Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré cria canal de WhatsApp para população esclarecer dúvidas sobre coronavírus

Publicado

em

A Prefeitura de Sumaré criou um novo canal direto com a população para esclarecer dúvidas sobre o coronavírus.

A partir de hoje, dia 16, três números de WhatsApp foram disponibilizados para o atendimento aos munícipes, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os moradores podem enviar mensagens para os telefones 984430412, 993039646 e 992999493. O atendimento será feito por um profissional capacitado.

“Sumaré trabalha para atender com qualidade qualquer paciente que apresente sintomas ou que necessite de auxílio. Esses telefones disponibilizados fazem parte das nossas ações que visam tranquilizar a população e esclarecer dúvidas e prestar um primeiro atendimento. Estamos seguindo todas as orientações dos órgãos de saúdes responsáveis, sempre trabalhando e nos antecipando à doença. Porém, pedimos a colaboração da população, pois já temos casos confirmados nas cidades vizinhas. Desde o momento em que o coronavírus passou a ser considerado uma pandemia, organizações mundiais têm ressaltado que cada pessoa passa a ser responsável por frear as transmissões, desacelerando a disseminação. Este momento é de união e colaboração”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Sumaré trabalha intensamente para evitar a transmissão do coronavírus. Desde janeiro, um plano de contingência foi preparado e os profissionais capacitados para atender a população. Todas as unidades de Sumaré destinam vagas diárias para atender os casos suspeitos. Ao procurar a UBS, são avaliados se os sintomas indicam alguma probabilidade de infecção por coronavírus, além de tomadas as providências para notificação e coleta de material para exame laboratorial.

Além disso, os decretos n° 10.763 e 10.764 suspendem determinadas atividades. A partir de hoje, as escolas continuam abertas, com dias letivos regulares, realizando atividades de orientação para alunos e responsáveis que desejarem participar. As faltas de alunos serão abonadas, mediante justificativa do responsável legal.

Os profissionais da educação continuarão com suas jornadas regulares de forma presencial nas escolas, diretorias de ensino e secretarias municipais. O fornecimento de alimentação e transporte escolar ocorrerá normalmente.

A partir do dia 23 de março, as aulas deverão ser suspensas em todas as escolas públicas e particulares no Município de Sumaré. A suspensão das atividades de todas as escolas estará em vigor até nova determinação. Neste período, poderão ser ofertadas atividades pedagógicas à distância, em diversas modalidades.

Também estão suspensos os atendimentos odontológicos na rede municipal de saúde, salvos os os casos urgentes; as atividades dos grupos sem risco nas unidades de saúde e Ambulatório de Especialidades; recomendação da suspensão de eventos com mais de 500 pessoas; férias dos colaboradores das Secretarias de Saúde e Segurança e Defesa Civil, atividades esportivas e culturais da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, as ações que envolvem a Melhor Idade, tanto nos grupos descentralizados quanto as que ocorrem no CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade) e CRASs (Centros de Referência em Assistência Social). Além disso, boletins diários são disponibilizados no site da Prefeitura (www.sumare.sp.gov.br). Um softaware foi criado para que as equipes da Administração acompanhem em tempo real a atualização de informações e também criado o Coitê de Prevenção e Enfrentamento da doença.

Sumaré registra 15 casos suspeito e um já foi descartado. Os pacientes passam bem e aguardam o resultado dos exames. Caso algum paciente apresente sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar e tenha histórico de viagem para locais com transmissão local ou ter tido contato próximo com pessoa com caso suspeito, a orientação é para que procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência.

Confira algumas dicas para evitar a propagação da doença: 

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
  • Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)
  • Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
  • Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
  • Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
  • Manter ambientes muito bem ventilados
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
  • Evitar contato com animais selvagens ou doentes

Nossa Cidade

Ponte que liga o Conceição ao Inocoop recebe concreto ‘artesanal’

Publicado

em

Por

A ponte que ligará o Jardim Conceição ao Inocoop, região de Nova Veneza, recebeu guia e sarjeta no último sábado (28). As obras continuam em ritmo intenso de trabalho. Devido à paralisação das usinas, a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Sumaré contou com a criatividade dos colaboradores: todo o concreto utilizado foi feito à mão, ou seja, serviço completamente artesanal.

