Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré muda instituição financeira e facilita o pagamento de multas de trânsito

Publicado

em

Por determinação da prefeita Cristina Carrara, a Prefeitura de Sumaré, através das secretarias municipais de Finanças e de Mobilidade Urbana e Rural, está mudando a instituição financeira responsável pelo recebimento dos boletos de cobrança das multas manuais e também daquelas geradas pelos equipamentos eletrônicos em operação na cidade desde maio. A mudança deverá acontecer nas próximas semanas e visa facilitar a vida dos contribuintes.

A instituição bancária responsável anteriormente pela emissão dos boletos de cobrança era o banco Santander, mas só era possível realizar o pagamento em agências da mesma empresa. Agora, a responsabilidade de receber os valores será da Caixa Econômica Federal. A grande diferença é que agora, até data do vencimento do boleto, a dívida poderá ser paga em qualquer agência bancária, não apenas em bancos da instituição.

A transição está em fase de homologação do modelo de boleto entre a empresa responsável pelo processamento das multas – a Dsin Desenvolvimento e Soluções em Informática Ltda – e a nova instituição financeira. Após a conclusão desta etapa, será imediatamente retomada a emissão dos boletos.

“Estamos aperfeiçoando este sistema e facilitando a vida do contribuinte. Antes, os motoristas infratores só podiam pagar o boleto em uma única agência da cidade, o que causava alguns transtornos. Esta alteração atrasou um pouco a retomada da emissão dos boletos, mas não tem problema, porque o prazo de emissão das notificações está sendo respeitado e o boleto em si pode ser pago a qualquer momento – até mesmo no ano seguinte, no momento do licenciamento”, explicou a prefeita.

EQUIPAMENTOS

Publicidade

Em maio entrou em operação o novo sistema de fiscalização eletrônica de trânsito de Sumaré. Foram instalados 8 radares estáticos e 4 controles de avanço de semáforo. Os radares estão fixados em postes laterais, com sinalização lateral e placas indicativas de redução de velocidade. Os equipamentos fotografam o modelo do veículo, a placa, a velocidade, o dia e horário no qual ele realizou a infração.

Os equipamentos foram fixados nas áreas onde a Secretaria constatou o risco de acidentes e a incidência frequente de desrespeito à sinalização.

Além disso, há ainda 15 pontos que podem servir de base para novos radares, chamados de “pontos de infraestrutura”. Tais estruturas servem apenas para assegurar locais de liberação de radares em um possível sistema de rodízio, que pode operar conforme a necessidade técnica e operacional da Secretaria, podendo ter locais alterados em decorrência de alterações das condições de segurança viário no Município.

A multa cobrada pela infração, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, varia de R$ 53,20 a R$ 574,62, dependendo da velocidade ultrapassada. O condutor ainda pode perder de 3 a 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e ter o direito de dirigir suspenso.

Fonte: Prefeitura de Sumaré

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook