Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré cria canal de WhatsApp para população esclarecer dúvidas sobre coronavírus

Publicado

em

A Prefeitura de Sumaré criou um novo canal direto com a população para esclarecer dúvidas sobre o coronavírus.

A partir de hoje, dia 16, três números de WhatsApp foram disponibilizados para o atendimento aos munícipes, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os moradores podem enviar mensagens para os telefones 984430412, 993039646 e 992999493. O atendimento será feito por um profissional capacitado.

“Sumaré trabalha para atender com qualidade qualquer paciente que apresente sintomas ou que necessite de auxílio. Esses telefones disponibilizados fazem parte das nossas ações que visam tranquilizar a população e esclarecer dúvidas e prestar um primeiro atendimento. Estamos seguindo todas as orientações dos órgãos de saúdes responsáveis, sempre trabalhando e nos antecipando à doença. Porém, pedimos a colaboração da população, pois já temos casos confirmados nas cidades vizinhas. Desde o momento em que o coronavírus passou a ser considerado uma pandemia, organizações mundiais têm ressaltado que cada pessoa passa a ser responsável por frear as transmissões, desacelerando a disseminação. Este momento é de união e colaboração”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Sumaré trabalha intensamente para evitar a transmissão do coronavírus. Desde janeiro, um plano de contingência foi preparado e os profissionais capacitados para atender a população. Todas as unidades de Sumaré destinam vagas diárias para atender os casos suspeitos. Ao procurar a UBS, são avaliados se os sintomas indicam alguma probabilidade de infecção por coronavírus, além de tomadas as providências para notificação e coleta de material para exame laboratorial.

Além disso, os decretos n° 10.763 e 10.764 suspendem determinadas atividades. A partir de hoje, as escolas continuam abertas, com dias letivos regulares, realizando atividades de orientação para alunos e responsáveis que desejarem participar. As faltas de alunos serão abonadas, mediante justificativa do responsável legal.

Os profissionais da educação continuarão com suas jornadas regulares de forma presencial nas escolas, diretorias de ensino e secretarias municipais. O fornecimento de alimentação e transporte escolar ocorrerá normalmente.

A partir do dia 23 de março, as aulas deverão ser suspensas em todas as escolas públicas e particulares no Município de Sumaré. A suspensão das atividades de todas as escolas estará em vigor até nova determinação. Neste período, poderão ser ofertadas atividades pedagógicas à distância, em diversas modalidades.

Também estão suspensos os atendimentos odontológicos na rede municipal de saúde, salvos os os casos urgentes; as atividades dos grupos sem risco nas unidades de saúde e Ambulatório de Especialidades; recomendação da suspensão de eventos com mais de 500 pessoas; férias dos colaboradores das Secretarias de Saúde e Segurança e Defesa Civil, atividades esportivas e culturais da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, as ações que envolvem a Melhor Idade, tanto nos grupos descentralizados quanto as que ocorrem no CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade) e CRASs (Centros de Referência em Assistência Social). Além disso, boletins diários são disponibilizados no site da Prefeitura (www.sumare.sp.gov.br). Um softaware foi criado para que as equipes da Administração acompanhem em tempo real a atualização de informações e também criado o Coitê de Prevenção e Enfrentamento da doença.

Sumaré registra 15 casos suspeito e um já foi descartado. Os pacientes passam bem e aguardam o resultado dos exames. Caso algum paciente apresente sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar e tenha histórico de viagem para locais com transmissão local ou ter tido contato próximo com pessoa com caso suspeito, a orientação é para que procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência.

Confira algumas dicas para evitar a propagação da doença: 

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar
  • Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!)
  • Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo
  • Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar
  • Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
  • Manter ambientes muito bem ventilados
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
  • Evitar contato com animais selvagens ou doentes

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré alerta população sobre a importância do combate ao Aedes aegypti

Publicado

em

Por

Neste momento em que todas as atenções estão voltadas para o enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura de Sumaré reforça o apelo à população para que não se esqueça da importância do combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no primeiro trimestre desse ano (entre 1º de janeiro e 31 de março de 2021) foram registrados 82 casos positivos de dengue no município – não há óbitos. A região do Maria Antonia concentrou 36 casos, aparecendo no topo da lista com mais registros de dengue, por esse motivo, na primeira semana de abril, as ações de nebulização (aplicação de inseticida) foram concentradas nessa região.

Mesmo com os números abaixo dos registrados no mesmo período do ano passado (foram 337 casos positivos de dengue no primeiro trimestre de 2020), a Unidade de Controle de Vetores do município vem intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, com verificação e inviabilização de criadouros, orientação aos moradores, aplicação de larvicida e inseticida em imóveis dos bairros com elevado índice de infestação do mosquito. O trabalho acontece, inclusive, nos fins de semana. Até o momento, mais de sete mil imóveis já receberam a nebulização, atividade que segue todas as normas técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

Em pontos considerados estratégicos, como ferro velho, locais para reciclagem, borracharia, entre outros, as equipes também realizam fiscalização a fim de identificar e eliminar os possíveis criadouros. A Prefeitura conta ainda com o Boroscópio, equipamento utilizado pelos supervisores de campo para inspeção remota de áreas de difícil acesso, como imóveis e terrenos fechados, e para vistorias em maquinários, tubulações, calhas e caixas d’água.

Além do trabalho em campo, também foram intensificadas as ações de orientação e conscientização junto aos moradores, ressaltando que é fundamental ‘fazer a lição de casa’.

“O Aedes pode estar nos quintais, dentro e ao redor das nossas casas, por isso, não podemos nos descuidar. A melhor atitude é sempre a prevenção! Algumas ações no dia a dia podem evitar a proliferação do mosquito e prevenir toda a nossa família de doenças”, lembrou o prefeito Luiz Dalben.

