Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré realiza audiência pública para expor dados do Plano Municipal de Redução de Riscos

Publicado

em

Na próxima quarta-feira, dia 24 de setembro, a Prefeitura de Sumaré e a empresa Engefoto Engenharia e Aerolevantamentos S/A realizam uma audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Redução de Riscos, que vem sendo elaborado desde o começo deste ano. O encontro está marcado para às 17 horas, no anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza. A ideia da audiência é apresentar o trabalho e promover a discussão sobre o assunto junto à sociedade civil. O evento é aberto à população.

O Plano Municipal de Redução de Riscos contém uma nova base cartográfica digital em três dimensões (3D) de toda a Zona Urbana da cidade (feita a partir de fotografias aéreas de alta resolução e escaneamento de solo a laser), um SIG (Sistema de Informações Geográficas) das áreas urbanas ocupadas irregularmente e um levantamento  socioeconômico das famílias destas ocupações.
O estudo é fruto de convênio entre a Prefeitura de Sumaré, Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades, por meio do Programa de Urbanização, Regularização e Interação de Assentamentos Precários – Ação de Apoio à Prevenção e Erradicação de Riscos em Assentamentos Precários.

Segundo a secretária municipal de Habitação de Sumaré, Geralda Magalhães, “o Plano Municipal de Redução de Riscos identificou 66 áreas que apresentam riscos aos moradores, sendo que a maior parte dos assentamentos está localizada na região do Matão”. “Além disso, foi feito o cadastro socioeconômico de 4.974 famílias”, disse.
Durante a audiência pública, as pessoas presentes poderão acompanhar mais detalhes do estudo, que é composto por uma carta georreferenciada contendo as áreas dos assentamentos e seus respectivos setores de risco, classificados de acordo com o grau de riscos e hierarquizados. Recentemente, servidores das secretarias de Habitação, Meio Ambiente, Obras, Planejamento e Defesa Civil receberam orientações da Engefoto para que saibam manusear o software ArcGIS. A partir do programa, as secretarias
envolvidas poderão acessar um banco de dados completo, com todas as informações técnicas e socioeconômicas, além de projetar possíveis intervenções nas áreas mapeadas.

:: Serviço ::
Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Redução de Riscos Data: quinta-feira, 24/09
Horário: 17 horas
Local: Anfiteatro do Centro Administrativo de Nova Veneza
Endereço: Avenida Brasil, nº 1.111, Nova Veneza

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook