Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré apoia mudanças na dinâmica operacional do “turismo business” em tempos de pandemia

Publicado

em

Turismo responsável, limpo e seguro! É dessa maneira que o Conselho Municipal de Turismo de Sumaré (COMTUR) – órgão da Prefeitura e que funciona como um instrumento de estímulo ao desenvolvimento turístico sumareense – tem apoiado os locais de hospedagens nesse período de pandemia, que mudou a vida cotidiana das pessoas em todo o mundo, afetando diretamente o setor de viagens. Ou seja, um dos mercados que mais sentiu os efeitos da crise provocada pelo isolamento social é o da hotelaria. Para não sofrer tanto impacto com essa situação e, ao mesmo tempo, preservar a saúde e segurança dos hóspedes, colaboradores e fornecedores os hotéis do Município adotaram mudanças na dinâmica operacional e têm funcionado com ações focadas no bem-estar, seguindo os protocolos oficiais, garantindo o conforto e a qualidade no atendimento dos clientes.

A cidade conta com 7 hotéis, 1 acampamento e um Centro de Convenções para eventos com capacidade para acomodar 5.500 hóspedes. Todos fazem parte do turismo de negócios na região, com uma taxa de ocupação de hóspedes que varia entre 80 a 100% durante a semana. A maioria é formada por empresários e trabalhadores de outras localidades que vêm trabalhar e fazer cursos nas empresas de Sumaré. Segundo pesquisa sobre demanda turística na RMC (Região Metropolitana de Campinas) o público-alvo que identifica a região é a business (negócios). Atualmente, dezessete – das 20 cidades que compõem a RMC – fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, entre elas, Sumaré.

 

O Comtur tem dois representantes nesse segmento – o Acampamento Batista e o Hotel Jaguary. Toda a rede hoteleira de Sumaré tem adotado várias medidas visando garantir a segurança dos hóspedes, sendo boa opção para hospedagem nesse período de isolamento social. O Hotel Jaguary, por exemplo, segue à risca as normas de saúde. Os colaboradores usam máscara, além de realizar constantemente a desinfecção de todos os cômodos do prédio. O álcool em gel também é disponibilizado em todas as áreas de uso comum, e o distanciamento de 2 metros entre as mesas na hora do café da manhã é mantido. E o que é muito interessante, os hóspedes contam com tarifas solidárias.

 

Outra novidade no atendimento para que o cliente se sinta seguro ao se hospedar é que os apartamentos foram transformados em ‘escritório’ (Room Office). A inovação visa beneficiar cada vez mais seus hóspedes. “A rede hoteleira de Sumaré está surpreendendo nesse período de pandemia, seguindo as normas recomendadas pelos órgãos de saúde, em prol do bem-estar, saúde e segurança, tanto dos hóspedes como dos próprios colaboradores e fornecedores”, elogiou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudio Padovani.

“Temos muito a oferecer em nossa cidade, e não mediremos esforços para, juntamente com o Conselho de Turismo, promover o desenvolvimento do setor e tornar nosso Município polo de turismo, inclusive apoiar os setores nesse período difícil que estamos passando, sempre respeitando as normas de segurança”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

COMTUR

Sumaré é um município que conta com vários atrativos turísticos, com forte tendência ao turismo business. Por isso, o COMTUR tem representantes de vários segmentos, tanto do setor público (Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico; Cultura, Esportes e Lazer; Meio Ambiente e Educação), e privado (Hotéis e Agências de Viagens, Guias de Turismo, Restaurantes e Bares, Artesãos, Assentamentos, Imprensa e Turismólogos).

Além de promover e estimular as atividades ligadas ao turismo sumareense é de atribuição do Comtur elaborar e aprovar o Calendário Turístico do Município, e monitorar o crescimento do turismo local, a partir da melhoria da prestação dos serviços turísticos oferecidos. Ou seja, atua na execução de diretrizes por meio dos órgãos municipais e dos serviços prestados pela iniciativa privada com o objetivo de prover a infraestrutura adequada ao fortalecimento do turismo em todos os seus segmentos, bem como o avanço da indústria turística.

Acampamento Batista conta com dormitórios paraacomodar 316 hóspedes, num lindo e amplo espaço em meio à natureza. Está localizado naRua da Represa s/nº. Mais informações na página https://www.facebook.com/acampamentobatistasumare/ ou pelo telefone 3873.1944. A Estância Árvore da Vida acomoda 5.500 clientes em hospedagens exclusivas para eventos. O espaço fica na Estrada Granja Portão Pesado, s/n. Informações www.estanciaarvoredavida.com.br ou pelo fone 3116.9287.

