Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré promove abertura da 2ª Semana Inclusiva do Bem

Publicado

em

inclusiva

O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal de Cidadania promoveram nesta terça-feira, dia 21, a abertura da 2ª Semana Inclusiva do Bem, que tem o objetivo de reunir sociedade civil e Poder Público para discutir assuntos relacionados à inclusão, acessibilidade e diversidade. O evento contou com apresentações artísticas e culturais, atividades de inclusão e depoimentos.

A Banda Soul Especial, formada por pessoas atendidas pela Associação Pestalozzi, abriu o evento. Na sequência, a auxiliar docente Júlia Roder, ex-atendida pela Associação Pestalozzi, contou a sua experiência em sala de aula  como profissional de educação, seguido pelo depoimento de Rosi Machado, mão de João Machado, de 29 anos, que falou  sobre a rotina do filho, portador de síndrome de down e colaborador de um supermercado do município.

Os alunos da Apae Sumaré também se apresentaram com o espetáculo de dança “Alegria”, que contou ainda com um bate-papo com Carlos Eduardo Pereira da Silva, o MC Tatá. Com 36 anos de idade, Tatá, que é portador de síndrome de down, concilia o trabalho de 11 anos em uma transportadora da cidade com a atividade de influencer com mais de 280 mil seguidores no perfil @mccarlosoficial.

As atividades seguem até o dia 28 de março. O tema desta edição é “Potencializando Diversidades” e conta com uma programação composta por palestras e bate-papos que tratam da qualidade de vida de pessoas com deficiências e a inserção desse público em espaços diversos, como o profissional.

Durante todos os dias do evento, escolas da rede municipal de ensino também desenvolverão atividades a partir do tema do evento. A “Semana Inclusiva do Bem” foi instituída pela Lei Municipal nº 6317/20. A data foi escolhida com base no Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março.

Publicidade

            A segunda edição da “Semana Inclusiva do Bem” é realizada com os apoios do Fundo Social de Solidariedade, da Secretaria de Educação, do CMDPcD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), da Apae, da Associação Pestalozzi, da Nisfram, da Associação Criança Feliz e da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Sumaré.

“Trabalhamos para ofertar qualidade de vida e dignidade para quem mais precisa. Preparamos com muito carinho todas as atividades realizadas durante esta semana, visando contribuir para a inclusão social das pessoas com deficiência da nossa cidade, que são exemplos de superação e inspiração para todos nós. Ofertamos possibilidades para garantir que todos tenham acesso a seus direitos”, disse a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.

“Nosso objetivo é sensibilizar nossa população sobre os direitos adquiridos das pessoas com deficiência e levar a uma reflexão sobre mudanças de atitudes e ações. Além disso, também buscamos conscientizar nossas crianças, desde cedo, promovendo uma formação cidadã aos nossos alunos e preparar nossos colaboradores sobre como realizar um atendimento mais digno e humanizado aos moradores portadores de alguma deficiência”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook