Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré promove mais uma edição da Feira do Luar nessa quarta-feira (22)

Publicado

em

Nessa quarta-feira, dia 22, acontece mais uma edição da tradicional Feira do Luar de Sumaré. A partir das 17 horas, na Praça do Macarenko, a população poderá conferir diversas barracas com produtos variados: hortifruti, roupas, flores, artesanato, utensílios em geral, além dos food trucks. O cantor Alisson Lira será a atração dessa semana.

A feira noturna é uma realização da Prefeitura de Sumaré e acontece há mais de seis meses nas tardes das quartas-feiras, sempre na Praça do Macarenko. A feira também conta com a infraestrutura necessária para receber a população, como banheiros químicos e tambores para recolhimento de materiais orgânicas.

“Além de ser uma nova opção para a compra de produtos frescos, a feira também se transformou em um espaço para as famílias frequentarem, fazerem compras com tranquilidade e encontrar os amigos”, disse o prefeito Luiz Dalben.

                SERVIÇO:

            Feira do Luar de Sumaré

            Todas as quartas-feiras, das 17 às 22 horas

            Praça do Macarenko, região central de Sumaré

            Entrada livre e gratuita!

Nossa Cidade

Setembro Amarelo em Sumaré conta com Tenda informativa na feira noturna do Macarenko

Publicado

em

Por

O movimento de conscientização alusivo ao Setembro Amarelo continua em Sumaré. Nessa quarta (23) a Tenda informativa esteve na feira noturna do Macarenko, orientando os moradores. Este ano, por causa da pandemia e do isolamento social, os trabalhos preventivos ao adoecimento mental foram reforçados, devido à necessidade da atenção à saúde das pessoas.

A Prefeitura de Sumaré, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Inclusão e Assistência Social, intensificou as ações junto aos moradores. As palestras, teatro e orientações ocorrem tanto nas unidades de saúde como no CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), localizado na região do Picerno. A BEM (Base de Excelência da Mulher) também ofereceu um trabalho especial junto as usuárias, com explicações e orientações em vídeos.

Diversas atividades continuam nas USFs (Unidades de Saúde da Família), UBS (Unidades Básicas de Saúde), CAPS e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), incluindo palestras, orientações, bate-papo individual e confecção de cartazes motivacionais.

As equipes municipais estão sempre prontas para ouvir, acolher, apoiar e realizar os cuidados e encaminhamentos necessários. No encerramento da programação, dias 29 e 30, acontecerão sessões de Psicoterapia com agendamento dos horários.

“Neste Setembro Amarelo, reconhecido como mês de Prevenção ao Suicídio, reforçamos o alerta e a necessidade de conscientização da população, pois o suicídio é um problema de saúde pública. É extremamente importante identificar as pessoas que precisam de cuidado nesse sentido e encaminhá-las para tratamento nas unidades de Saúde do Município”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

Como parte da programação, a Prefeitura inaugurou no último dia 10 o Espaço de Cuidado Integral ao Trabalhador da Saúde (ECITS), ao lado do PA Nova Veneza. Assim como o nome, a unidade vai oferecer atendimento de práticas integrativas aos servidores do setor de saúde do Município, ou seja, será um grande apoio a essa categoria profissional que tem atuado na linha de frente nesse período de pandemia do coronavírus.

Realizado desde 2015, o Setembro Amarelo foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio com o respaldo da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Em Sumaré, investimentos em infraestrutura e mobilidade garantem mais segurança e fluidez ao trânsito

Publicado

em

Por

Em 25 de setembro é celebrado o “Dia Nacional do Trânsito”, instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro em setembro de 1997. Em alusão à data, a Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural (SMMUR), lembra os principais investimentos e as ações de reestruturação no setor, visando a segurança, a conscientização social sobre a prevenção de acidentes e a melhoria da qualidade de vida de toda a população.

Nos últimos anos, o Departamento Municipal de Trânsito passou a contar com novas viaturas. Cinco novas Fiat Strada foram entregues em 2018 para reforço na fiscalização do trânsito e do transporte público.

“Com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos colaboradores municipais e qualificar o atendimento aos moradores, os agentes de trânsito participaram de diversos cursos de capacitação e receberam novos uniformes. Itens mais modernos que garantem bem-estar durante a realização do trabalho”, destaca o secretário da pasta, José Aparecido Ribeiro Marin.

A Prefeitura também segue trabalhando na recuperação da sinalização de trânsito em todas as regiões da cidade. A pintura do solo é realizada diariamente em ruas recém-recapeadas ou promovendo a revitalização em locais onde a pintura encontra-se desgastada. A SMMUR também faz a demarcação de vagas para pessoas com necessidades especiais e a instalação de placas indicativas – sinalização vertical.

