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Prefeitura de Sumaré inicia cronograma de ações junto à população de rua

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A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, iniciou na última quinta-feira, dia 27, um cronograma de ações visando a sensibilização de moradores e comerciantes de áreas onde normalmente são encontradas pessoas em situação de rua. Nesses locais, as equipes da prefeitura distribuem panfletos e informam sobre o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), realizado pelo Município – como a oferta e formas de acesso a serviços da rede socioassistencial. O trabalho do SEAS é executado pela Inclusão Social e Casa de Acolhimento Resgatar.

“O mapeamento e o trabalho das nossas equipes junto à população em situação de rua são fundamentais para que possamos realizar, da melhor forma possível, a reinserção social dessas pessoas junto aos familiares e, quando é o caso, encaminhá-las para as famílias em suas cidades de origem”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

A programação começou na Avenida Ivo Trevisan, região central de Sumaré. No período da tarde, equipes da Inclusão Social, Guarda Municipal e SEAS estiveram reunidas para compartilhar informações (principais locais de permanência, pontos de recusa do acompanhamento da Assistência Social, particularidades de cada território) e discutiram atuações complementares entre a Assistência Social e a Segurança Pública.

Nas próximas semanas, haverá equipes na Avenida Rebouças (12/03); no entorno do balão do Matão (26/03); proximidades da Caixa Econômica Federal no Matão (09/04); região da Rodoviária Municipal (30/04); e próximo ao Centro Esportivo (14/05).

As regiões que receberão o trabalho de sensibilização foram definidas pela Inclusão Social tendo como referência as áreas onde mais frequentemente essa população é encontrada: Matão (devido ao acesso rodoviário e também à migração da população de rua vinda de Campinas), Centro e Nova Veneza.

“Desde dezembro do ano passado, as secretarias de Inclusão Social e de Saúde estão se articulando para o acompanhamento intersetorial da população em situação de rua, aprimorando os fluxos de atendimento dos serviços e elaborando um modelo de ‘consultório de rua’, deslocando as nossas equipes com a finalidade de orientar e oferecer todos os cuidados necessários a essas pessoas”, explicou o secretário municipal de Inclusão Social, José Tavares de Siqueira.

Em média, o SEAS realiza 150 abordagens por mês, entre munícipes e pessoas em trânsito pela cidade. Sobre as características dessa população, geralmente, são pessoas do sexo masculino e com idade entre 30 e 59 anos. O trabalho acontece sempre às segundas, quintas e sextas-feiras, das 8 às 17 horas. Às terças e quartas-feiras, no período das 10 às 20 horas. Para acessar o SEAS, utilize os números de telefone: (19) 3803-4701 ou 98723-0698.

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Sumaré tem uma morte suspeita por Coronavírus

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A Prefeitura de Sumaré informou em sua rede social, no final da tarde desta sexta-feira(27), que uma paciente de 41 anos que estava internada com suspeita de coronavírus veio a óbito.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Sumaré a paciente estava em investigação e que não é possível afirmar ainda que a morte é decorrente do coronavírus. O resultado dos exames ainda é aguarda pela administração.

A paciente estava internada no Hospital Estadual e possuía algumas comorbidades, agravando qualquer outra doença.

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Prefeitura de Sumaré realiza limpeza com hipoclorito de sódio em pontos estratégicos da Região do Picerno

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A Prefeitura de Sumaré realizou nesta sexta-feira, dia 27 de março, a limpeza com hipoclorito de sódio em pontos estratégicos da Região do Picerno. Com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a força-tarefa faz parte das medidas emergenciais para o enfrentamento do Covid-19 (coronavírus) e promoveu a higienização pulverizada em áreas internas e externas de Unidades de Saúde e pontos de ônibus.

A limpeza com hipoclorito de sódio também já foi realizada no Terminal Rodoviário (bancos e piso), UPA Macarenko e ambulâncias, Ambulatório de Especialidades, Velório Municipal, CIS (Centro Integrado de Saúde) Nova Veneza, Centro Administrativo (Seminário), SAMU e outras áreas de maior circulação de pessoas. O cronograma segue nos próximos dias.

