Nossa Cidade
Prefeitura de Sumaré realiza ação de combate à Dengue na região do Maria Antônia
A Prefeitura de Sumaré dá continuidade às ações de combate à Dengue em todo o Município. Nessa sexta (03) as equipes municipais da Secretaria de Saúde realizam o controle de criadouros com aplicação de inseticida com bomba costal, conhecido também como nebulização, na região do Maria Antônia. Trata-se de um trabalho intenso visando combater o mosquito Aedes egypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Esse bloqueio é muito importante para interromper a transmissão da doença. No entanto, é fundamental a população cuidar constantemente do quintal e eliminar possíveis criadouros para evitar que novas larvas do mosquito se desenvolvam.
Para o prefeito Luiz Dalben, todo cuidado é necessário. “Não podemos descuidar. Num momento em que também estamos atentos ao coronavírus, contamos ainda mais com o apoio dos munícipes, para que adotem as medidas necessárias para evitar a proliferação do Aedes. Temos que cuidar do nosso próprio quintal e também da nossa cidade”, comentou o Chefe do Executivo sumareense.
Os agentes de endemias verificam os quintais, aplicam larvicida (quando necessário) e retiram criadouros inservíveis. Enquanto uma equipe realiza a nebulização outra visita as casas do bairro. Os moradores contam também com orientações da equipe e panfletagem sobre os sintomas das arboviroses e medidas de controle do mosquito. A equipe realiza ainda o monitoramento de denúncias recebidas por meio do canal de atendimento 156.
Até o momento, Sumaré registrou 1.410 notificações de casos de dengue, sendo 628 casos positivos, 741 negativos e 41 aguardam o resultado. No ano passado foram 2.866 casos confirmados da doença.
COMBATE AO MOSQUITO
Para combater o mosquito do Aedes são necessárias algumas ações:
* Manter a caixa d’água sempre fechada e com tampa adequada
* Remover folhas, galhos e tudo o que impede a água de correr pelas calhas
* Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje
* Lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, tanques e recipientes utilizados para armazenar água, bem como encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas
* Trocar a água e lavar os vasos, principalmente por dentro (com escova, água e sabão), pelo menos uma vez por semana
* Garrafas precisam ser guardadas sempre de boca para baixo
* Descartar corretamente o lixo, inclusive os pneus inservíveis
* Não jogar lixo em terrenos baldio.