Nossa Cidade
Prefeitura de Sumaré distribui autotestes de HIV em celebração ao Dia Mundial de Combate à Aids
A prevenção é a estratégia mais eficaz para combater a transmissão do vírus HIV. O alerta é da secretaria municipal de Saúde da Prefeitura de Sumaré, em especial neste 1º de dezembro, o “Dia Mundial de Combate à Aids”. Em Sumaré, a Prefeitura intensificou as ações de orientação e conscientização nas unidades de saúde, com o objetivo de orientar a população e incentivar a realização de testes para diagnóstico do HIV (causador da Aids).
Neste sábado, dia 3, a equipe do Cresser (Centro de Referência em Saúde Sexual e Reprodutiva) da Prefeitura de Sumaré estará de plantão na feira livre da Avenida Rebouças, região central, ofertando autotestes de HIV. A testagem é gratuita e sigilosa.
Para os casos positivos, será feito o encaminhamento ao serviço de referência municipal no Cresser, onde o paciente passará por consulta com médico infectologista e poderá iniciar o tratamento, que é oferecido gratuitamente na rede pública.
“A testagem é fundamental para identificar a doença e iniciar as intervenções o quanto antes, impedindo que o vírus avance silenciosamente e se agrave. O tratamento garante mais qualidade de vida às pessoas portadoras da doença, além das orientações de incentivo a comportamentos seguros nas relações sexuais a fim de evitar a transmissão do vírus”, reforça o secretário de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli.
Independente da ação programada para sábado, em qualquer período do ano a testagem rápida para Sífilis, HIV e Hepatites B e C poderá ser feita na sede do Cresser. O endereço é Rua Jaciro Baldiotti, nº 350, bairro Jardim Planalto do Sol. O funcionamento do CRESSER é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para mais informações, o telefone é (19) 3873-5463. Os testes também são realizados pelas unidades básicas de saúde.
“Agradecemos aos colaboradores que estão dedicados às ações de prevenção no município. Sumaré conta com serviços de saúde especializados à disposição dos moradores. A prevenção e a informação salvam vidas, não deixem de participar e de cuidar da saúde”, incentivou o prefeito Luiz Dalben.