Fildi Hotel – Rua Franm, 58 – Jardim Santa Maria, na região de Nova Veneza, em frente à Rodovia Anhanguera. Informações: www.fildihotel.com.br ou pelo telefone 4009.5100.

Hotel Jaguary – Rua Luis José Duarte, 199, Centro. Informações: www.jaguarysumare.com.br ou pelo telefone 3883.8400.

Hotel Marfim I (Rua José Maria Barroca, 57). Informações: www.hotelmarfim.com.br ou pelos telefones 3828.3347 e 3873.6142.

Hotel Marfim II (Rua Benedito Simeão de Camargo, 113, Parque Franceschini). Informações: www.hotelmarfim.com.br ou pelo telefone 3828.4680.

Hotel Menegon -Avenida São Judas Tadeu, 321, no Jardim São Judas Tadeu. Informações: www.hotelmenegon.com.br ou pelo telefone 3864.9336.

Hotel Santa Rita – Rua Antônio Jorge Chebab, 1.319, Centro. Informações: www.hotelsantarita.com.br ou pelo telefone 3873.6610.

Hotel Tangará -Rua Ipiranga, 405, Centro. Informações: www.facebook.com/hoteltangarasumare ou 3873.5797.

Nossa Cidade

Sumaré volta para a Fase Laranja e Acias pede mais atenção aos cuidados para evitar circulação do vírus

Publicado

em

Por

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 22, a reclassificação do Plano São Paulo e Sumaré retrocedeu para a Fase Laranja. Além disto, todo o estado ficará na fase vermelha entre 20h e 6h, todos os dias da semana, e nos dois próximos finais de semana (30 e 31/1 e 06 e 07/02). Na Fase Laranja, o funcionamento de bares não é permitido.

As novas regras valem a partir de segunda-feira, 25. As medidas mais restritivas foram anunciadas por conta do aumento dos índices da pandemia.

O presidente da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), Juarez Pereira da Silva, lamentou o retrocesso no Plano São Paulo, mas afirmou que o retorno à fase mais restritiva já era uma possibilidade esperada por conta do avanço da doença. “Mais do que nunca, precisamos seguir as orientações sanitárias para frear a circulação do vírus. A Acias seguirá orientando e reforçando os cuidados que precisam ser adotados nos estabelecimentos”, comentou.

Na última quinta-feira, 21, a Acias participou de uma reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada pela Prefeitura de Sumaré para atualizar os assuntos relacionados à pandemia de Covid-19.

Diante do crescimento dos índices de óbitos e de novos casos da doença, as autoridades anunciaram o reforço na fiscalização para impedir o funcionamento de qualquer atividade fora do permitido nas fases do Plano. A Guarda Municipal intensificará a fiscalização, com possibilidade de atuação dos estabelecimentos que desrespeitarem as regras.

Na reunião, a ACIAS destacou que a maioria dos comerciantes está fazendo o dever de casa, como vem sendo lembrado pelo governo paulista. Mas é importante não afrouxar os cuidados porque a pandemia ainda não passou.

A Acias reitera a seus associados a importância de manter os protocolos sanitários. Os cuidados são necessários para garantir a saúde de colaboradores e consumidores, além de evitar possíveis penalidades durante as fiscalizações que, a partir de agora, serão intensificadas.

O QUE PODE NA FASE LARANJA

  • COMÉRCIO E SERVIÇOS

Capacidade 40% limitada
Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
Adoção dos protocolos geral e setorial específicos

  • A orientação da Acias é que o comércio abra às 9h e feche às 17h.
  • RESTAURANTES E SIMILARES (CONSUMO LOCAL)

Capacidade 40% limitada
Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
Consumo local e atendimento exclusivo para clientes sentados
Venda de bebidas alcóolicas até às 20h
Adoção dos protocolos geral e setorial específico

O funcionamento de bares não é permitido na Fase Laranja.

ACADEMIAS E CENTRO DE GINÁSTICA
Capacidade 40% limitada
Horário reduzido (8 horas): Após as 6h e antes das 20h
Agendamento prévio e hora marcada
Permissão apenas de aulas e práticas individuais, suspensas as aulas e práticas em grupo

Adoção dos protocolos geral e setorial específicos

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeito Luiz Dalben inicia vacinação contra a Covid-19 dos profissionais das unidades municipais de Saúde que atuam na “linha de frente”

Publicado

em

Por

Teve início na tarde dessa quinta-feira, dia 21, a vacinação contra a Covid-19 na rede municipal de Saúde de Sumaré. Carolina Lopes, 35 anos, enfermeira na Atenção Básica, com atuação na UBS Florely, foi a primeira pessoa vacinada na cidade. O prefeito Luiz Dalben acompanhou o início da vacinação, ao lado do deputado Dirceu Dalben, do secretário de Saúde, Rafael Virginelli, e dos vereadores Lucas Agostinho e Rodrigo Digão.