No transporte público, novas linhas de ônibus municipal foram implantadas para melhor locomoção dos moradores. Alguns itinerários também foram adequados a fim de reduzir o tempo de percurso e aumentar o número de viagens diárias, a exemplo da linha 120 (Terminal Saudade/Picerno) que, em junho desse ano, passou a ter trajeto corrido, sem tempo de espera.

Em outro grande investimento para proporcionar mais segurança a motoristas e pedestres, a Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria de Obras, mantém desde 2017 o seu Programa de Recape Contínuo (PRC), levando asfalto novo a todas as regiões da cidade. São mais de 500 mil m² de pavimento asfáltico recuperado, beneficiando mais de 200 ruas nos últimos anos. Investimento que conta com recursos municipais próprios e também de emendas parlamentares apresentadas pelo deputado estadual Dirceu Dalben, na ordem de R$ 4,6 milhões.

Cidade Mirim de Trânsito

A conscientização para um trânsito seguro é assunto tratado desde cedo, em mais um investimento na educação dos alunos de Sumaré. A Prefeitura desenvolve projetos extraclasse que auxiliam e contribuem para o ensino de qualidade, a exemplo da “Cidade Mirim de Trânsito”, uma réplica das vias públicas de trânsito, atendendo às redes municipal e estadual de ensino, Proeb, Ongs e municípios vizinhos (no momento, as visitas estão suspensas por conta da pandemia do coronavírus).

O trabalho ė realizado por pedagogos e recreacionistas da Secretaria Municipal de Educação, com coordenação da professora Fernanda Moranza. O objetivo é oferecer aos alunos uma aula prática e vivenciada na ciclovia para que compreendam a importância das regras de trânsito para segurança de todos.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Autoridades se reúnem para impedir a falta d’água em Sumaré

Publicado

em

Por

Nesta quarta-feira, dia 23, o prefeito Luiz Dalben (Cidadania), o deputado estadual Dirceu Dalben (PL) e vereadores de Sumaré se reuniram com representantes da CPFL Renováveis para impedir possíveis interrupções no abastecimento de água em Sumaré nos próximos dois meses. Isso porque a concessionária, que é responsável pela Barragem de Salto Grande, em Americana, iniciará procedimentos de rebaixamento do nível da água na represa, a fim de reduzir a quantidade de macrófitas no local (aguapés). A medida, no entanto, exige também a redução da vazão do Rio Atibaia, que é o principal manancial de abastecimento de Sumaré.

Ontem, o prefeito Luiz Dalben e o presidente da Câmara, vereador Willian Souza, foram procurados pela CPFL Renováveis para apresentação deste projeto de limpeza da Represa de Salto Grande. Diante da ameaça de problemas na captação de água no Rio Atibaia, prefeito e vereadores convocaram uma reunião ampliada na Câmara para esta manhã.

“O Rio Atibaia é o responsável pelo abastecimento de cerca de 70% da nossa população, que é de mais de 280 mil habitantes. Não podemos correr o risco de sofrer com a falta d’água, principalmente pelo momento de pandemia que estamos enfrentando. Além disso, estamos no período de estiagem, quando a captação de água já fica mais dificultada. Estamos cumprindo nosso dever de questionar a CPFL sobre as medidas previstas para evitar o desabastecimento em Sumaré e exigimos que a empresa protocole com urgência os projetos na Prefeitura, para análise e aprovação dos nossos técnicos”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

O deputado estadual Dirceu Dalben reiterou a preocupação do prefeito e dos vereadores. Ele integrou a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Barragem de Salto Grande na Alesp, que apurou as condições de segurança da barragem e também abordou a poluição da represa e o excesso de macrófitas.

“Entendemos a importância deste projeto de limpeza e revitalização da represa em Americana, defendemos este projeto, mas as medidas não podem causar prejuízos à população, principalmente no que diz respeito ao abastecimento de água. E não é apenas Sumaré que capta água no Rio Atibaia, mas várias cidades da região. Por isso, é importante que a CPFL tenha um plano de ação para evitar o desabastecimento e que este plano seja submetido sempre com antecedência aos Municípios e seus representantes para avaliação. O processo de despoluição da represa de Salto Grande é um trabalho que envolve várias cidades da Bacia PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e que depende principalmente do tratamento de esgoto. Por isso, entendemos que todas as medidas devem ser discutidas e tratadas coletivamente”, reforçou o deputado.

O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CPFL Energia, Rodolfo Sirol, e o gerente de Meio Ambiente da CPFL Renováveis, Daniel Daibert, que participaram da reunião, garantiram que Sumaré não sofrerá prejuízos no abastecimento de água, afirmando que a operação de rebaixamento do nível da represa contará com uma grande infraestrutura de bombas para que a captação no Rio Atibaia continue normalmente. Afirmaram ainda que, a qualquer momento, havendo necessidade, a empresa poderá suspender a operação. Também participaram da reunião representantes da BRK Ambiental.

Continue Lendo