Sumaré, 28 de setembro de 2017.
Começou quinta-feira, dia 28, a série de três dias de treinamento de TRD (Testagem Rápida Diagnóstica) para sífilis, hepatite e HIV, voltado aos enfermeiros e auxiliares de enfermagem que atuam nas unidades da Rede de Atenção Básica à Saúde da Prefeitura de Sumaré. O treinamento é promovido pelo Cresser (Centro de Referência em Saúde Sexual Reprodutiva) da Secretaria Municipal de Saúde. O curso prossegue nos dias 5 e 11 de outubro.
O treinamento faz parte de um programa nacional contra as DSTs. O curso será ministrado por capacitadores formados pelo Estado de São Paulo, e também será ofertado para 20 enfermeiros de Hortolândia, município parceiro da Prefeitura de Sumaré.
Os participantes passarão por uma parte teórica que, entre outros assuntos, vai abordar as explicações detalhadas das doenças e as questões de acolhimento e acompanhamento do paciente, e por uma etapa prática, com ensinamentos sobre as técnicas e maneiras corretas de realizar o teste rápido para diagnosticar a doença.
“Só pode realizar o teste rápido quem é capacitado, por isso nossa necessidade de treinar nossos enfermeiros e ofertar uma maior oportunidade dos suspeitos fazerem o teste. Nosso principal objetivo é o diagnóstico precoce das doenças”, explicou o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Vicente.
“Precisamos capacitar nossos servidores, a fim de contribuir para a prevenção dessas doenças ou então na identificação rápida, agilizando o tratamento e cuidando da saúde da população”, disse o prefeito Luiz Dalben.
