas de bairros principalmente das regiões central e do Picerno, que possuem asfalto mais antigo e deteriorado, como o Jardim São Carlos, Jardim Marchissolo, Vila Juliana, Planalto do Sol, Parque Versailles, Casarão, Virgínio Basso, Rosa e Silva, Lucélia, entre outros.

Vereadores agradecem atuação do Deputado Dalben

Vereadores de Sumaré agradeceram ao deputado estadual Dirceu Dalben (PL) pelas emendas e pela parceria com o Município, que garantem mais qualidade de vida e justiça social à população.

O presidente da Câmara de Sumaré, vereador Willian Souza, enalteceu a importância do representante da cidade na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). “O deputado Dirceu Dalben tem trabalhado incansavelmente em busca de recursos para Sumaré e região. São avanços notórios e históricos. Agora, nossa cidade está sendo presenteada com esse grande investimento público na recuperação asfáltica”, comemorou Willian.

“Asfalto significa qualidade de vida, segurança no trânsito e valorização para os nossos bairros. Sumaré ficou por muito tempo sem investimentos relevantes em infraestrutura. Isso só mudou com a gestão do nosso prefeito Luiz Dalben e o apoio do deputado estadual Dirceu Dalben, além do trabalho intenso dos vereadores pela aprovação de projetos como esse. É gratificante saber que muitas pessoas vão ter orgulho de onde moram por conta desse projeto”, disse o vereador André da Farmácia.

“Sumaré avançando cada vez mais, parabéns ao deputado e ao prefeito pela conquista. Tudo o que for bom para Sumaré, para nossa população, tem apoio deste vereador”, falou o vereador Silvio Coltro.

“Gostaria de agradecer ao deputado Dirceu Dalben por todas as conquistas que a nossa cidade vem recebendo através do seu mandato. Sumaré é outra após ter pela primeira vez um representante estadual, são diversas conquistas em todos os cantos da cidade”, disse o vereador Digão.

“Parabéns deputado estadual Dirceu Dalben e nosso prefeito Luiz Dalben, sempre trabalhando em prol a população sumareense. Podem contar sempre com este vereador. Que Deus abençoe sempre com muita saúde”, falou o vereador Gilson Caverna.

 “Em nome da população a quem represento na Câmara, gostaria de agradecer e parabenizar nosso deputado Dalben, que tem trabalhado incansavelmente para promover melhorias em todas as regiões da cidade. Dia após dia, vemos a cidade se transformando em um lugar muito melhor de se viver, especialmente no quesito infraestrutura e recape. Conte sempre com o nosso mandato para fazer a cidade continuar crescendo”, disse o vereador Ney do Gás.

“Recebemos com grande alegria a informação da disponibilização desses recursos em favor do município para a realização de obras de infraestrutura e recape de várias regiões da cidade. Sabemos que a população aguarda com ansiedade essas melhorias que têm muito a contribuir com a qualidade de vida dos nossos munícipes, pois há muito tempo são necessárias para nossa cidade. Nesse contexto, só temos a agradecer o nobre deputado por ter nos agraciado com esses recursos em prol do querido Município de Sumaré. Obrigado, deputado Dirceu Dalben!”, agradeceu o vereador Alan Leal.

“Mais uma vez quero agradecer ao deputado estadual Antonio Dirceu Dalben por estes recursos para nossa população sumareense. Desde que o deputado Dirceu assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Sumaré passou a ser mais vista, respeitada e com estes volumes de emendas em infraestrutura e recape, nossa cidade aos poucos reafirma seu lugar como a segunda maior cidade da Região Metropolitana de Campinas. O volume de recursos já destinados pelo deputado, tanto para infraestrutura e recape, e principalmente para importantes vicinais de nossa região, em especial para nossa cidade, junto à competente administração do prefeito Luiz Dalben, nos coloca novamente, rumo ao crescimento e ao desenvolvimento”, completou o vereador Ulisses Gomes.

“O deputado Dalben vem ao longo desses anos de seu mandato proporcionando, não só ao nosso município, como a toda a Região Metropolitana de Campinas, grandes conquistas. Sua dedicação, empenho, compromisso e disponibilidade para atender às demandas de nossa população vêm possibilitando a realização de importantes obras para nossa região. A obtenção deste recurso suplementar para o Orçamento municipal é mais uma entre as importantes realizações de seu mandato e vem contribuir enormemente para as obras de nossa cidade. Como vereador de Sumaré, posso dizer que é uma honra e uma grande alegria poder contar com o apoio de nosso deputado estadual Dirceu Dalben, que está sempre de portas abertas para receber nossas solicitações”, falou o vereador Lucas Agostinho.

“Quero aqui agradecer à Prefeitura de Sumaré e ao deputado Dirceu Dalben pelas emendas parlamentares, uma vez que permitem o fortalecimento dos investimentos em infraestrutura e recape em todas as regiões da cidade. Venho publicamente registrar a nossa gratidão pelo empenho! Deus abençoe a todos nós!”, agradeceu também o vereador Edgardo Cabral.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Vacinação contra o coronavírus: Com orientação do Ministério da Saúde, Sumaré diminui prazo entre doses para o imunizante Pfizer

Publicado

em

Por

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, Sumaré adiantará o prazo para a segunda dose da vacina contra o coronavírus da fabricante Pfizer. Os moradores de 12 a 17 anos 11 meses e 29 dias poderão completar o esquema vacinal após 8 semanas da primeira dose. Já para a população com 18 anos ou mais, o novo prazo será de 3 semanas após a primeira dose. Segundo a secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Sumaré, a aplicação da dose de reforço dentro do novo aprazamento começa a valer no município a partir desta quarta-feira (dia 20).

Todas as pessoas que receberam a primeira dose da vacina Pfizer e já estão com data para a dose de reforço devem procurar uma das salas de vacinação nas unidades de Saúde ou no Centro Esportivo “Vereador José Pereira”, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 15h. É necessário levar o comprovante de vacina.

Para os outros fabricantes, o prazo para a segunda dose segue sem alterações: Coronavac são 28 dias entre doses e Astrazeneca 3 meses. A campanha de vacinação contra o coronavírus continua no município para a primeira dose da população de acordo com o Plano Estadual de Imunização e para a segunda dose conforme prazo.

Já a terceira dose está disponível para os moradores acima de 60 anos de idade (que receberam a segunda dose ou dose única há seis meses); imunossuprimidos (que receberam a segunda dose ou dose única há, pelo menos, 28 dias) e profissionais da Saúde (que tomaram a segunda dose da vacina há seis meses).

Para a primeira dose, é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência. Já para as segunda e terceira doses (dose de reforço), deverá ser apresentado o comprovante de vacina. Para os imunossuprimidos, será exigido documento que comprove a doença imunossupressora. Os profissionais da Saúde estão orientados a apresentar comprovante de vínculo ativo com o serviço de saúde.

Continue Lendo