Prevenção:

-Mantenha a caixa d´água fechada adequadamente;

-Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas;

-Não deixe água de chuva acumulada sobre a laje;

-Lave semanalmente – com escova e sabão – tanques e recipientes utilizados para armazenar água;

-Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda;

-Troque a água e lave os vasos, principalmente por dentro (com escova, água e sabão), pelo menos uma vez por semana;

-Guarde garrafas sempre de boca para baixo;

-Descarte corretamente o lixo, inclusive os pneus inservíveis;

-Não jogue lixo em terrenos baldios.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré mantém serviços essenciais no feriado de Tiradentes

Publicado

em

Por

Devido a feriado de Tiradentes nesta quarta-feira, dia 21, o expediente das repartições públicas municipais de Sumaré será encerrado às 17 horas desta terça-feira, dia 20, e retomado às 8 horas da próxima quinta-feira, dia 22. Durante o período em que não houver expediente nos departamentos da Prefeitura, serão mantidos os serviços essenciais e de emergência, seguindo todas as normas sanitárias e de prevenção.

A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população. Neste feriado, a orientação é para que as pessoas fiquem em casa, não façam aglomerações e respeitem as normas sanitárias.  

Confira o funcionamento dos setores essenciais:

• Coleta de lixo domiciliar: realizada normalmente.      

• Guarda Civil Municipal: 24h pelos telefones 153 ou (19) 3873-2656.

• Defesa Civil Municipal: 24h pelo telefone 199 ou (19) 3903-4147.

• Corpo de Bombeiros Municipal: 24h pelos telefones 193 ou (19) 3873-2147.

• Departamento de Trânsito: emergências pelo telefone 0800-772-7722.

• Cemitério Municipal da Saudade: das 8h às 17h30.

• Velório Municipal: aberto normalmente, 24h. Como parte das medidas para evitar o coronavírus, está limitado e com revezamento para não causar aglomeração.

• Transporte Coletivo Municipal: funcionamento com 40% da frota.

Rede Municipal Saúde:

– UPA do Jardim Macarenko: Rua Vinicius de Moraes, nº 380, Jardim Macarenko, telefone (19) 3903-1455. Atendimento 24 horas

– UPA do Matão: Avenida Emílio Bosco, nº 1.620, Jardim Santa Clara, telefone (19) 3864-1194. Atendimento 24 horas

– PA Nações: Rua Aldo de Oliveira Muller, nº 417, Parque das Nações, telefone (19) 3864-1035. Atendimento 24 horas

– PA Maria Antônia: Rua Isabel Luna Tavares, nº 631, Jardim Maria Antônia, telefone (19) 3832-1288. Atendimento 12 horas (das 7 às 19 horas)

– PA CIS Nova Veneza: Rua Paraíba, nº 211, Nova Veneza, telefone (19) 33995961. Atendimento das 7 às 22 horas

– Farmácia da USF Santa Clara (região do Matão): aberta das 8 às 17 horas (Não será liberado remédio controlado);

– Farmácia do CIS Nova Veneza: aberta das 8 às 17 horas  (Não será liberado remédio controlado);

– Central de Ambulâncias de Transporte de Acamados: funcionamento 24 horas.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sumaré arrecada 8,5 toneladas de alimentos em ‘drive-thru’ do Conexão Solidária

Publicado

em

Por

Com 8,5 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados num único dia, a terceira edição da campanha regional “Conexão Solidária”, promovida em Sumaré pelo Fundo Social de Solidariedade e a EPTV, foi um grande sucesso. A mobilização aconteceu no último sábado, dia 17, com doações recebidas via ‘drive-thru’ (sem precisar sair do veículo), respeitando todos os protocolos de segurança em saúde, visando à prevenção do coronavírus.

Esse ano, a campanha foi voltada exclusivamente para doações de alimentos não perecíveis, que puderam ser entregues em três pontos de arrecadação: Praça das Bandeiras (Centro), Pista de Skate (Nova Veneza) e no estacionamento do Shopping ParkCity Sumaré.

A próxima etapa será a entrega dos alimentos para os mais carentes, um trabalho que é viabilizado pela Secretaria Municipal de Inclusão Social (SMIADS). Estão aptas a receber os kits nutricionais as famílias em situação de vulnerabilidade que passaram por avaliação social da SMIADS e estão devidamente cadastradas nos CRASs (Centros de Referência em Assistência Social).

“A população de Sumaré é muito solidária e mais uma vez foi exemplo de união, colaboração e amor ao próximo. Muito obrigada por cada doação. A solidariedade contagia e, tenham certeza, vai ajudar muita gente que está passando por um momento de dificuldades. Deus abençoe a todos”, agradeceu a presidente do Funssol de Sumaré, dona Mara Dalben.

Para a proteção dos munícipes e também dos colaboradores municipais envolvidos em mais essa importante ação em prol das famílias mais necessitadas do município, o ambiente e todos os produtos arrecadados passaram por higienização. As equipes trabalharam utilizando os equipamentos de proteção individual necessários e seguindo as normas sanitárias.

“O Fundo Social vem realizando um trabalho importantíssimo no nosso município, com empenho e muito amor para ajudar as famílias que mais precisam. Agradecemos os colaboradores da campanha, que mais uma vez dedicaram seu dia para dar sua contribuição à campanha e às famílias carentes do município. E a todos que puderam fazer a doação, muito obrigado por estarem junto com a gente. Todos são os grandes responsáveis pelo grande sucesso da campanha”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Continue Lendo