Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré promove, por meio do Funssol e Secretarias Municipais, a 13ª Semana da Mulher

Publicado

em

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Sumaré, por meio do Fundo Social de Solidariedade e Secretarias Municipais, preparou a 13ª edição da Semana da Mulher. Esse ano, devido à necessidade de manter o isolamento social para evitar a disseminação da pandemia da Covid-19, a programação conta com atividades on-line que poderão ser acompanhadas nas páginas oficiais da Prefeitura de Sumaré (Facebook e Instagram). As ladies também podem conferir vídeos com dicas de diversos assuntos: beleza, moda, autoestima, cuidados da pele, entre outros, com depoimentos de mulheres dos vários segmentos da sociedade.

Para as mulheres do Programa da Melhor Idade, as atividades em vídeo serão encaminhadas via WhatsApp aos integrantes cadastrados. Os idosos também receberão orientações e dicas de maquiagem e cuidados com a pele. Na aula de decoração com material reciclado, as participantes aprenderão a confeccionar um lindo cachepô. Na culinária, as receitas desenvolvidas serão massa de pizza e macarrão de panela de pressão. Além disso, aulas de dança, fanfarra, ginástica, todas com a temática Mulher na Melhor Idade, prometem muita animação.

“Temos atividades que promovem a saúde, a autoestima e o bem-estar feminino. Tudo elaborado com muito carinho pela nossa equipe para que as mulheres possam participar no conforto e segurança de casa nesse período de pandemia que estamos passando. Uma forma de estarmos juntas mais esse ano. A programação é uma maneira de homenagear as mulheres que nos ajudam a construir uma sociedade melhor”, disse a presidente do Funssol, Mara Dalben.

As atividades da Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (SMIADS) neste ano acontecem por meio das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) junto às famílias referenciadas.

Já pela Secretaria Municipal de Saúde as atividades ocorrem na Rede de Atenção Primária e contam com palestras e coleta de Papanicolau, sempre seguindo os protocolos de segurança devido à pandemia da Covid-19. Além dos serviços ofertados diariamente e durante todo o ano, a Administração Municipal ampliou neste mês de março mais de 550 exames de saúde da mulher, colocando à disposição das sumareenses mais 200 mamografias, 120 ultrassonografias (transvaginal) e 240 citologias oncóticas (Papanicolau).

Publicidade

“Dia da Mulher é todo dia, por isso nossa gestão tem trabalhado por políticas públicas voltadas às sumareenses, como é a BEM (Base de Excelência da Mulher), que tem proporcionado atendimentos exclusivos às mulheres, que antes não existiam. Portanto, durante todo o mês de março, assim como todos os meses do ano, nossa dedicação é pelo protagonismo da mulher sumareense, pois são elas que cuidam da família, cumprem jornadas triplas de trabalho, tudo com muito amor e sabedoria. Essa programação especial da Semana da Mulher é uma homenagem para celebrar a cada dia a força feminina na sociedade”, completou o prefeito Luiz Dalben.

A Base de Excelência da Mulher (BEM) também vai disponibilizar vídeos educativos e sobre Métodos Contraceptivos envolvendo a saúde da mulher. Vale lembrar que a BEM realiza mais de 50 atendimentos diários, incluindo mamografias. O órgão, que completou 2 anos em novembro, foi idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e São Leopoldo Mandic e está localizado ao lado do Ambulatório de Especialidades, na região central. Oferece atendimento em várias especialidades, entre elas, ginecologia, mastologista, obstetra de alto risco, nutrição, diagnóstico de infertilidade, além de encaminhamentos para exames, como mamografia e assistência psicossocial.

Além dos atendimentos qualificados e especializados, ao longo desse período foram realizados 5.500 exames e procedimentos e mais de 4.500 mamografias. Poucos meses após a inauguração o espaço foi ampliado, ganhando mais cinco salas de atendimento e uma de ultrassonografia, possibilitando atender mais mulheres mensalmente. Também foram contratados mais profissionais para o corpo clínico.

A Semana da Mulher de Sumaré foi retomada em 2017, com ações de valorização e qualidade de vida da população feminina ao longo de todo o mês de março, promovendo momentos de cuidado e empoderamento das mulheres.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook