Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Sumaré realiza dedetização em bueiros e galerias na região do Matão

Publicado

em

A Prefeitura de Sumaré, por intermédio da Vigilância em Zoonoses da Secretaria de Saúde, retomou os trabalhos de dedetização nas tubulações de esgoto e galerias de águas pluviais da cidade.

A nebulização visa controlar animais peçonhentos, em especial, baratas e escorpiões. A ação nesta semana acontece na região do Matão. De acordo com o órgão municipal, a dedetização já foi realizada no Maria Antonia e acontecerá em todas as regiões do Município. Durante a nebulização é importante que os moradores mantenham os ralos de pias e tanques bem fechados, pois é a principal via de acesso das galerias de esgoto aos imóveis. “Pedimos a colaboração da população para que mantenha os quintais limpos, e evite jogar lixo, entulhos e restos de comida em terrenos baldios, pois dessa forma a dedetização será mais eficaz”, alerta o prefeito Luiz Dalben.

Para evitar a proliferação de animais peçonhentos é importante que os moradores não acumulem lixos, entulhos ou restos de materiais de construção em seu quintal, na calçada, terrenos ou áreas públicas. Também é fundamental manter a grama aparada e o quintal e calçadas sem mato, e conservar os jardins limpos, sem acúmulos de folhas.

O lixo doméstico deve ser acondicionado em recipientes fechados. Já os proprietários de terrenos baldios têm que providenciar a limpeza e corte do mato constantemente. 

Lembrando que em Sumaré algumas Unidades de saúde funcionam 24h: UPA Macarenko, na Rua Vinicius de Moraes, 380, Jardim Macarenko; UPA Matão, localizada na Avenida Emílio Bosco, 1.620, Jardim Santa Clara; e PA Nações, que fica na Rua Aldo de Oliveira Muller, 417, no Parque das Nações. Já no PA Maria Antônia (Rua Isabel Luna Tavares, nº 631, Jardim Maria Antônia) o horário de funcionamento é das 7h às 19h; e no CIS Nova Veneza (Rua Paraíba, nº 211, Nova Veneza) o atendimento é feito das 7h às 22h.

Publicidade

Como agir

A dica é que a população mantenha fechados os ralos da casa e que abra apenas para limpeza, ou seja, que fiquem abertos enquanto estiverem em uso. Também é primordial vedar frestas nos muros, paredes e pisos, rodapés e soleiras de portas, aberturas de forros e pontos de energia e telefone.

É necessário criar o hábito de examinar roupas e calçados antes de usá-los, bem como manter camas, sofás e berços afastados da parede, e os lençóis, cobertores e cortinas sem contato direto com o chão. Da mesma forma, se faz necessário usar luvas grossas e botas para manusear materiais de construção na limpeza de jardins ou outros locais que possam servir de abrigo a escorpiões. Outra orientação importante é mostrar fotos de escorpiões às crianças e ensiná-las que existem animaizinhos que precisam manter distância.

Em caso de picada de escorpião o cidadão deve procurar uma das unidades de saúde ou acionar o SAMU pelo 192. A equipe médica prestará os primeiros socorros, avaliará a situação do paciente e, sendo necessário, fará o encaminhamento ao Hospital Estadual de Sumaré (HES), unidade de referência do município para o soro antiescorpiônico. Vale lembrar que há casos em que não há necessidade de aplicação do soro.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook