Prefeitura de Sumaré realiza dedetização em bueiros e galerias na região do Maria Antônia

A Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Vigilância em Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a dedetização nas tubulações de esgoto e galerias de águas pluviais da cidade. A nebulização visa controlar animais peçonhentos, em especial, baratas e escorpiões. A ação teve início no último dia 11, na região do Maria Antônia, e segue durante todo o mês pelos bairros. De acordo com a Vigilância, a dedetização será realizada em todas as regiões do Município. O trabalho da equipe dura, em média, 30 dias em cada região, podendo estender o prazo, em casos de períodos chuvosos. Durante a nebulização é importante que os moradores mantenham os ralos de pias e tanques bem fechados, pois é a principal via de acesso das galerias de esgoto aos imóveis.  “Pedimos a colaboração da população para que mantenha os quintais limpos, e evite jogar lixo, entulho e restos de comida em terrenos baldios”, alerta o prefeito Luiz Dalben.

Para evitar a proliferação de animais peçonhentos é importante que os moradores não acumulem lixos, entulhos ou restos de materiais de construção em seu quintal, na calçada, terrenos ou áreas públicas. Também é fundamental manter o quintal e calçadas sem mato e a grama aparada, conservar os jardins limpos, sem acúmulos de folhas. O lixo doméstico deve ser acondicionado em recipientes fechados. Já os proprietários de terrenos baldios, têm que providenciar a limpeza e corte do mato constantemente. 

Lembrando que em Sumaré, algumas Unidades de saúde funcionam 24h: UPA Macarenko, na Rua Vinicius de Moraes, 380, Jardim Macarenko; UPA Matão, localizada na Avenida Emílio Bosco, 1.620, Jardim Santa Clara; e PA Nações, que fica na Rua Aldo de Oliveira Muller, 417, no Parque das Nações. Já no PA Maria Antônia (Rua Isabel Luna Tavares, nº 631, Jardim Maria Antônia) o horário de funcionamento é das 7h às 19h; e no CIS Nova Veneza (Rua Paraíba, nº 211, Nova Veneza) o atendimento é feito das 7h às 22h.

Como agir

A dica é que a população mantenha fechados os ralos da casa e que abra apenas para limpeza, ou seja, que fiquem abertos enquanto estiverem em uso. Também é primordial vedar frestas nos muros, paredes e pisos, rodapés e soleiras de portas, aberturas de forros e pontos de energia e telefone. Criar o hábito de examinar roupas e calçados antes de usá-los, utilizando, de preferência, luvas grossas. Manter camas, sofás e berços afastados da parede, bem como manter lençóis, cobertores e cortinas sem contato direto com o chão são dicas importantes. A orientação é usar luvas grossas e botas para manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou outros locais que possam servir de abrigo a escorpiões. E indispensável mostrar fotos de escorpiões às crianças e ensiná-las que existem animaizinhos que precisamos manter distância.

Em caso de picada de escorpião, a orientação é para que o cidadão procure uma das unidades de saúde ou acione o SAMU pelo 192. A equipe médica prestará os primeiros socorros, avaliará a situação do paciente e, sendo necessário, fará o encaminhamento ao Hospital Estadual de Sumaré (HES), unidade de referência do município para o soro antiescorpiônico. Vale lembrar que há casos em que não há necessidade de aplicação do soro.