A previsão, nessa semana, com o tempo firme, é colocar pedra 3 e a bica, para, na sequência, pavimentar. Com 12 metros de comprimento, a nova ponte unifica as ruas Recife e Aguaí, e vai ligar duas principais avenidas da região de Nova Veneza – a Amizade com a Brasil. “Esta obra impacta de forma positiva na vida da população, especialmente dos moradores da região de Nova Veneza e bairros adjacentes, e está sendo construída para suportar veículos leves e pesados”, disse o prefeito Luiz Dalben.

A nova obra atende a uma reivindicação dos moradores daquela região, porque no local havia uma passagem de madeira. As primeiras etapas incluíram a retirada de cerca de 40 caminhões de solo argiloso que foram substituídos por 80 caminhões de terra vermelha, a colocação da tubulação e aterramento.

E para garantir a qualidade e preservar o meio ambiente, também foram colocados rachões (pedras especiais) para não afetar os lençóis freáticos e assegurar a passagem da água. As fases anteriores incluem ainda a ala – estrutura lateral – feita à base de concreto.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Associação Comercial solicitou definição de um prazo para o fim da quarentena

Publicado

em

Por

A ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) solicitou à Prefeitura de Sumaré definição de um prazo para o fim da quarentena estipulada na cidade. O pedido foi feito em reunião realizada na prefeitura, na manhã desta sexta-feira, e depois formalizado em ofício. Decreto municipal assinado no último dia 20 de março estabelece o fechamento da maior parte do comércio da cidade por tempo indeterminado. O prefeito Luiz Dalben, que participou da reunião através de videoconferência, se comprometeu a elaborar um novo decreto, estipulando que a suspensão das atividades comerciais dure apenas o tempo estritamente necessário, conforme determinação das autoridades federais e estaduais. O decreto estadual que determinou quarentena em todo o estado de São Paulo vale até o dia 7 de abril.

No encontro, o prefeito informou ainda que suspendeu todos os prazos de pagamentos dos tributos municipais. Ña quarta-feira, 25, a ACIAS havia protocolado ofício na prefeitura solicitando o adiamento do pagamento de taxas e impostos.

Logo após a reunião na prefeitura, a ACIAS foi informada sobre o decreto 034/2020, da Prefeitura de Artur Nogueira que “permite comerciantes, varejistas e atacadistas em geral a continuarem funcionando com atividades internas, entregas delivery, atendimento individual com portas fechadas, balanços, inventários, pequenas reformas e trabalhos home office, desde que os responsáveis adotem todas as medidas de higiene e prevenção ao combate do Coronavírus – COVID-19.” Diante disto, a ACIAS solicitou que o prefeito autorize, no novo decreto, que Sumaré adote as mesmas ações do decreto de Artur Nogueira.

CARREATA

Sobre a carreata de comerciantes em prol da abertura das lojas, conforme anunciado em redes sociais, a ACIAS entende que a manifestação é legítima, desde que as leis e as normas de segurança sejam respeitadas, mas esclarece que não faz parte do movimento.

A ACIAS tem atuado de todas as maneiras legais para garantir a manutenção do máximo de atividades possível, respeitando a segurança dos consumidores, dos trabalhadores e dos cidadãos.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré tem dois óbitos suspeitos por coronavírus

Publicado

em

Por

O Prefeitura de Sumaré informou em seu boletim diário sobre o Coronavírus-Covid19 que a cidade possui 2 óbitos em investigação.

No boletim também diz que são 91 casos aguardando resultado dos exames para saber se estão com o vírus. 3 casos da cidade já foram descartados.

Sumaré ainda não confirmou nenhum caso.

Brasil registra 136 mortes e 4.256 casos confirmados de coronavírus

Continue Lendo