Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré faz aquisição de rádios digitais criptografados para Guarda Civil e Bombeiro Municipais

Publicado

em

A Guarda Civil e Bombeiro Municipais de Sumaré receberam mais um importante investimento: rádios digitais criptografados. Os equipamentos foram adquiridos pela Administração Municipal por meio de convênio com a AGEMCAMP (Agência Metropolitana de Campinas) e têm por finalidade auxiliar o efetivo de ambas as corporações nos trabalhos diários, por meio do Centro de Comunicação Operacional e Monitoramento (CECOM), que funciona 24 horas, agilizando o atendimento à população. De acordo com a Comandante da GM, Simone Nery, os rádios digitais criptografados dificultam a escuta da frequência e o rastreamento por pessoas mal-intencionadas. “Trabalhávamos neste projeto desde 2018, e com a celebração do convênio foi possível conquistar esta importante ferramenta de trabalho, tornando a comunicação mais segura com GPS, sem interferência, oferecendo mais segurança aos munícipes”.

A segurança é uma das prioridades da atual gestão municipal em benefício da população sumareense. E os números positivos da Guarda Municipal – que atende ocorrências diversas, com ações que vão de operações Saturação a Bairro Seguro – são reflexos dos investimentos no setor. Ano passado foi implantado o uso de tablets nas viaturas para execução das Ordens de Serviço, inclusive que rendeu ao Município o título de “Projeto Inovador da RMC” no quesito tecnologia.

Publicidade

Todas as viaturas foram equipadas, proporcionando praticidade e agilidade na execução dos serviços. Ou seja, além de gerar melhorias significativas na atuação dos guardas municipais, propiciou um ganho quanto à burocracia e a geração de estatísticas e mapeamento dos locais com mais índices. As chamadas são registradas, gravadas e armazenadas com data, hora, tempo de espera e providência adotada, gerando número de protocolo e estatísticas.

“Os rádios digitais, juntamente com os tablets, representam um avanço no quesito segurança dentro da proposta do CECOM – implantado em julho de 2018 pela Administração Municipal – que permite um melhor gerenciamento das informações, mapeamento mais específico das ocorrências e direcionamento do patrulhamento em tempo real. Esses investimentos contribuem de forma significativa para a segurança pública e proteção dos sumareenses. A tecnologia permite ação mais rápida e ajuda no planejamento preventivo nas áreas com mais problemas, atuando especificamente em cada região”, destacou a Comandante.

As escolas municipais também passaram a ser monitoradas pelo CECOM. Entre outras aquisições, destacam-se uniformes completos para o efetivo, construção do muro e guarita do prédio da GCM, e o Plantão de Atendimento Psicológico oferecido quinzenalmente a guardas e bombeiros.

O Corpo de Bombeiros Municipal também recebeu novos equipamentos: sopradores para combate a incêndios florestais, conjuntos de aproximação para combate a incêndios, fardamento, botas cano longo, conjunto de roupas de apicultor, colares cervicais, encosto de cabeça para serviços de resgate, três CPUs, sopradores de folhas e vegetação e duas viaturas – uma de Resgate e uma de Salvamento.

Nossa Cidade

Aberta inscrições para vagas remanecentes para ano letivo 2021. Vagas são para crianças de 0 a 6 anos

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Educação de Sumaré abre a partir de hoje, dia 28, as inscrições para as vagas remanescentes para o ano letivo de 2021.

As vagas são para crianças de 0 a 6 anos que estão fora da escola, ou seja, que ainda não frequentam creche ou escola de Educação Infantil, tanto na Rede Municipal de Ensino ou em instituições particulares conveniadas ao Proeb (Programa Municipal de Educação Básica). Neste ano, devido à pandemia do coronavírus, as inscrições são exclusivamente online, pelo site  www.sumare.sp.gov.br.

Publicidade

As inscrições seguem até as vagas disponíveis serem preenchidas. Para realizar o cadastro é preciso que os pais ou responsáveis tenham em mãos Certidão de Nascimento original da criança, documento de identidade (RG) do pai, mãe ou responsável e comprovante de residência, também em nome do pai, mãe ou responsável.

O cadastro é importante para que a Secretaria Municipal de Educação possa planejar as ações para o próximo ano letivo e fazer a distribuição das vagas de maneira a atender o maior número possível de crianças em escolas mais próximas de suas casas.