“Este é um momento de muita emoção e alegria para nós. Toda a nossa gratidão aos profissionais da Saúde, em nome da Caroline, que hoje recebe a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Sumaré. São incansáveis trabalhadores no enfrentamento à Covid-19 que merecem todo nosso respeito e admiração. Nese primeiro momento, iremos vacinar os colaboradores que atuam na linha de frente contra a doença, pois precisamos cuidar desses profissionais para que eles possam cuidar de nós. Gradativamente, iremos expandir a vacinação para os demais colaboradores da saúde e Melhor Idade, até chegar a toda a população”, agradeceu o Chefe do Executivo sumareense.

Sumaré recebeu na manhã dessa quinta o primeiro lote com 2.680 doses da vacina, enviadas pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Essa remessa inicial será aplicada em profissionais da Saúde que atuam  na “linha de frente” ao combate à doença nas unidades municipais, conforme preconizado pelo Plano Estadual de Imunização.

“Nenhum grupo ficará sem a vacina, mas dependemos do recebimento de novas doses do Estado para ampliar a vacinação. Por enquanto não haverá vacinação nos endereços divulgados anteriormente, portanto, a população não deve se dirigir aos locais, deve aguardar ser informada sobre a chegada de novas doses e as datas para vacinação”, explicou o secretário municipal de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli.

“É com muita alegria que recebi a vacina, este é o início da nossa esperança de voltarmos à normalidade, após um período tão intenso e difícil. Nossa unidade está lidando exclusivamente com os casos de Covid-19 na região e todos os dias acompanhamos as mais diferentes histórias e situações. É emocionante participar deste momento, estou muito grata e emocionada”, disse a enfermeira Carolina Lopes.

“Agradecemos imensamente a esses profissionais da saúde, que desde o início da pandemia trabalham com afinco e dedicação para cuidar da população. É um momento muito emocionante acompanhar o início da vacinação em Sumaré, parabenizo o prefeito Luiz Dalben e a toda a equipe, pelo excelente. Esta é uma tarde de quinta-feira histórica e que renova as nossas esperanças de que dias melhores estão por vir. Com fé, logo voltaremos as nossas rotinas normais!”, falou o deputado Dirceu Dalben.

 Sumaré foi a primeira cidade da região a definir um Plano de Enfrentamento ao Coronavírus logo no início da pandemia em 2020. Com a chegada da vacina, já coloca em prática o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, que atende todos os critérios, cronogramas e determinações do Governo do Estado e Ministério da Saúde.

“É necessário ressaltar que a pandemia não terminou, por isso, não é hora de relaxar! Mesmo com o início da vacinação contra a Covid-19, é fundamental manter os cuidados preventivos: distanciamento social, uso de máscara de proteção facial e higienização constantemente as mãos. Vamos seguir juntos contra o coronavírus.”, completou o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré faz calçamento na quadra society do Parque Florença

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Sumaré realiza nessa quinta (21) obras de calçamento da quadra de futebol society do Parque Florença, região central da cidade. Construída pela Administração Municipal, a benfeitoria faz parte do projeto “100% Esporte para Todos”, por meio de convênio realizado entre a Prefeitura e a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do deputado estadual Dirceu Dalben. Na sequência, as equipes municipais instalarão uma academia ao ar livre. Assim que for liberada, jovens e crianças desfrutarão dessa belíssima quadra society para prática do futebol, que é uma das modalidades mais tradicionais no país

Para o prefeito Luiz Dalben a quadra de futebol society é mais uma excelente opção de lazer e práticas esportivas. “Contemplamos os moradores do Parque Florença, região central de nosso Município, com esse importante espaço de esportes e lazer, entregue à secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, e, assim quer for liberada, nossos jovens e crianças desfrutarão dessa belíssima quadra society para prática do futebol, que é uma das modalidades mais tradicionais em nosso país”, comentou o Chefe do Executivo sumareense.

O vice-prefeito, Henrique do Paraíso, também comemorou essa conquista para Sumaré. “A quadra de futebol society foi construída numa parceria do Município com o Estado e é de grande importância para o esporte de nossa cidade.

A pedido do prefeito Luiz Dalben, intermediamos essa benfeitoria juntamente com a bancada do Republicanos, e fomos agraciados com esse equipamento esportivo para a população sumareense”, declarou.

Continue Lendo