Sumaré, 18 de outubro de 2017.
A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, iniciou nesta quarta-feira, 18 de outubro, uma extensa programação visando a Mobilização no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. As atividades de conscientização seguem até o dia 27, envolvendo mais de 1.400 crianças e adolescentes referenciados nos CRASs (Centros de Referência em Assistência Social) e atendidos pelos SCFVs (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).
A “Caminhada do Bem” com as crianças do SCFV Cruzeiro abriu a agenda de eventos. Nos arredores do CRAS, os participantes identificaram possíveis focos de proliferação do mosquito e orientaram os moradores. Na próxima sexta-feira, dia 20, crianças e adolescentes do SCFV Horto estarão no bairro Três Pontes com cartazes orientativos às famílias residentes no local.
Já no dia 23, haverá apresentação das crianças e adolescentes do SCFV do CER (Centro Educacional Rebouças) para as famílias atendidas pelo CRAS São Domingos. Em Nova Veneza, a manhã começará com a palestra “A Biologia do Aedes Aegypti e o risco para nós”, confecção de máscara e jogos. Para os atendidos pela SHD (Sociedade Humana Despertar), serão realizadas rodas de conversa e construção de cartazes informativos, além da exibição de vídeos sobre o tema. No Jardim do Trevo, a atividade principal contará com criação de painel e, no Matão, as crianças e adolescentes irão preparar o repelente caseiro e divulgar a receita em ação comunitária que acontecerá das 9 às 13 horas.
Na terça-feira, dia 24, o SCFV Nova Veneza promoverá confecção de jogos. No dia seguinte, haverá exibição de vídeo, roda de conversa e varredura para identificação de possíveis focos de proliferação do mosquito junto aos atendidos pela SHD. E dia 27, sexta-feira, o CRAS Basilicata realizará roda de conversa e entrega de sementes de crotalária aos idosos e famílias do programa VivaLeite.
“O combate aos focos do mosquito é a única forma de prevenção, protegendo nossa população, em especial as gestantes e crianças, de doenças sérias. Por isto é muito importante que todos participem desta mobilização e façam a sua parte, mantendo seus quintais livres de materiais que possam acumular água e servir de criadouro para o Aedes aegypti. Este ano, já reduzimos acima de 90% os casos de dengue em Sumaré e temos que continuar com as boas ações para zerar estes números”, incentivou o prefeito Luiz Dalben.
De janeiro a outubro de 2017 são 41 casos confirmados contra 471 no mesmo período do ano passado, de acordo com o último balanço da Vigilância Epidemiológica de Sumaré.
Semana de Mobilização
As atividades serão intensificadas de 23 a 27 de outubro – período em que se celebra a Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Mosquito Aedes aegypti –, em vários pontos do município, multiplicando as ações de prevenção e conscientização.