“Relizamos a primeira etapa de inscrições em setembro, porém, nem todas a vagas foram preenchidas. Vamos abrir esta segunda etapa a fim de ocupar estas demais vagas. Pedimos aos pais que têm filhos nesta idade, e que se encontram fora de creche ou escola municipal, que façam o cadastro, para que haja um planejamento e melhor distribuição das vagas do ano letivo de 2021”, explicou o secretário de Educação, Walter Lucas.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Acias promove sabatina com candidatos à Prefeitura de Sumaré

Publicado

em

Por

Na próxima semana, de 3 a 6 de novembro, a Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) realiza uma sabatina com os candidatos à prefeitura da cidade. Com o tema “Um Futuro para Sumaré: Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico e do Trabalho”, o objetivo é ouvir as propostas e o plano de governo de cada candidato. As sabatinas serão realizadas a partir das 20h, de forma virtual, e serão transmitidas ao vivo pelos canais da Acias no Facebook e no YouTube. 

A sabatina será conduzida pelo presidente da Acias, Juarez Pereira da Silva. “A intenção é abrir espaço para que todos os candidatos apresentem suas propostas de trabalho, especialmente as questões que envolvem o setor empresarial”, comentou.

Publicidade

Cada candidato será sabatinado em um dia. A ordem das participações foi definida em sorteio realizado na última quinta-feira, 22, na sede da Acias, e contou com a participação de representantes de todos os candidatos. Pelo sorteio ficou definido que Décio Marmirolli será sabatinado no dia 03, Guilherme Dall´Orto no dia 04, Roberto Guimarães no dia 05 e Luiz Dalben no dia 06.

Os encontros terão cerca de uma hora e o tempo será dividido entre a apresentação do candidato, perguntas realizadas pelo presidente da Acias, encerramento do candidato e encerramento da Acias.

Juarez Pereira da Silva lembra que todo time da Acias, principalmente os diretores, está envolvido na sabatina para que os encontros sejam produtivos e discutam temas de interesse de toda a população. “Temos uma diretoria engajada, que conhece as necessidades de todas as regiões da cidade. O encontro será uma excelente oportunidade para conhecer com profundidade os projetos dos candidatos para questões importantes como segurança, mobilidade urbana, comércio e geração de empregos”, afirma Silva.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Dois candidatos a reeleição para vereador de Sumaré estão com registros indeferidos. Total de 35 são inaptos

Publicado

em

Por

A Justiça Eleitoral indeferiu em primeira instância os registros de 29 dos 439 candidatos a vereador em Sumaré aprovados pelas convenções partidárias e que apresentaram suas candidaturas ao Cartório Eleitoral. Outros seis renunciaram. Assim, 404 registros foram deferidos, bem como foram deferidos todos os pedidos de registro de candidaturas a prefeito e vice-prefeito.

O processo de registro de candidatura abrange a análise das condições de elegibilidade e eventuais inelegibilidades dos pretendentes. Os que foram deferidos cumpriram as exigências legais.

Publicidade

No caso das eleições municipais, o primeiro grau é a zona eleitoral, que tem o juiz eleitoral como julgador. 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o órgão recursal, a segunda instância. Dos 35 candidatos inaptos, seis renunciaram a suas candidaturas. Estes estão definitivamente de fora da disputa por uma vaga à Câmara.

Confira a Lista

Indeferido:

  1. Akira 
  2. Amanda Becker
  3. Beto Gago
  4. Carioca
  5. Ceará do Picerno
  6. Claudemir de Souza
  7. Dra Mariana Vieira 
  8. Edgardo Cabral
  9. Edmilson
  10. Evaldo Pezão
  11. Fabio Pesqueiro Anzol de Ouro
  12. Iara Camargo
  13. José Carlos da Agencia
  14. José Neto 
  15. Lucas da Farmácia
  16. Madalena Futebol Feminino 
  17. Márcio Brianes (Reeleição)
  18. Melancia
  19. Pastor Germinio Souza
  20. Paulo Valente
  21. Peixe da Agropecuária
  22. Priscila Holanda
  23. Pr Lucas
  24. Silvia Sumaré
  25. Thiago Silva
  26. Tio João do Pastel
  27. Toninho Sumaré
  28. Valdir de Oliveira (Reeleição)
  29. Zelão Campos

Renúncia:

  1. Chiquinho Politizador
  2. Claudemar do Picerno
  3. Francisco Baiano 
  4. Ricardo Torres 
  5. Soro
  6. Três pontes

Continue Lendo