Nossa Cidade
Prefeitura de Sumaré orienta: podas e cortes de árvores devem ter autorização do Meio Ambiente
A Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente da Prefeitura de Sumaré vem intensificando, desde janeiro desse ano, as ações de poda e corte de árvores que estavam comprometidas, representando risco iminente de queda. Nos dois primeiros meses do ano, foram realizadas 562 podas e 161 árvores precisaram ser suprimidas.
O trabalho acontece de forma descentralizada nas diversas regiões da cidade e, a grande maioria, atende a requerimentos feitos pela população.
Nesses casos, as solicitações devem ser encaminhadas diretamente à Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Rua Eugenia Biancalana Duarte, nº 200, Jardim Primavera.
Para que árvores possam ser podadas ou suprimidas, o proprietário do imóvel deve preencher requerimento relatando o problema da árvore, apresentar a documentação necessária e, em caso de corte, assinar um Termo de Compensação, no qual o requerente se compromete a retirar o toco e plantar uma muda 30 dias após o corte realizado pela Prefeitura. Preenchido o requerimento, o engenheiro realiza vistoria para avaliar a necessidade de corte ou de poda de correção. Caso o morador não realize a substituição das árvores, é notificado a realizar a compensação e, se não a fizer, será multado.
“As árvores removidas de áreas públicas, por estarem comprometidas e representarem risco de atingir os pedestres, são substituídas pela Secretaria de Meio Ambiente, conforme orientação dos nossos engenheiros, como espécie, quantidades e locais apropriados. Somente em 2019, a Prefeitura promoveu o plantio de aproximadamente 9 mil mudas de árvores – parte em ampliação do projeto municipal de Arborização Urbana e outra parte em cumprimento a acordos de compensação ambiental”, explicou o prefeito Luiz Dalben.