Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré e Sebrae Aqui divulgam programação do primeiro semestre de 2020

Publicado

em

A Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae Aqui, divulgou a programação do primeiro semestre de 2020. São muitas oportunidades aos empreendedores sumareenses. Para este ano a programação está recheada de novidades. Estão previstos vários projetos, além de oficinas de Formalização, Empreendedorismo, Planejamento Financeiro, Marketing, Inovação e cursos como o Super MEI e Atendimento ao Cliente. O Agronegócio ganhará destaque no segmento dos Pesqueiros e dos Assentamentos em olericultura (hortaliças, legumes e verduras). Outro projeto que promete é o Varejo de Sucesso, cujo foco é o fortalecimento dos comércios da cidade. O Sebrae Aqui Sumaré reserva ainda um trabalho especial com a temática ‘Acessibilidade para todos’, com palestras de conscientização e sensibilização, etc. “Estamos no caminho certo e temos certeza que 2020 será um ano promissor para os empresários e empreendedores de Sumaré”, destacou o prefeito Luiz Dalben.

O cronograma tem início em fevereiro e se estende até junho, na sede da Associação Comercial. No dia 04 de fevereiro, das 13 às 17h, acontece a Oficina de Formalização Descomplique. Na ocasião os participantes receberão dicas sobre o passo a passo de como formalizar a empresa, e quais são os direitos e obrigações do negócio já formalizado. O mesmo tema Descomplique Empreendedorismo será ministrado no dia 18, das 14 às 17h. Na ocasião será abordado o empreendedorismo como plano de carreira para quem ainda não tem experiência em planejamento de negócios e quer empreender.

Já em março (16 a 20), haverá o curso Super Mei. O conteúdo programático prevê, das 13 às 17h, orientações dos seguintes tópicos: Sei Planejar, Sei controlar meu dinheiro, Sei formar preço de venda, Sei vender e Sei inovar. Para o dia 14 de abril está previsto o curso Atendimento ao Cliente, das 8h ao meio-dia. Serão propostas formas de como organizar uma empresa e se livrar de situações comuns que causam insatisfação e perda de clientes.

No dia 12 de maio acontecerá o Planejamento Financeiro, a partir das 13h, e a atividade é voltada para quem ainda não tem experiência em planejamento de negócios e quer empreender. O Super Mei retorna de 25 a 28 de maio, das 13 às 17h, e será mais uma opção para que empreendedores obtenham dicas: Sei Planejar, Sei controlar meu dinheiro, Sei Formar Preço de Venda, Sei Vender e Sei Inovar. Pra fechar a programação semestral, vem aí o Inove para Ganhar Mais. A oficina acontecerá no dia 23 de junho, a partir das 13h, e é indicada para empresários que querem trilhar o caminho da inovação. Não é preciso ter muito dinheiro e nem depender de tecnologias caras, mas a empresa deve estar preparada.

O Sebrae e os demais serviços ofertados ao empresário de Sumaré são de grande valia para fortalecer a rede empreendedora do município, proporcionando um ambiente favorável para a abertura e crescimento de micro e pequenas empresas, além de contribuir com a economia local e a geração de emprego e renda.

“Nosso intuito é estimular o empreendedorismo e dar todo o suporte necessário para que micro e pequenos empresários tenham sucesso em seus negócios”, disse o Chefe do Executivo.

Todas as atividades acontecerão na sede da ACIAS, que fica na Rua Antonio Jorge Chebab, 1.212, Centro. Bom destacar que as vagas são limitadas, portanto é necessário fazer inscrição antecipadamente. O SEBRAE Aqui Sumaré funciona junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, na Praça da República, 203 – Centro. Mais informações pelos fones 3828.8630 e 3903.4224.

BALANÇO POSITIVO

Bom ressaltar o balanço positivo do Sebrae Aqui Sumaré em 2019. A unidade local ultrapassou a meta inicial que era de 1.711 atendimentos. Ao todo, foram 2.275 serviços – sendo 57% para pessoas físicas (futuros empreendedores) e 43% para pessoas jurídicas (empresários em busca da capacitação e mais crescimento no Município). Somente de janeiro a maio do ano passado, o Sebrae Aqui Sumaré havia ampliado em mais de 50% o suporte aos empreendedores do município, em comparação a todo o ano anterior. Em 2018, foram realizados 826 atendimentos, contra 1.247 nos primeiros cinco meses de 2019.

O resultado garantiu à unidade sumareense o posto de segunda maior na quantidade de atendimentos e serviços da região, ficando atrás apenas de Campinas. Foram diversas ações no ano de 2019 que fizeram com que o Sebrae Aqui de Sumaré alcançasse esses números, entre elas, Cursos, Oficinas, Palestras, unidade móvel, caravana à Feira do Empreendedor e alguns projetos segmentados, como a parceria com a Casa Brasil e a Faculdade Anhanguera. “São números positivos, com uma média de 7 a 8 atendimentos por dia, o que ultrapassou o intento do Sebrae regional”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Padovani.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Secretaria de Saúde realiza “Pedágio de Carnaval” em todas as regiões de Sumaré

Publicado

em

Por

Equipes das Unidades de Saúde de Sumaré realizam nesta sexta-feira (21) o “Pedágio de Carnaval”. A ação que acontece nas seis regiões da cidade tem o objetivo de orientar os moradores sobre a prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

No “pedágio” serão distribuídos aos motoristas e pedestres preservativos masculinos e femininos, folheto educativo sobre DSTs e HIV e ainda um leque para ser usado durante a folia. As equipes do CRESSER (Centro de Referência em Saúde Sexual e Reprodutiva) farão o “pedágio”, das 8h ao meio dia, nas vias mais movimentadas. “Nosso objetivo é informar e incentivar os moradores a ter uma vida saudável, manter hábitos de promoção e proteção da saúde”, afirmou o prefeito Luiz Dalben.  

            A Secretaria de Saúde reforça que qualquer cidadão pode retirar preservativos gratuitamente em qualquer unidade de saúde do município, das 8h às 17h, e também no CRESSER, que funciona das 7h às 19h. “Queremos com essa ação orientar os moradores sobre a importância de usar preservativo nas relações sexuais, evitando tanto a transmissão de doenças como uma gravidez indesejada. A prevenção é sempre o melhor remédio”, destacou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

            O CRESSER fica na Rua Jaciro Baldiotti, nº 350, no bairro Planalto do Sol, região central. Com uma equipe multidisciplinar, a unidade atende e acompanha portadores de doenças sexualmente transmissíveis e ainda desempenha atividades externas, como palestras e teatros em escolas e empresas.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Banda Sinfônica de Sumaré agita Feira do Luar com marchinhas de carnaval

Publicado

em

Por

Mesmo com o tempo chuvoso, um bom público prestigiou a Feira do Luar nessa quarta (19) na Praça do Macarenko, uma realização da Prefeitura de Sumaré.

A edição especial, além das barracas com produtos variados como hortifruti, roupas, flores, artesanato, utensílios em geral, etc, propiciou muita animação com a participação da Sinfônica Municipal de Sumaré “Dorival Gomes Barroca”, que tocou as tradicionais marchinhas de carnaval.

A cantora Bheatriz Fernanda também se apresentou no palco do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

“A nossa Feira do Luar, que acontece tradicionalmente na Praça do Jardim Macarenko está cada vez melhor, atraindo famílias inteiras, que aproveitam a boa opção para a compra de produtos frescos, e para prestigiar as atrações que se apresentam, como nessa quarta que tivemos a nossa Banda Sinfônica, uma grande ferramenta de democratização cultural de nosso município, sempre com músicas de qualidade e repertório variado”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Bom destacar ainda a tenda da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CRESSER (Centro de Referência da Saúde Sexual e Reprodutiva), que aproveitou a proximidade do carnaval para trabalhar a conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis e formas preventivas.

O órgão distribuiu panfletos e preservativos e orientou as pessoas. “Aproveitamos essa edição da Feira do Luar para oferecer uma programação diferente, numa parceria entre Fundo Social e Secretaria Municipal de Cultura, com a Banda tocando um repertório carnavalesco, além da cantora Bheatriz Fernanda. Também tivemos uma importante ação da Secretaria de Saúde, conscientizando sobre as doenças sexualmente transmissíveis”, destacou a presidente do Fundo Social, dona Mara Dalben.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré informa expediente público durante o feriado prolongado de Carnaval

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Sumaré informa o expediente de atendimento ao público durante o feriado prolongado de Carnaval, de acordo com o Decreto nº 10.721/2020. As repartições municipais encerram as atividades às 17 horas dessa sexta-feira, dia 21, e voltarão ao atendimento normal a partir das 12 horas da próxima quarta-feira, dia 26. Nesse período, todos os serviços essenciais serão mantidos normalmente, em regime de plantão. Confira:

• Coleta de Lixo Domiciliar: realizada normalmente.

• Guarda Civil Municipal: 24h pelos telefones 153 ou (19) 3873-2656.

• Defesa Civil Municipal: 24h pelo telefone 199 ou (19) 3903-4147.

• Corpo de Bombeiros Municipal: 24h pelos telefones 193 ou (19) 3873-2147.

• Departamento de Trânsito: emergências pelo telefone 0800-772-7722.

• Cemitério Municipal da Saudade: das 8h às 17h30.

• Velório Municipal: aberto normalmente, 24h.

• Transporte Coletivo: funcionamento normal.

• Feiras Livres: funcionarão normalmente.

• Orquidário Sumaré: funcionamento nos dias 22 e 23 de fevereiro (sábado e domingo), das 9 às 12 horas.

• Recanto dos Animais: sábado e domingo (22 e 23), das 8 às 17 horas.

Rede Municipal Saúde:

• UPA do Jardim Macarenko: Rua Vinicius de Moraes, nº 380, Jardim Macarenko, telefone (19) 3903-1455. Atendimento 24 horas.

• UPA do Matão: Avenida Emílio Bosco, nº 1.620, Jardim Santa Clara, telefone (19) 3864-1194. Atendimento 24 horas.

• PA Nações: Rua Aldo de Oliveira Muller, nº 417, Parque das Nações, telefone (19) 3864-1035. Atendimento 24 horas.

• PA Maria Antônia: Rua Isabel Luna Tavares, nº 631, Jardim Maria Antônia, telefone (19) 3832-1288. Atendimento 12 horas (das 7 às 19 horas).

• PA CIS Nova Veneza: Rua Paraíba, nº 211, Nova Veneza, telefone (19) 33995961. Atendimento das 7 às 22 horas.

• Central de Ambulâncias: funcionamento 24 horas.

• SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): atendimento 24 horas. Telefone 192.

Farmácias

            As farmácias das Unidades de Saúde do CIS Nova Veneza e Santa Clara, região do Matão, estarão abertas, exceto para dispensação de medicamentos controlados.

Continue Lendo