“Estamos trabalhando desde janeiro para o enfrentamento do coronavírus. Todo o apoio de bloqueio social por parte dos moradores se faz necessário nesse momento. Aproveito para agradecer a sensibilização de todos que estão empenhados junto com o Poder Público para conter essa pandemia”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Desde o início do ano, antes mesmo do primeiro caso ser confirmado no país (no dia 26 de fevereiro), a Prefeitura já estudava um plano de contingência para prevenção da doença, aprovado no dia 4 de fevereiro, quando foram decididos protocolos, entre eles, o treinamento das equipes da Secretaria de Saúde e divulgação das medidas preventivas à população.

Também como forma de tranquilizar e prestar o auxílio necessário aos moradores, por meio do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus

Um canal de WhatsApp para atendimento direto à população foi implantado para orientação médica específica sobre a doença. Os três números de WhatsApp (9.8443.0412 – 9.9303.9646 – 9.9299.9493) foram disponibilizados para apoio e orientação aos munícipes, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os moradores enviam mensagens para os telefones e o atendimento está sendo feito por profissionais capacitados que tranquilizam e esclarecem as dúvidas da população.

A cidade não registra casos positivos da doença. De acordo com o último boletim informativo divulgado nessa última quinta-feira, 26, o município contabiliza 87 casos suspeitos em investigação e 2 já descartados.

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Prefeitura de Sumaré intensifica fiscalização para limpeza de terrenos baldios

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A Prefeitura de Sumaré intensificou em todo o Município a fiscalização para limpeza de terrenos baldios. A manutenção da área é de responsabilidade do proprietário. Em conformidade com a Lei Municipal 4169/06, a Secretaria de Serviços Públicos emitiu nessa quinta (26) notificações a alguns proprietários de terrenos baldios. Os donos têm prazo de 30 dias para limpar os espaços. Em caso de reincidência terão 7 dias, após a notificação, para executar a limpeza, e o não cumprimento da ordem, ocasionará em multa – no valor de R$ 1.996,00 – que será enviada junto ao carnê do IPTU.

“Orientamos os munícipes a manter os terrenos limpos, pois além da poluição visual, geram insegurança para os moradores da vizinhança, a partir do momento que causam a proliferação de bichos peçonhentos”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Os terrenos devem ser mantidos limpos e roçados. O local deve estar livre de entulhos, lixo de qualquer natureza e animais mortos, entre outros. A manutenção e limpeza de terrenos baldios são de responsabilidade dos proprietários, daí a intensificação da fiscalização por parte do poder público para que a limpeza dos terrenos baldios seja efetuada.

O cidadão pode denunciar pelo 156. Após a reclamação, a equipe de Serviços Públicos da Prefeitura vai ao local para fazer a vistoria. Confirmado o problema, o proprietário é notificado pelo Setor de Fiscalização e tem prazo de 30 dias para regularizar a situação de limpeza do terreno. Em caso de não cumprimento, é multado.

Cidade Limpa Cidade Linda

Bom destacar que o prefeito Luiz Dalben sancionou em maio do ano passado o Selo ‘Cidade Limpa Cidade Linda’, que consiste em uma certificação conferida pela administração municipal a pessoas físicas e jurídicas de direito privado, legalmente constituídas, que colaborarem com a revitalização urbana por meio de ações concentradas de manutenção, limpeza, conservação, reforma, construção e zeladoria urbana.

Essas ações são: manutenção de logradouros, conservação de galerias e pavimentos, retirada de faixas e cartazes, limpeza de monumentos, recuperação de praças e canteiros, poda de árvore, manutenção de iluminação pública, reparo de sinalização de trânsito, limpeza de pichações, troca de lixeiras e reparo de calçadas.

As pessoas jurídicas interessadas em receber o Selo ‘Cidade Limpa Cidade Linda’ deverão no momento da inscrição, anexar documentos fixados no regulamento e apresentar plano de trabalho constando a descrição dos bens e a previsão do prazo de realização dos serviços, bem como estimativa de gastos com o custeio das ações.

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