terça-feira, Maio 22

Prefeitura de Sumaré promove “Semana da Enfermagem” com palestras e ações de prevenção

Sumaré, 10 de maio de 2018

 

Com o objetivo de valorizar os profissionais de Enfermagem e qualificar ainda mais a Saúde de Sumaré, a Prefeitura promove nos próximos dias a “Semana da Enfermagem”, que contará com exposição, várias palestras gratuitas abertas a profissionais da área e ainda o “Circuito Saúde do Bem”, no dia 19, voltado à população. A programação foi elaborada em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro e ao Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, que acontecem nos dias 12 e 20 de maio, respectivamente.

A programação começa neste sábado, dia 12, com a exposição “Evolução da Enfermagem” na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Macarenko. Já a partir do dia 14, acontecem as palestras aos profissionais da saúde – todas no Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza, localizado na Avenida Brasil, nº 1.111.

Na segunda-feira, às 15h, haverá uma palestra sobre “Ética, Postura e Responsabilidades Legais”, ministrada pelo enfermeiro Marcelo da Silva Felipe, especialista em Saúde Mental. Já no dia 15, às 14h, o bate-papo será sobre “Responsabilidade civil do profissional – Direito do paciente”, com o bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, doutor Pedro Benedito Maciel Neto. Por fim, no dia 16, também às 14h, o tema será “A comunicação e construção da cultura e segurança do paciente”, com o enfermeiro Samuel Rodrigues de Paula.

“Esta é uma ótima oportunidade para que os profissionais da saúde da nossa cidade e região adquiram mais conhecimento, que vão não apenas enriquecer seus currículos, mas, principalmente, refletir num atendimento de mais qualidade aos nossos pacientes. Os temas das palestras foram definidos com esses objetivos: valorizar o colaborador e humanizar ainda mais o atendimento em saúde em Sumaré”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Já no sábado, dia 19, a programação será encerrada com atividades da Enfermagem voltadas para a população. O “Circuito Saúde do Bem” acontece na Praça Manoel de Vasconcellos, das 9h às 16h, com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações de prevenção à saúde (tabagismo, hipertensão, uso de medicamentos, entre outros) e atendimento psicológico.

A “Semana da Enfermagem” conta com o apoio da ISSRV (Instituto Social Saúde Resgate à Vida), Escola Arquimedes, ETEP, Liderança Escola Técnica de Ensino em Saúde e Camp Care.

 

SERVIÇO

DIA 12/05

Exposição “Evolução da Enfermagem”

Local: UPA Macarenko

 

DIA 14/5, às 15h

Palestra “Ética, Postura e Responsabilidades Legais”

Palestrante: Dr. Marcelo da Silva Felipe, graduado em Enfermagem, com especialização em Saúde Mental e Dependência Química; Psiquiatria.

Local: Anfiteatro de Nova Veneza

 

DIA 15/5, às 14h

Palestra: “Responsabilidade Civil do Profissional – Direito do Paciente”

Palestrante: Dr. Pedro Benedito Maciel Neto, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, com pós-graduação em Direito.

Local: Anfiteatro de Nova Veneza

 

DIA 16/5, às 14h

Palestra: “A Comunicação e a Construção da Cultura de Segurança do Paciente”

Palestrante: Samuel Rodrigues de Paula, graduado em Enfermagem, com especialização em Unidade de Terapia Intensiva e mestrado em Enfermagem Psiquiátrica.

Local: Anfiteatro de Nova Veneza

Na ocasião, o palestrante lançará o livro “O Trabalho na Vida do Usuário do CAPS”.

 

DIA 19/5, das 9h às 16h

Circuito Saúde do Bem

Local: Praça Manoel de Vasconcellos, Centro

Serviços à população: aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações de prevenção à saúde (tabagismo, hipertensão, uso de medicamentos, entre outros) e atendimento psicológico.