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Prefeitura de Sumaré realiza obras e manutenção nos quatro cantos da cidade

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A Prefeitura de Sumaré segue nesta quinta (07) com diversos serviços pelos quatro cantos da cidade. São obras e manutenção em geral executadas pelas equipes municipais.

Além das estradas rurais danificadas pelas ações das chuvas, entre elas a de acesso ao São Bento, pelo Jardim Macarenko, o cronograma de trabalho ocorre em todas as regiões e vai de operação tapa buraco, retirada de entulhos e cata-treco a roçagem e capinação em viadutos, avenidas, praças e prédios públicos, e limpeza de bocas-de-lobo e bueiros, entre outros.

Também continua a reforma da Escola Municipal do Parque Regina – localizada na região do Matão – com a colocação de piso, cobertura e plantio de grama.

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Procon de Sumaré cria ferramenta virtual para atendimento à população

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Para agilizar e facilitar o atendimento à população, principalmente durante a fase vermelha decretada pelo governo estadual, o Procon de Sumaré criou uma ferramenta virtual. No site (https://bit.ly/procon_reclamacao) o consumidor poderá registrar a manifestação. A intenção é garantir os serviços e evitar aglomerações. Nesse período, o órgão fará atendimento presencial dos casos emergenciais, como, por exemplo, idosos e moradores que têm dificuldades de acessar a internet, seguindo horário de agendamento e todos os protocolos de segurança, devido às ações de enfrentamento ao coronavírus.

Para registrar a reclamação, o consumidor deve acessar o site com os dados pessoais e as informações da empresa reclamada. Também é necessário anexar os documentos. Após isso, é só aguardar a resposta. “Essa ferramenta é importante porque além de facilitar para a população, que poderá fazer seu manifesto sem sair de casa, também será de grande valia em questão de estatísticas e controle interno, ou seja, saberemos se o acesso do munícipe foi por whatsapp, Facebook, site e etc”, explicou o secretário Municipal de Controle Interno e Transparência, Jesuel Pereira.

O Procon de Sumaré fica na Rua Antonio Pereira de Camargo, nº 300, Centro. Mais informações pelo fone 3873.1071.

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Prefeitura de Sumaré promove, por meio do Funssol e Secretarias Municipais, a 13ª Semana da Mulher

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Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Sumaré, por meio do Fundo Social de Solidariedade e Secretarias Municipais, preparou a 13ª edição da Semana da Mulher. Esse ano, devido à necessidade de manter o isolamento social para evitar a disseminação da pandemia da Covid-19, a programação conta com atividades on-line que poderão ser acompanhadas nas páginas oficiais da Prefeitura de Sumaré (Facebook e Instagram). As ladies também podem conferir vídeos com dicas de diversos assuntos: beleza, moda, autoestima, cuidados da pele, entre outros, com depoimentos de mulheres dos vários segmentos da sociedade.

Para as mulheres do Programa da Melhor Idade, as atividades em vídeo serão encaminhadas via WhatsApp aos integrantes cadastrados. Os idosos também receberão orientações e dicas de maquiagem e cuidados com a pele. Na aula de decoração com material reciclado, as participantes aprenderão a confeccionar um lindo cachepô. Na culinária, as receitas desenvolvidas serão massa de pizza e macarrão de panela de pressão. Além disso, aulas de dança, fanfarra, ginástica, todas com a temática Mulher na Melhor Idade, prometem muita animação.

“Temos atividades que promovem a saúde, a autoestima e o bem-estar feminino. Tudo elaborado com muito carinho pela nossa equipe para que as mulheres possam participar no conforto e segurança de casa nesse período de pandemia que estamos passando. Uma forma de estarmos juntas mais esse ano. A programação é uma maneira de homenagear as mulheres que nos ajudam a construir uma sociedade melhor”, disse a presidente do Funssol, Mara Dalben.

As atividades da Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (SMIADS) neste ano acontecem por meio das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) junto às famílias referenciadas.

Já pela Secretaria Municipal de Saúde as atividades ocorrem na Rede de Atenção Primária e contam com palestras e coleta de Papanicolau, sempre seguindo os protocolos de segurança devido à pandemia da Covid-19. Além dos serviços ofertados diariamente e durante todo o ano, a Administração Municipal ampliou neste mês de março mais de 550 exames de saúde da mulher, colocando à disposição das sumareenses mais 200 mamografias, 120 ultrassonografias (transvaginal) e 240 citologias oncóticas (Papanicolau).

“Dia da Mulher é todo dia, por isso nossa gestão tem trabalhado por políticas públicas voltadas às sumareenses, como é a BEM (Base de Excelência da Mulher), que tem proporcionado atendimentos exclusivos às mulheres, que antes não existiam. Portanto, durante todo o mês de março, assim como todos os meses do ano, nossa dedicação é pelo protagonismo da mulher sumareense, pois são elas que cuidam da família, cumprem jornadas triplas de trabalho, tudo com muito amor e sabedoria. Essa programação especial da Semana da Mulher é uma homenagem para celebrar a cada dia a força feminina na sociedade”, completou o prefeito Luiz Dalben.

A Base de Excelência da Mulher (BEM) também vai disponibilizar vídeos educativos e sobre Métodos Contraceptivos envolvendo a saúde da mulher. Vale lembrar que a BEM realiza mais de 50 atendimentos diários, incluindo mamografias. O órgão, que completou 2 anos em novembro, foi idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e São Leopoldo Mandic e está localizado ao lado do Ambulatório de Especialidades, na região central. Oferece atendimento em várias especialidades, entre elas, ginecologia, mastologista, obstetra de alto risco, nutrição, diagnóstico de infertilidade, além de encaminhamentos para exames, como mamografia e assistência psicossocial.

Além dos atendimentos qualificados e especializados, ao longo desse período foram realizados 5.500 exames e procedimentos e mais de 4.500 mamografias. Poucos meses após a inauguração o espaço foi ampliado, ganhando mais cinco salas de atendimento e uma de ultrassonografia, possibilitando atender mais mulheres mensalmente. Também foram contratados mais profissionais para o corpo clínico.

A Semana da Mulher de Sumaré foi retomada em 2017, com ações de valorização e qualidade de vida da população feminina ao longo de todo o mês de março, promovendo momentos de cuidado e empoderamento das mulheres.

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Vila Soma, em Sumaré, recebe apoio da CPFL Paulista e ganha regularização gratuita de energia para mais de 2,7 mil famílias

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A CPFL Paulista investirá mais de R$ 12 milhões na regularização gratuita de ligações clandestinas de energia para 2.784 famílias que vivem na Vila Soma, em Sumaré, sendo R$6,9 milhões em ações de Eficiência Energética e R$ 5,2 milhões em obras no local. O bairro, que ocupa uma área de 1 milhão de m², terá a instalação de rede de distribuição em suas 32 ruas. Isso beneficiará uma população de cerca de 10 mil pessoas que vivem atualmente no local – ocupado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) – e outros 70 estabelecimentos comerciais, na região central da cidade. 

Essa será a maior ação de regularização de ligações clandestinas já realizada pelo grupo CPFL Energia, que atende 9,8 milhões de clientes em 687 cidades nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Além de implementar a rede de distribuição do local, por meio do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a companhia doará os padrões de entradas aos clientes e ainda realizará outras ações como a substituição de 11.136 lâmpadas convencionais por tecnologia LED, mais econômicas e duradouras.

“Mesmo neste período de pandemia, continuamos os trabalhos junto à Vila Soma, pois acreditamos que esse é um projeto de extrema relevância para a cidade de Sumaré e que trará grandes benefícios para a comunidade. A iniciativa só foi possível graças à soma de esforços realizados pela empresa, em parceria com os órgãos públicos e lideranças comunitárias”, diz Roberto Sartori, presidente da CPFL Paulista. O projeto terá início ainda em fevereiro de 2021 e a previsão de finalização é o segundo semestre.

Números da obra: 

. Postes: 526 unidades
. Rede Primária (média tensão): 8 km
. Rede secundária (baixa tensão): 18km
. Transformadores: 62 unidades
. Substituição de 11.136 lâmpadas convencionais por tecnologia LED
. Instalação de rede de distribuição em suas 32 ruas

Ação social. Além da gratuidade nos padrões de entrada de energia, a CPFL Paulista fará um acompanhamento para que todos os moradores da Vila Soma, que atendam aos critérios, sejam cadastrados junto à Tarifa Social. O benefício, oferecido a famílias de baixa renda, é aplicado de forma cumulativa para faixas de consumo que vão de 0 kWh a 220 kWh. A tarifa terá um desconto de 65% para os primeiros 30 kWh consumidos no mês. Para o consumo de 31 a 100 kWh/mês, o desconto será de 40%. Finalmente, a parcela de consumo entre 101 e 220 kWh no mês terá 10% de desconto. Isso significa que, se o beneficiário da Tarifa Social tem um consumo mensal de 50 kWh, ele receberá um desconto de 65% sobre os primeiros 30 kWh e de 40% sobre os outros 20 kWh.

Nos primeiros seis meses após a regularização do sistema de energia elétrica, todos os clientes do local serão tarifados apenas até o limite de 100 kWh. Os moradores que excederam esse valor não serão cobrados durante esse período de transição, para que se adaptem ao novo sistema de fornecimento de energia. 

“Além de trazer mais segurança para toda a população com a eliminação das ligações clandestinas, esse investimento proporcionará mudanças importantes nos hábitos de consumo de energia dos moradores da Vila Soma. Também vamos oferecer acompanhamento nos primeiros seis meses, orientando sobre a nova realidade de consumo das famílias beneficiadas”, afirma Felipe Henrique Zaia, gerente de Eficiência Energética do Grupo CPFL.

Combate aos “gatos”. Em 2020, a CPFL Paulista superou o número de fraudes e furtos de energia (“gatos”) encontrados em 2019 em Sumaré. No ano passado, a companhia detectou 756 ocorrências na cidade, 32,8% a mais que as 596 encontradas no ano anterior. Já em relação à recuperação de energia, o valor mais que triplicou. Foram 4,2 GWh em 2019 contra 11,6 GWh recuperados em 2020. Com essa energia seria possível abastecer 78 mil residências durante um mês.  

Clientes da CPFL Paulista podem contribuir para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected]

Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.

As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a ANEEL reconhece a ação como uma “perda comercial”, e este valor é revertido à empresa. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.

Segurança da população. Por meio da campanha Guardião da Vida, a CPFL Paulista prioriza a segurança com a população e traz dicas de conscientização constantemente para evitar acidentes com a rede elétrica. Entre os assuntos, estão os perigos das ligações clandestinas e de brincadeiras com pipas próximo às subestações e às redes elétricas. A CPFL reforça que as pessoas nunca busquem as pipas caídas em locais com equipamentos de energia, que podem causar acidentes e até morte. Confira essa e outras dicas em: https://guardiaodavida.com.br/.​

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